conecte-se conosco


Cidades

Construção do Plano Municipal de Drenagem de Cachoeiro será debatida em seminários virtuais entre os dias 9 e 11 de agosto

Publicados

em

Plano norteará as ações e investimentos na área de drenagem pelos próximos 20 anos - Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e a Universidade Federal do Espírito Santo realizarão, entre os dias 9 e 11 de agosto, seminários virtuais, como parte das atividades de elaboração do Plano Municipal de Drenagem Manejo de Águas Pluviais Urbanas (PMD).

Os encontros acontecerão na plataforma Zoom e os links para participação estão disponíveis no endereço bit.ly/seminariocachoeiro. Todos os moradores do município estão convidados para participar, e poderão interagir, ao vivo, durante as transmissões – confira abaixo o cronograma dos seminários.

O principal objetivo da ação, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro, é promover um espaço de escuta e sistematização das contribuições da comunidade para a elaboração dos diagnósticos técnicos, de modo a complementar as informações do ponto de vista dos moradores que conhecem as reais demandas na política de saneamento do município.

“Um dos fatores mais importantes que determinam o sucesso e a eficiência da construção de um plano municipal é a participação popular. Queremos ouvir as demandas sociais, principalmente, daqueles que residem em áreas que sofrem com inundações e alagamentos”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.

Sobre o PMD

O Plano Municipal de Drenagem Manejo de Águas Pluviais Urbanas tem por objetivo auxiliar o município de Cachoeiro de Itapemirim a planejar suas ações de micro e macrodrenagem, de forma a evitar problemas futuros com alagamentos e enchentes.

Durante a elaboração do plano, que está a cargo do  Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), serão propostos diversos eventos de mobilização social, para escuta ativa da população e dos setores envolvidos com o saneamento básico municipal.

O desenvolvimento do PMD partirá de um diagnóstico da situação da drenagem do município, etapa seguida pela confecção de cenários e pela proposição de programa, projetos e ações para melhorias do serviço.

Para facilitar o acesso aos documentos gerados em cada etapa do PMD, a Semma os disponibiliza em sua página no site www.cachoeiro.es.gov.br.

Cronograma dos encontros virtuais

9 de agosto (terça-feira) – Construção Coletiva dos Pontos e Trechos que Sofrem com Inundações e Alagamentos. Horário: 19h às 21h.

10 de agosto (quarta-feira) – Percepção Popular Sobre o Comprometimento do Sistema de Drenagem Urbana Devido à Expansão Urbana e Uso do Solo. Horário: 19h às 21h.

11 de agosto (quinta-feira) – Aspirações e Anseios Populares Quanto à Solução dos Problemas de Inundação, Alagamento e Uso e Ocupação do Território. Horário: 19h às 21h.

Comentários Facebook

Cidades

Barra do Sahy recebe a primeira edição do festival “Aracruz Sabores”; confira a programação

Publicados

em

Por

Fotos: Divulgação

Rica em sabores e tradição, a culinária aracruzense é a atração principal do festival “Aracruz Sabores”, que acontece de 11 a 14, na Barra do Sahy. A programação do evento ainda conta com circuito de cerveja artesanal, música boa, aulas-show com chefs renomados, artesanato e delícias da agroindústria.

O evento é o encerramento oficial da programação do Festival de Inverno, que teve início no mês de julho, e tem atraído milhares de pessoas em muitas localidades do município. O “Aracruz Sabores”  é realizado pelo Instituto Panela de Barro e conta com apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), Aderes e Sebrae.

“São quatro dias de evento, onde vamos reunir o que há de melhor na culinária aracruzense e, também, muitos outros atrativos. Com isso, o Festival será um grande potencializador da economia local e para os setores como o turismo de negócios”, disse Paulo Neres, secretário da Semtur.

Uma das atrações principais são as presenças dos renomados chefs Alessandro Eller e Jimmy Ogro, do programa televisivo “Mais Você”. Além deles, a programação conta com a presença de outros chefs, restaurantes, expositores e cervejarias

“Nosso município tem um grande potencial turístico e o Festival Aracruz Sabores vem para consolidar nossas raízes e valores, que nos fazem do município um lugar único. É uma ação que vai beneficiar a todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico. Quando apoiamos um setor que gera empregos e renda, promovemos desenvolvimento econômico e social, além de estimularmos a cidade”, destacou o prefeito Dr. Coutinho.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana