conecte-se conosco

Grande Vitória

Coronavírus: bares notificados por aglomeração e consumo presencial durante operação em Vitória

Publicado

 

.

No primeiro final de semana após as novas regras para estabelecimentos comerciais na capital neste período de isolamento social, a equipe de fiscalização integrada da Prefeitura de Vitória vistoriou o funcionamento noturno de bares em 11 bairros, encontrando apenas duas irregularidades.

Dois bares estavam com aglomeração de pessoas e consumo presencial, o que é proibido por decreto, e foram notificados para paralisar as atividades até a regularização. Um deles, na região conhecida como Rua da Lama, em Jardim da Penha, foi vistoriado no último sábado (25) e acatou o pedido de paralisação em uma hora até a dispersão das pessoas que faziam consumo nas mesas nas calçadas.

O município recebeu denúncias de reincidência na noite do último domingo (26). A equipe retornou ao local e constatou consumo presencial. Nas duas vezes, o comerciante atendeu ao pedido da fiscalização, regularizando de imediato a situação.

Outro bar, em Jardim Camburi, foi notificado na noite do último sábado (25) por funcionamento irregular com consumo presencial. Após a abordagem dos fiscais, o empreendedor foi orientado a funcionar corretamente.

“Os bares só podem ter funcionamento noturno no fim de semana se for para entrega (delivery) ou retirada no balcão (take away). Nossa equipe está atenta e tem abordado os comerciantes para conscientizar, neste momento de pandemia, sobre a importância do respeito às regras de funcionamento, de uso de máscara por todos e de disponibilização de álcool em gel”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passo.

Vistorias

No fim de semana, a equipe vistoriou a abertura de estabelecimentos comerciais no Centro, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Redenção, Nova Palestina, Santo Antônio, Resistência, Ilha das Caieiras, São Pedro, Segurança do Lar e Mata da Praia.

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Servidores da Educação farão teste de Covid-19 neste sábado 

Publicado


Mesmo com as aulas interrompidas desde março, devido à pandemia da Covid-19, todos os servidores da Educação da rede municipal de ensino de Cariacica serão testados em relação à doença. Os testes acontecerão neste sábado, dia 5, em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Trata-se de um censo dos profissionais da Educação para verificar a imunidade dos servidores, através do teste de IgG (testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos em amostra de sangue do paciente). “O exame é feito através de pulsão venosa (procedimento de extração de sangue da veia do paciente). Assim, vamos verificar se os servidores da Educação têm imunidade contra a Covid-19”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Lesliane de Amorim.

No total, 3.900 servidores serão testados. Os testes serão realizados na sede da Seme, que fica localizada na Rua da Lage, 13, em Itaquari, das 8h às 17h. Para participar, basta que os servidores da Educação se dirijam até o local.

Para o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, além de demonstrar preocupação com seus servidores, o teste significa uma organização administrativa. “Sabendo quem já teve a doença, poderemos fazer o mapeamento para o quadro de servidores para o ano de 2021”, destaca.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica lembra que esta será a primeira etapa do censo. “A segunda etapa será realizada, provavelmente, em fevereiro de 2021, nos alunos da rede municipal de ensino”.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana