conecte-se conosco

Cidades

Covid-19: Guaçuí registra seus dois primeiros mortos no mesmo dia

Publicado

Depois de registrar seu primeiro óbito por Covid-19, na manhã desta quinta-feira (21), quando também foram confirmados mais dois casos, chegando ao total de 22, na noite do mesmo dia, Guaçuí teve mais uma morte pela doença e a confirmação de mais quatro casos, subindo de 22 para 28 no total. Em apenas em um dia foram dois óbitos e confirmados mais seis casos no município. O boletim oficial será divulgado nesta sexta (22).

Sobre este segundo óbito registrado na noite desta quinta, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), trata-se de uma senhora de 62 anos que também estava isolada no Pronto Socorro Municipal. Assim como aconteceu com a senhora de 72 anos que faleceu na madrugada do mesmo dia. As duas receberam todo o tratamento intensivo e estavam entubadas, utilizando os dois respiradores existentes na unidade, aguardando a transferência para uma UTI.

Na parte da tarde, mais um Boletim Epidemiológico foi divulgado e mostra que, além dos 28 casos confirmados, Guaçuí permanece com 14 curados, enquanto os casos descartados subiram de 71 para 73 no mesmo dia. Os suspeitos voltaram a cair de 15 para 12 e as notificações subiram de 110 para 113.

Entre os 14 curados, sete são do Centro da cidade, um do Manoel Monteiro Torres, um do Cid Moreira, dois do São José, um do bairro Antônio Martins, um do Jurema e um da Vila dos Professores. E agora, dos outros 14 casos confirmados, três são do Centro da cidade, um do Manoel Monteiro Torres, um do Antônio Martins, dois da Vila dos Professores, dois do bairro Nova Guaçuí, dois do bairro João Ferraz de Araújo, um da Balança e dois óbitos, ambos do Centro.

Outra informação importante é que a Santa Casa de Cachoeiro está com 100% dos leitos de UTI ocupados. Por isso, a Santa Casa de Guaçuí informa que, devido ao aumento de demanda na região, o hospital já está se preparando para receber pacientes com o novo Coronavírus que precisam de vagas na UTI que, no momento, segundo informações, também está lotada, com pacientes que não são de Covid-19.

Os casos confirmados e suspeitos seguem sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em isolamento social, em suas casas. As pessoas que tiveram contato com esses pacientes, inclusive os casos de óbito, também estão sendo monitoradas. A Vigilância não passa informações pessoais das pessoas infectadas, apenas os bairros em que residem.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaçuí

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Justiça dá liminar contra o lockdown em Apiacá

Publicado

por

O juiz da Comarca de Apiacá, Evandro Coelho de Lima, concedeu liminar numa Ação Civil Pública (Processo nº: 0000148-02.2020.8.08.0005) contra o Ministério Público Federal (MPF). O objeto da ação é a determinação do MPF para que os municípios do sul do estado façam isolamento radical (lockdown). O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual do Espírito Santo (MPES).

Na decisão, o magistrado aceitou o pedido do MPES, que alegou que, pelo último mapa de risco divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a cidade está classificada como município de risco baixo.

Segundo a Justiça, tal medida – o lockdown  – é inadmissível no momento em que o Executivo estadual, que conduz a política de combate ao COVID-19, já sinalizou que ainda não é o momento.

O juiz encerra seu despacho concedendo a liminar, com tutela de urgência, para que o município de Apiacá não cumpra a Recomendação Nº 3/2020/PRM/CIT do MPF, já que o entendimento das autoridade sanitárias é contrário.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana