conecte-se conosco

Grande Vitória

Coronavírus: testes para identificar presença de vírus seguem critérios técnicos

Publicado


.

Com o aumento de casos confirmados por Covid-19 em todo o País, o número de pessoas interessadas em fazer testes para saber se estão com o vírus ou já tiveram contato com ele vem aumentando. Apesar disso, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) elencaram alguns critérios para coleta desse tipo de exame.

No grupo de pessoas que realizarão o teste, estão as que são diagnosticadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Outro grupo que pode realizar o teste são as pessoas com sintomas gripais, independente de terem tido febre ou não, e que atendam aos seguintes critérios:

– Estão hospitalizados
– São trabalhadores da saúde
– São profissionais das forças de segurança
– São pessoas acima de 60 anos e que tenham alguma doença pré-existente como imunossupressão, câncer, diabetes, doença cardiovascular, pulmonar, cerebrovascular, dentre outras
– Pessoas idosas que vivem em instituições de longa permanência

Se houver suspeita e a pessoa tiver febre, ela poderá fazer o teste se também:

– Tiver idade entre 45 e 59 anos e tiver alguma doença pré-existente como doença cardiovascular, pulmonar, cerebrovascular, imunossupressão, câncer, diabetes, dentre outras
– Estiver grávida ou tiver ganhado o bebê nos últimos 45 dias
– População indígena aldeada
– Privados de liberdade

Fala Vitória 156

Para evitar a circulação de pessoas na cidade, inclusive daquelas que possam estar com a Covid-19, a Prefeitura de Vitória conta com profissionais de Enfermagem para atender a dúvidas relacionadas à doença através do 156.

A equipe ainda encaminha os casos suspeitos para médicos que estão trabalhando em regime de home office e atendem os pacientes por telefone ou vídeo.

Caso o munícipe se encontre em um desses critérios, ele terá o seu teste agendado pela rede municipal de saúde.

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Servidores da Educação farão teste de Covid-19 neste sábado 

Publicado


Mesmo com as aulas interrompidas desde março, devido à pandemia da Covid-19, todos os servidores da Educação da rede municipal de ensino de Cariacica serão testados em relação à doença. Os testes acontecerão neste sábado, dia 5, em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Trata-se de um censo dos profissionais da Educação para verificar a imunidade dos servidores, através do teste de IgG (testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos em amostra de sangue do paciente). “O exame é feito através de pulsão venosa (procedimento de extração de sangue da veia do paciente). Assim, vamos verificar se os servidores da Educação têm imunidade contra a Covid-19”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Lesliane de Amorim.

No total, 3.900 servidores serão testados. Os testes serão realizados na sede da Seme, que fica localizada na Rua da Lage, 13, em Itaquari, das 8h às 17h. Para participar, basta que os servidores da Educação se dirijam até o local.

Para o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, além de demonstrar preocupação com seus servidores, o teste significa uma organização administrativa. “Sabendo quem já teve a doença, poderemos fazer o mapeamento para o quadro de servidores para o ano de 2021”, destaca.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica lembra que esta será a primeira etapa do censo. “A segunda etapa será realizada, provavelmente, em fevereiro de 2021, nos alunos da rede municipal de ensino”.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana