conecte-se conosco


Cidades

Covid-19: intervalo entre doses da vacina da Pfizer é reduzido para 8 semanas

Publicados

em

Quem tomou a primeira dose há mais de 8 semanas pode procurar a unidade mais próxima - Foto: Márcia Leal

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES) autorizou a redução do intervalo entre doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 de 12 para 8 semanas. Diante disso, os cachoeirenses que foram vacinados com a primeira dose dessa marca de vacina há 8 semanas ou mais já podem procurar o local onde receberam a primeira aplicação – Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde) – para tomar a segunda dose, sem necessidade de agendamento prévio.

O atendimento de vacinação nas unidades é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. É preciso levar o cartão de vacinas, que tem a data da primeira dose escrita, e um documento de identificação com foto.

Em Cachoeiro, já foram aplicadas 205.119 doses contra a Covid-19, de acordo com o Portal Covid-19 Cachoeiro. Desse total, 136.617 se referem à primeira dose ou à vacina de dose única – cerca de 85% da população adulta –, e 75.347 são da segunda dose ou vacina de dose única – 47%, aproximadamente, das pessoas com 18 anos ou mais no município.

“Temos doses suficientes para vacinar as pessoas de forma antecipada, e por isso abrimos essa possibilidade em Cachoeiro, levando em conta a autorização do Ministério da Saúde. É sempre fundamental lembrar que mesmo quem já tomou as duas doses da vacina precisa continuar seguindo todos os protocolos sanitários”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.

Comentários Facebook

Cidades

Hospital Unimed Sul Capixaba é o único do estado com certificação HIMSS

Publicados

em

Por

O reconhecimento internacional reforça a liderança do Hospital da Unimed Sul Capixaba na adoção de tecnologias de informação na saúde.

Com os desafios globais que incluem pandemias, doenças crônicas e desigualdades no acesso aos cuidados de saúde, torna-se cada vez mais necessária a tecnologia como ferramenta para lidar com essas questões complexas.

O Hospital da Unimed Sul Capixaba, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, mantém sua posição de destaque no nível 6 da certificação internacional HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), consolidando-se como o único hospital digital do Espírito Santo. Essa conquista reitera o compromisso da instituição em oferecer um atendimento de excelência, baseado na integração de tecnologia e cuidado humanizado.

O hospital agora se prepara para alcançar o estágio 7 da certificação ainda no ano de 2024, contando com intenso e amplo uso de tecnologias que dão suporte à assistência clínica e ao cuidado do paciente. O mais alto nível da HIMSS é conquistado quando todos os anteriores são atendidos e o empreendimento tenha uma cultura Data-driven, ou seja, que a tomada de decisão seja baseada em dados, a partir do uso de BA (Business Analitycs). Nesta etapa, a organização de saúde já deve ser 100% digital, sem uso de papel em sua operação, e possuir camadas de integrações entre os sistemas em uso.

A certificação HIMSS é uma referência mundial no campo da aplicação de tecnologia da informação na saúde, reconhecendo as instituições que adotam práticas avançadas de gestão de dados e sistemas de informação. Com essa distinção, o Hospital da Unimed Sul Capixaba reforça sua posição como líder na utilização de prontuários eletrônicos e ferramentas de BI para proporcionar uma assistência mais eficiente e segura aos clientes.

Segundo o supervisor de TI da Unimed Sul Capixaba, Thiago Vazzoler, em busca do nível 7 foram desenvolvidas uma série de ações, entre elas, reuniões estratégicas, treinamentos, mapeamento e implementação de melhorias em processos, com o suporte da Folks, uma healthtech especializada em transformação digital na Saúde.

“A Folks tem feito visitas presenciais para verificar o andamento das ações, apoiando a execução das mesmas. É importante destacar que, cuidar das pessoas da melhor maneira possível com dados 100% integrados e um sistema de apoio à decisão dos nossos profissionais é um dos intuitos para termos a melhor qualidade na assistência e segurança do paciente”, explica Vazzoler.

A auditoria externa para obtenção da HIMSS 7 deve acontecer até o final de 2024, obedecendo a temporalidade exigida nos requisitos da norma.  “A certificação reforça o nosso compromisso na busca constante pela excelência e aplicação da tecnologia e inovação a favor dos nossos clientes”, destaca a diretora de Recursos Próprios, Grazielle Ferreira Grillo.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana