conecte-se conosco


Estado

Corpo de Bombeiros forma segunda turma de brigadistas com Síndrome de Down

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) está treinando a segunda turma do Projeto Brigada 21, formada exclusivamente por pessoas com Síndrome de Down. São 17 alunos, recebendo instruções de combate a incêndio, primeiros socorros, sistemas de proteção contra incêndio e pânico evacuação em caso de incêndios. O Projeto Brigada 21 é realizado em parceria com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo (Vitória Down), organização que, desde 1998, defende direitos e inclusão social das pessoas com Síndrome de Down no Espírito Santo.

A segunda turma teve início no dia 06 de novembro. Os treinamentos teóricos e práticos são ministrados pelo Centro de Ensino e Instrução (CEIB), com o apoio de pedagogos, psicólogos e educadores da Vitória Down, garantindo que o conteúdo seja adaptado à realidade dos alunos, mas mantendo o rigor técnico das brigadas de incêndio. Nesta segunda-feira (02), os alunos da 2ª turma da Brigada 21 participarão de atividades práticas voltadas ao combate a incêndios.

As ações incluem treinamentos em um dos simuladores da corporação, práticas no uso de extintores e instruções sobre como controlar princípios de incêndio na cozinha, como em casos de panelas em chamas ou botijões de gás em combustão. Ao final da formação, os alunos estarão preparados para agir em casos de emergências, orientando e auxiliando outras pessoas e tomando iniciativas para a preservação de vidas. A formatura está prevista para o dia 26 de dezembro.

O Projeto Brigada 21 nasceu em 2021 e sua primeira turma, em 2022, formou 13 brigadistas que tiveram uma formação total de 20 horas. Nesta nova fase, os brigadistas formados na primeira turma terão um papel ainda mais ativo, atuando como monitores junto com os instrutores do Corpo de Bombeiros.

O projeto inovador tornou-se um marco ao formar a primeira brigada de jovens com Síndrome de Down do Brasil. “A Brigada 21 promove não apenas a inclusão e representatividade das pessoas com síndrome de Down, mas também um valioso intercâmbio de experiências entre os bombeiros militares, que atuaram como instrutores, e seus alunos”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira.

Após a formatura da primeira turma, o projeto foi apresentado no Conselho Nacional dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), servindo de inspiração para a implementação de práticas similares em outros Estados. Em 2023, o 38º Batalhão de Infantaria do Espírito Santo anunciou a criação e a capacitação do Pelotão 21, seguindo as mesmas diretrizes da Brigada 21.

Por que Brigada 21?

A Síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. Por isso, também é conhecida como Trissomia do cromossomo 21. A nomenclatura “Brigada 21” faz referência a esta condição.

Comentários Facebook

Estado

Governo do Estado entrega obras de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma

Publicados

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, na tarde desta sexta-feira (17), as obras de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma, na microrregião Litoral Sul. As intervenções incluem a construção de pista de rolamento com duas faixas, estacionamento, calçadas e a execução da nova drenagem superficial. Também foram instaladas nova sinalização horizontal e vertical no local, melhorias que vão impulsionar o desenvolvimento econômico do município.

“Piúma vive um momento de autoestima elevada com os investimentos que estamos fazendo na cidade. Sempre digo que quando investimos, primeiro é para quem mora o ano inteiro no lugar e, consequentemente, a gente vai acolher bem quem nos visita. Piúma recebe muitos visitantes o ano inteiro, mas ter um polo industrial é fundamental para atrair novos empreendimentos, gerando assim mais empregos e renda para os moradores”, afirmou o governador.

Casagrande destacou ainda que investimentos deste porte só são possíveis com um governo organizado. “Esse nível de organização nos fez atingir o maior patamar de investimentos que esse Estado já viu. Não adianta querer ter uma gestão fiscal responsável se você não cuidar das pessoas e dos municípios. O Governo do Espírito Santo agora é Nota A+ nas contas públicas e transparência e também faz os maiores investimentos da história”, completou.

O investimento total nas obras e serviços de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma foi de R$ 11,99 milhões. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). As intervenções contemplam um trecho de 1,7 quilômetro. Com uma infraestrutura moderna e estrategicamente planejada, o local deve se tornar um marco para o crescimento econômico e a melhoria na qualidade de vida dos moradores.

“Esse investimento tem potencial e capacidade de diversificar a atividade econômica de Piúma. As empresas já instaladas aqui geram mais de 500 empregos. Fizemos o investimento que faltava. Para melhorar a infraestrutura e tornar esse polo ainda mais atrativo. Para que possamos trazer novas empresas e, consequentemente, gerar mais oportunidades e mais empregos. Ainda neste primeiro semestre temos previsão de realizar um grande leilão dos terrenos disponíveis. É dessa forma que a gente vai avançando: trabalhando, entregando, realizando, fazendo com que os municípios possam se desenvolver, com renda e prosperidade para as pessoas”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

Também estiveram presentes os prefeitos Paulo Cola (Piúma) e Léo Português (Anchieta); além dos deputados estaduais Vandinho Leite e Zé Preto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Assessoria de Comunicação do DER-ES
Jaldecy Pereira / Flávia Simões
(27) 3636-4404 / 4452
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana