conecte-se conosco

Nacional

Covid-19 no Brasil está fora de controle, diz Imperial College

Publicado


source
Mulher deitada em leito de hospital
Jochen Sand/GettyImages/Creative Commons

Região Sudeste é a mais afetada do Brasil pela Covid-19

Um documento divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Imperial College diz que a Covid-19 está fora de controle no Brasil e estima que, nesta semana, mais de 8 mil pessoas morreram no País em decorrência de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O número estimado de mortos é o maior entre os 54 países com transmissão de coronavírus ativa. Fazem parte desse grupo países com ao menos cem mortes registradas desde o começo da pandemia e pelo menos dez mortes nas últimas duas semanas.

Leia também: Mortes por Covid-19 em São Paulo chegam a 5.773

Ainda de acordo com a instituição, a taxa de contágio (Rt) da Covid-19, que indica para quantas pessoas em média cada infectado transmite a doença, hoje é de 1,3. Na ciência, quando esse número está acima de 1 significa que a doença está foram de controle, enquanto números inferiores a 1 indicam que há queda.

Nesta quinta, informações divulgadas pelo Ministério da Saúde mostram que os óbitos no Brasil chegaram a mais de 20 mil. Já o número de casos confirmados passou 310 mil . O aumento fez o País passar o Reino Unido, sendo que nesta semana o Brasil ainda deixou para trás a Espanha.

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Em meio a atrasos com dados, site do Ministério da Saúde fica fora do ar

Publicado

 

 

O site do Ministério da Saúde ficou fora do ar na noite da última sexta-feira (05), no endereço onde os dados de caso e óbitos ocnfirmados da Covid-19 é divulgado. Durante um longo tempo, o endereço ficou com a mensagem: “Site em manutenção”. A medida acontece após pronunciamento de Bolsonado, exigindo reformulações na forma como são divulgados os dados.

Leia também: Covid-19: Pelo 4º dia consecutivo, Brasil registra mais de mil mortes em 24h

Ministério da Saúde
Reprodução

Site do Ministério da Saúde ficou fora do ar

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde começou a atrasar a divulgação dos dados diários sobre o coronavírus no Brasil. Na sexta, Bolsonaro confirmou que os atrasos partiram dele. “Ninguém tem de correr para atender a Globo”, afirmou.

Leia também: Por que a OMS agora recomenda uso de máscara em público contra covid-19?

Os dados de casos e óbtos eram atualizados às 19h, mas desde o último dia 3, passou a ser divulgado por volta das 22h, quando o “Jornal Nacional” já estava encerrado. “Acabou matéria no Jornal Nacional”, havia dito Bolsonaro ao destacar os atrasos. O Ministério da Saúde, por sua vez, negou que os dados estavam sendo retidos propositalmente, mas não comentou sobre a suspensão dos serviços do site até então utilizado.

Na noite de sexta, a Globo interrompeu a novela para fazer plantão e anunciar as 1.005 mortes por coronavírus no Brasil nas últimas 24h.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana