conecte-se conosco

Cidades

Covid-19: Bom Jesus tem cinco novos casos

Publicado

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) informou nessa terça-feira (08/09) que o município registrou cinco casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Agora são 858 confirmados. Os pacientes curados somam 773, enquanto o número de monitorados subiu para 65.

A cidade teve 20 mortes desde o início da pandemia. A UTI do Hospital São Vicente de Paulo está, mais uma vez, não tem sequer um dos 22 leitos para o tratar da doença disponível. Na enfermaria o número de leitos desocupados (dos 40) está em 31.

Entre os bairros com o maior índice de infecção Pimentel Marques subiu para 162 casos. O Centro da cidade passou para 137 e o Lia Márcia continua com 120 casos positivos. Nas comunidades, a Usina Santa Isabel chegou a 42 casos, Carabuçu tem 30 e Bom Jardim/São Sebastião subiu para 21 registros.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Unimed Sul Capixaba realiza campanha para prevenir doenças e estimular hábitos saudáveis

Publicado

por

Para nos mantermos saudáveis, é preciso prevenir doenças e cuidar da saúde, deixando de lado o velho hábito de só buscar os profissionais de saúde quando um problema surgir. É fundamental adotar um estilo de vida que promova cuidados e realizar ações que ajudem a prevenir possíveis problemas à saúde. Com o objetivo de sensibilizar seus clientes para a importância da prevenção, a Unimed Sul Capixaba realizará de setembro a novembro a campanha “Sempre é Tempo de Prevenir”.

A iniciativa busca estimular hábitos saudáveis e conscientizar sobre a importância da prevenção e detecção precoce de doenças. Para isso, a cooperativa disseminará informações em suas redes sociais e sensibilizará os clientes a fazerem exames de rastreio.

A campanha irá trabalhar datas importantes do calendário de forma integrada, considerando o Setembro Amarelo, de saúde emocional e prevenção ao suicídio; o Setembro Verde, que incentiva à detecção precoce do câncer de intestino; o Outubro Rosa, ligado ao câncer de mama e à saúde da mulher; o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, comemorado em 11 de outubro; e o Novembro Azul, mês voltado à saúde do homem, com foco na prevenção do câncer de próstata.

O gerente de Serviços Próprios da Unimed Sul Capixaba, Eduardo Tonole Dalfior, ressalta que a iniciativa pretende alertar as pessoas sobre a necessidade da detecção precoce de doenças, principalmente o câncer, e incentivar a ida ao médico para a realização de exames de rotina. “A função primordial dos exames preventivos é a de detectar precocemente doenças, principalmente as que ainda não estão demonstrando sintomas. O diagnóstico precoce de algumas doenças é fundamental no processo de tratamento e cura”, afirma.

Ele enfatiza, ainda, que a cooperativa quer “que os clientes sejam proativos no cuidado com a sua saúde e que tenham isso como um propósito no decorrer da vida. Vamos entrar em contato com aqueles que não possuem registro de realização de exames e que estão na faixa etária indicada para rastreio. A meta é atingirmos aproximadamente 15 mil beneficiários com essa ação”, ressalta.

Neste mês de setembro, serão divulgados conteúdos relacionados à saúde mental e à prevenção do câncer de intestino. Além disso, clientes com idade entre 50 e 75 anos que não fizeram o exame de sangue oculto nas fezes nos últimos 12 meses serão orientados a irem até uma unidade do laboratório Unimed Sul Capixaba para a realização do procedimento. O contato com eles acontecerá por meio de ligação telefônica, SMS ou e-mail.

Em outubro, a campanha será voltada para as questões que envolvem a saúde da mulher, com foco na prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos que estão há dois anos sem realizar a mamografia serão orientadas a fazerem o exame ou a se consultarem com o médico. Já o exame preventivo (Papanicolau) será recomendado para clientes com idade entre 25 e 64 anos que não foram submetidas ao procedimento nos últimos três anos.

A programação do mês terá ainda duas lives, uma no dia 1º de outubro com a oncologista Mariana Novaes e a psicóloga Juliana Xavier, abordando aspectos ligados à saúde da mulher, e outra no dia 15 com a pediatra Bruna Castello e a nutricionista Adriana Sarzedas, falando sobre obesidade infantil. A transmissão de ambas acontecerá às 19h, pelo Instagram @unimedsulcapixaba.

Em novembro, o foco da campanha é a saúde do homem. No período, a cooperativa irá reforçar entre os beneficiários do sexo masculino a importância de adotar bons hábitos no dia a dia e de priorizar as rotinas para prevenção de doenças, como o câncer próstata.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana