conecte-se conosco

Grande Vitória

Coronavírus: PA de São Pedro vai ganhar 20 novos leitos de campanha

Publicado


.

O Pronto-Atendimento de São Pedro vai ganhar 20 novos leitos de campanha para receber pacientes com coronavírus ou com suspeitas da Covid-19.

Eles foram adquiridos por meio de verba do Ministério da Saúde. No momento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está comprando todos os materiais necessários para iniciar essa oferta.

“Estamos preparando uma estrutura similar à de um hospital de campanha na área do PA de São Pedro. Serão leitos de observação para os pacientes que precisarem ficar no PA por um tempo maior que o habitual. Eles não estão graves para serem hospitalizados, mas precisam ficar em observação, pois, se piorarem, terão acesso rapidamente a equipamentos importantes, como respiradores. Por isso, Vitória também recebeu como doação 10 respiradores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)”, disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa. 

Estrutura

Atualmente, os Pronto-Atendimentos (PAs) de São Pedro e Praia do Suá contam com 33 leitos, sendo 15 deles voltados apenas para pacientes com Covid-19.

As pessoas que chegam para atendimento com sintomas de gripe recebem máscara e são encaminhadas para isolamento. Após avaliação médica, as que precisam são acomodadas nos leitos e, conforme a gravidade, é solicitada a transferência para um hospital.

Para a secretária, a nova estrutura irá dar suporte ao fluxo e à oferta de atendimentos aos adultos que chegam aos PAs com suspeita de síndrome respiratória gripal. “Essa oferta nos dá condição de atender o paciente com mais segurança e de forma adequada até que o mesmo seja transferido para a vaga hospitalar de referência”, disse.

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Fiscalização fecha bares em cinco bairros de Cariacica nesta sexta-feira (05)

Publicado

 

.

A noite desta sexta-feira (05) foi de fiscalização aos bares dos bairros Nova Rosa da Penha I e II, Nova Esperança, Morrinhos e Cariacica Sede. Foram fechados 23 estabelecimentos e aplicadas 13 notificações. Nenhum comerciante foi multado.

 

A operação foi realizada pela equipe de Fiscalização Integrada das Secretarias Municipais de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e Saúde (Semus) com o apoio da Polícia Militar. Os trabalhos começaram às 19h e seguiram até às 22h.

 

Segundo o coordenador do Disque-Silêncio, Wagner Pereira, em alguns estabelecimentos foram encontradas, até mesmo, pessoas que fazem parte do grupo de risco.

 

“Bastante pessoas, aparentemente, com idades superiores a 60 anos e algumas crianças. Encontramos um média de 10 a 15 clientes em cada estabelecimento”, afirma.

 

 

Alguns comerciantes acataram ao pedido de fechamento, imediatamente, enquanto outros, questionaram a ação.

 

“A maioria tinha a ciência que não deveria estar com o comércio aberto, mas alegou que precisa trabalhar e, por isso, abriu em descumprimento aos decretos restritivos. No fim, todos acataram”, explica Pereira.

 

De acordo com dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a região de Nova Rosa da Penha acumula 65 casos da doença, Cariacica Sede, 53; Nova Esperança, 39 e Morrinhos, 3.

 

Novas ações de fiscalização estão sendo planejadas para a próxima semana.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana