conecte-se conosco

Grande Vitória

Coronavírus: medidas tomadas pelo município ajudam a manter estável o número de óbitos

Publicado


.

O município de Cariacica saiu do risco alto de transmissão da Covid- 19 no final do mês de julho e, atualmente, se encontra em risco moderado. Para que este fato ocorresse, foi verificada a diminuição do número de casos notificados de munícipes, bem como redução no número de óbitos.

Diversas ações e esforços têm sido desenvolvidos pelo município para esta redução, como ações educativas para manter o isolamento social, oferta de testagem em todas as 28 unidades básicas de saúde (teste rápido) do município e nos 3 Prontos Atendimentos (teste rápido e RT-PCR), bem como ações de fiscalização integradas com Vigilância Sanitária e outras secretarias municipais. Tudo com o objetivo de orientar os moradores sobre a importância de se manter em isolamento, para assim, evitar a propagação do coronavírus.

A Vigilância Epidemiológica do município monitora, diariamente, os casos suspeitos notificados no sistema ESUSVS desde o inicio da pandemia. Até o momento, já foram 28.101 casos notificados. Destes, 10.321 casos confirmados e 8596 munícipes já curados da doença (como pode ser conferido no Painel Covid municipal e estadual).

No site da prefeitura  (www.cariacica.es.gov.br), basta clicar em um banner, que o internauta é direcionado para a plataforma. De forma simples e objetiva, estão disponíveis dados como total de casos confirmados, número de  óbitos, de pessoas curadas e o grau de letalidade (que é a proporção entre o número de mortes e o número total de doentes de Covid-19), por exemplo. O serviço é atualizado diariamente.

Em relação aos óbitos, a média móvel monitorada por semana epidemiológica evidenciou um pico de ocorrência entre as semanas 20 a 25 (10/05 a 20/06). Da semana 26 (21/06) em diante, houve uma relativa estabilização no número de ocorrências de óbitos com redução na curva de registros a partir da semana 30 (19/07)
.
Todas as notificações são investigadas e monitoradas pela Vigilância Epidemiológica, juntamente ao serviço de atenção básica municipal, acompanhando os pacientes desde a suspeita, confirmação ou descarte da doença, dando prosseguimento no monitoramento dos casos confirmados até a cura ou óbito

O município também promove uma ação permanente de conscientização em seus canais de comunicação, além de afixar cartazes e fazer a distribuição de material orientativo, com a ajuda de carro de som, nessa conscientização.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está empenhada em monitorar o munícipe desde o momento em que ele busca por atendimento em nossos serviços e durante o desenvolvimento da doença.

Para que os indicadores de novos casos, principalmente os de óbitos, não aumentem no município, é muito importante a colaboração da sociedade, onde cada um deve fazer a sua parte. O isolamento social é a melhor alternativa para evitar a contaminação e a propagação do coronavírus.

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Coronavírus: não é hora de relaxar em relação aos cuidados e à prevenção

Publicado


.

Há pouco mais de seis meses, a Covid-19 passou a fazer parte do nosso dia a dia e fez com que mudássemos nossos hábitos, principalmente, os que estão relacionados à higiene. Lavar as mãos com frequência, higienizar com álcool gel, manter o distanciamento social e usar máscara ao sair de casa são essenciais para evitar o contágio pelo vírus, que já causou a morte de mais de 800 mil pessoas e contaminou quase 24 milhões no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
E, após tanto tempo com o coronavírus presente entre nós, muitas pessoas acabam relaxando nos cuidados, o que não é recomendável. O vírus continua circulando por aí e a prevenção é a única arma disponível nessa batalha, enquanto uma vacina não é aprovada.
Vale lembrar que, caso a pessoa apresente os sintomas compatíveis com a Covid-19, que são febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, é preciso evitar contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos.
A orientação é procurar atendimento médico imediatamente. Todas as 28 unidades básicas de saúde (UBS) do município estão preparadas para atender a qualquer cidadão que busca atendimento, inclusive com coronavírus.  Nessas unidades, os pacientes identificados com suspeita de doença respiratória, recebem uma máscara e são direcionados como prioridade no atendimento.  Caso necessário, são encaminhados ao Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage.

Em Cariacica, a população conta, também, com a Central de Atendimento Municipal sobre Coronavírus, instituída pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O serviço telefônico conta com três linhas e informa sobre recomendações e cuidados de prevenção ao novo vírus, e também tira dúvidas a repeito de sintomas da doença, em quais situações se deve procurar atendimento médico, assim como endereços das unidades de saúde e Prontos Atendimentos, entre outras questões. O telefone é 3354-5635 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Atenção: o serviço de tira-dúvidas não substitui uma consulta médica. Quem apresentar sintomas como febre acima de 37.7º e dificuldade para respirar, deve buscar atendimento na unidade básica de saúde mais próxima.

 Para evitar a contaminação e propagação do coronavírus, faça o seguinte:

· Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
· Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
· Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
· Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
· Fique em casa se você se sentir indisposto.
· Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar
· Mantenha distância mínima de 1,5 metro a 2 metros entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos.
· Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência.
· Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
· Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
· Evite circulação desnecessária nas ruas, shoppings, comércio em geral.
· Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana