conecte-se conosco


Estado

Cortada do Mastro abre tradicional Festa de São Benedito no próximo domingo (15) em Serra Sede

Publicados

em

No próximo domingo (15), será realizada a Cortada do Mastro, tradição que abre a Festa de São Benedito 2024, no município da Serra. Centenas de devotos participam da festa em homenagem ao Santo Negro e do cortejo nas principais ruas da Serra Sede.

“É uma festa que traz em sua essência a alegria das pessoas, a dança, o canto, a união do povo e o povo na rua. É lindo de se ver! Uma mistura de ritmos, de cores, estandartes, toadas, uma tradição que ultrapassa gerações”, explica o presidente da ABC/Serra, Deivid Nascimento Soares.

Programação

A festa tem início às 17 horas, quando o Congo Folclórico São Benedito sai do bairro São Domingos em direção à Igreja Matriz (Nossa Senhora da Conceição) para pedir permissão aos padroeiros, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, para darem início aos festejos.

Depois da permissão, o Congo retorna ao bairro São Domingos para buscar o mastro de São Benedito, representado por um tronco de madeira Guanandi, que é arrastado por três juntas de bois enfeitadas com flores flamboyant.

Um grande cortejo é formado pelas bandas de congo da Serra, a Banda Estrela dos Artistas, juntas de bois, cavaleiros e amazonas, festeiros e devotos de São Benedito e juntos percorrem as principais ruas da Serra Sede.

Tradição

A festa de São Benedito no município da Serra é uma das maiores festas no Estado em homenagem ao Santo Negro e, este ano, completa 179 anos de fé e tradição. A Festa ainda conta com a Puxada do Navio, Puxada e Fincada do Mastro, nos dias 25 e 26 de dezembro, e a Derrubada do Mastro, no domingo de Páscoa, em 2025.

Participam do cortejo a banda Congo Folclórico São Benedito, banda de congo São Benedito Campinho da Serra II, banda de congo Konschaca, banda de congo Santo Expedito, banda de congo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, e banda de congo São Benedito de Santiago.

Realização

A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Prefeitura da Serra, Secretaria da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura – Governo Federal, e tem patrocínio do Banestes.

Comentários Facebook

Estado

Governo do Estado entrega obras de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma

Publicados

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, na tarde desta sexta-feira (17), as obras de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma, na microrregião Litoral Sul. As intervenções incluem a construção de pista de rolamento com duas faixas, estacionamento, calçadas e a execução da nova drenagem superficial. Também foram instaladas nova sinalização horizontal e vertical no local, melhorias que vão impulsionar o desenvolvimento econômico do município.

“Piúma vive um momento de autoestima elevada com os investimentos que estamos fazendo na cidade. Sempre digo que quando investimos, primeiro é para quem mora o ano inteiro no lugar e, consequentemente, a gente vai acolher bem quem nos visita. Piúma recebe muitos visitantes o ano inteiro, mas ter um polo industrial é fundamental para atrair novos empreendimentos, gerando assim mais empregos e renda para os moradores”, afirmou o governador.

Casagrande destacou ainda que investimentos deste porte só são possíveis com um governo organizado. “Esse nível de organização nos fez atingir o maior patamar de investimentos que esse Estado já viu. Não adianta querer ter uma gestão fiscal responsável se você não cuidar das pessoas e dos municípios. O Governo do Espírito Santo agora é Nota A+ nas contas públicas e transparência e também faz os maiores investimentos da história”, completou.

O investimento total nas obras e serviços de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma foi de R$ 11,99 milhões. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). As intervenções contemplam um trecho de 1,7 quilômetro. Com uma infraestrutura moderna e estrategicamente planejada, o local deve se tornar um marco para o crescimento econômico e a melhoria na qualidade de vida dos moradores.

“Esse investimento tem potencial e capacidade de diversificar a atividade econômica de Piúma. As empresas já instaladas aqui geram mais de 500 empregos. Fizemos o investimento que faltava. Para melhorar a infraestrutura e tornar esse polo ainda mais atrativo. Para que possamos trazer novas empresas e, consequentemente, gerar mais oportunidades e mais empregos. Ainda neste primeiro semestre temos previsão de realizar um grande leilão dos terrenos disponíveis. É dessa forma que a gente vai avançando: trabalhando, entregando, realizando, fazendo com que os municípios possam se desenvolver, com renda e prosperidade para as pessoas”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

Também estiveram presentes os prefeitos Paulo Cola (Piúma) e Léo Português (Anchieta); além dos deputados estaduais Vandinho Leite e Zé Preto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Assessoria de Comunicação do DER-ES
Jaldecy Pereira / Flávia Simões
(27) 3636-4404 / 4452
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana