conecte-se conosco

Cidades

Covid-19: Bom Jesus tem 14 pessoas internadas em 24 horas

Publicado

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) informou nessa sexta-feira (11/09) que a enfermaria apta para tratar da Covid-19 recebeu 14 pacientes nas últimas 24 horas. Dos 40 leitos, agora 16 estão ocupados (ontem havia apenas dois). A UTI específica do Hospital São Vicente de Paulo, única na cidade, não tem vagas há quase três semana.

Três novos casos foram registrados no último boletim. Agora são 872 confirmados, mantendo 776 pacientes curados e subindo para 76 pacientes monitorados. A cidade contabiliza 20 mortes desde o início da pandemia.

Entre os bairros com o maior índice de infecção Pimentel Marques se manteve com 163 casos. O Centro da cidade ainda tem 140 e o Lia Márcia apresenta os mesmos 122 casos. Nas comunidades, a Usina Santa Isabel chegou a 42 casos, Carabuçu tem 30 e Bom Jardim/São Sebastião manteve 21 registros.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Unidade da Unimed Sul Capixaba no centro de Cachoeiro completa 27 anos nesta sexta-feira (11)

Publicado

por

A Unidade da Unimed Sul Capixaba no centro de Cachoeiro de Itapemirim completa nesta sexta-feira, 11 de setembro, 27 anos. Primeiro recurso próprio da cooperativa para atendimento dos clientes no Sul do Estado, a unidade, desde março deste ano, funciona exclusivamente como Maternidade Unimed e Pronto Atendimento 24h, adulto e infantil para situações de urgência e emergência.

Com estrutura moderna e espaços amplos e confortáveis, a Maternidade Unimed conta com sala de parto que disponibiliza para a gestante uma série de facilidades para o momento tão especial que é a chegada do bebê. Entre os serviços de apoio estão bolas de bobath, fisioterapia pélvica, banheira aquecida e técnicas de conforto e alívio da dor durante a evolução do parto.

O diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista, ressalta que a unidade do centro tem um papel estratégico para o atendimento dos clientes. “A começar pela sua localização: está na área central de Cachoeiro, o que é muito relevante para os casos de urgência e emergência no Pronto Atendimento. Já a Maternidade proporciona uma assistência completa e integrada, que compreende, além de Centro Obstétrico e da Sala de Parto, UTI Neonatal e UTI Pediátrica e Unidade de Atendimento ao Recém-Nascido e à Criança, além de Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório”, explica.

Durante a pandemia, com o objetivo de apoiar as grávidas, que precisam priorizar o isolamento social, a Maternidade Unimed realiza visitas virtuais agendadas à Sala de Parto, possibilitando que elas e seus familiares conheçam a estrutura da unidade. As visitas são agendadas previamente, pelo telefone (28) 99993-1502, e acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h, por videochamada.

A unidade desenvolve o Método Canguru para recém-nascidos prematuros e recém-nascidos de baixo peso. A primeira etapa da metodologia ocorre na UTI Neonatal, com a manutenção do bebê em posição vertical junto ao corpo da mãe ou de outro familiar, na posição canguru.

Já na segunda fase do programa o recém-nascido permanece com a mãe em posição canguru o maior tempo possível, com enfoque no aleitamento materno e com a participação do pai. A prática visa à humanização e que os pais tenham uma maior participação nos cuidados neonatais.

“Os recém-nascidos prematuros são acompanhados até que cheguem a 1,8 kg na UTI Neonatal, sendo transferidos depois para uma Unidade Intermediária. Ao atingirem 2,0 kg, têm alta da Unidade Canguru da Maternidade Unimed, indo para casa. Passam, nesta etapa, a terem acompanhamento mais frequente, que pode ser semanal ou a cada 15 dias, no consultório do seu pediatra, até completar 2,5 kg, encerrando, assim, o Método Canguru”, explica a pediatra Grazielli Grillo, médica coordenadora da Linha Assistencial Materno-Infantil da Unimed Sul Capixaba.

Gestante de 30 semanas, Lilian Campos Torquato, de 29 anos, residente em Cachoeiro de Itapemirim, já escolheu a Maternidade Unimed para ter sua Jhully Annie. “Eu sempre sonhei, ao engravidar, ter parto normal, humanizado, pois ele é melhor para a mãe e para o bebê, além de tornar o nascimento uma emoção maior”, afirma Lilian.

A Maternidade Unimed possui Sala de Parto Normal, com estrutura moderna, acolhedora e com equipamentos para auxiliar a gestante durante o período do parto. A unidade conta com uma equipe de Enfermagem composta por Enfermeira Obstetra exclusiva que atua junto aos obstetras durante o nascimento do bebê.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana