conecte-se conosco

Cidades

Coronavírus: Cachoeiro recebe nova fase de inquérito sorológico

Publicado

Foram disponibilizados 660 testes rápidos para primeiros dias da ação. Foto: Márcia Leal/PMCI

 

.

Cachoeiro de Itapemirim é um dos municípios que participará da nova fase do inquérito sorológico para identificar pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Espírito Santo.

De segunda (27) a quarta-feira (29), das 8h às 16h, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) farão testes rápidos em moradores de 13 regiões.

A partir dessa testagem de uma amostra da população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizadora da pesquisa, consegue fazer uma projeção do número de pessoas que já tiveram contato com o vírus.

Para esta primeira etapa em Cachoeiro, foram disponibilizados 660 testes. As equipes da Semus visitarão os seguintes bairros e distritos, definidos pela Sesa: União, Aquidaban, Nossa Senhora da Penha, Zumbi, São Luiz Gonzaga, Coramara, Valão, Recanto, Gilson Carone, Amaral, Itaoca, Conduru e Soturno.

Para aplicação do inquérito, os profissionais, devidamente equipados, realizarão sorteio para a escolha da casa e do morador que fará o teste e responderá a um questionário, com perguntas sobre sintomas – como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respiração – e doenças crônicas.

Caso o morador selecionado teste positivo, os profissionais farão o encaminhamento necessário do paciente de acordo com sua situação clínica: se estiver assintomático, orientação de isolamento domiciliar; se apresentar sintomas, recomendação para que procure o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) ou alguma Unidade Básica de Saúde, em casos mais simples. Além disso, os demais moradores do imóvel serão testados.

“Na primeira fase do inquérito sorológico no município, que aconteceu em quatro etapas, entre maio e junho deste ano, foram realizados 1.600 testes. Agora, em parceria com a Sesa, daremos continuidade a essa pesquisa, que é uma ferramenta importante para as ações de controle da Covid-19 em Cachoeiro”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Rua do Gilson Carone será interditada para obras

Publicado


.

A rua Djalma Manoel da Silva, no bairro Gilson Carone, será interditada por 10 dias, a partir de segunda-feira (27), para realização de obras de drenagem. Nesse período, condutores e ônibus do transporte coletivo usarão rotas alternativas, acessando ruas adjacentes.

De acordo com a Secretaria de Obras de Cachoeiro, depois dos serviços de implantação das manilhas, necessários para melhorar o escoamento da água da chuva naquela área, a via será pavimentada.

Executada por empresa contratada, a obra faz parte de um conjunto de melhorias no bairro, que também inclui serviços de contenção, drenagem e pavimentação nas ruas José Olímpio Gomes, Justino Francisco dos Santos, Francisco Rodrigues Almago, Geraldo Ambrósio “B” e Projetada. O investimento da Prefeitura nessas intervenções é superior a R$ 1 milhão.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana