conecte-se conosco


Cidades

Curso marca início do programa Cidade Empreendedora em Cachoeiro

Publicados

em

Nesta quarta-feira (4), com a abertura do curso de Gestão Pública 4.0, Cachoeiro deu início às ações planejadas por meio do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

O município desenvolverá diversas ações, até 2024, com foco no estímulo e no fortalecimento da cultura empreendedora local.

Participam da capacitação 55 servidores de secretarias e autarquias da administração municipal. O objetivo é promover o engajamento, qualificação e capacitação dos gestores municipais, para construção de uma gestão pública alinhada com o empreendedorismo e com a inovação.

Ministradas por instrutores do Sebrae, as aulas serão on-line, com a carga horária de 48 horas, divididas em nove encontros, nos quais serão trabalhos conteúdos como: desenvolvimento endógeno; governo aberto; gestão empreendedora; desenvolvimento sustentável e soluções Sebrae-ES para a gestão pública.

“Para começar o processo de transformação da gestão pública, a equipe deve estar preparada e engajada. A capacitação prevê ações para o desenvolvimento das habilidades dos servidores, a fim de prepará-los para o necessário alinhamento com o propósito do programa, que é o incentivo ao empreendedorismo no município”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora apresenta um conjunto de medidas concretas para melhorar o ambiente de negócios no município, com redução da burocracia para os empreendedores e incentivos ao empreendedorismo, à inovação e à geração de emprego e renda.

O plano das ações a serem desenvolvidas foi elaborado e proposto pelo Sebrae-ES. Ele apresenta soluções para melhorias necessárias em aspectos identificados a partir de um amplo diagnóstico municipal, que avaliou mais de 200 quesitos, em dimensões como governança; programas e projetos; regulamentações e legislação; processos, e recursos e infraestrutura.

As ações serão realizadas dentro de nove eixos: Gestão Pública Empreendedora; Desburocratização; Compras Governamentais; Inovação; Inclusão Produtiva; Liderança e Território; Educação Empreendedora; Sala do Empreendedor e Projetos Especiais.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Campeonato de surfe movimenta Vila de Regência e comerciantes comemoram

Publicados

em

Por

Fabrício Felisberto Fiorot, de 47 anos, é um dos comerciantes que está muito satisfeito com a realização do Campeonato “Regência Super Tubos” que promete movimentar a Vila de Regência até o próximo dia 27 de setembro. Segundo ele, a procura por hospedagem em sua pousada cresceu 50% desde o início da competição, no último dia 17 desse mês.

“Desde o início do torneio, a procura por hospedagem cresceu significamente aqui na pousada. O evento está sendo fundamental para valorizar tanto os atletas participantes, quanto os comerciantes da comunidade”, afirmou o dono da pousada D’regesurfhouse, localizada na Rua Capixaba.

Quem também compartilha o mesmo sentimento é o comerciante Fabrício Santos, de 44 anos. “As vendas na minha padaria cresceram 50% e eu estou muito feliz com esse resultado. Sabemos que a principal atração turística da Vila é o surfe, pois as ondas de Regência já se falam por si próprias. E o campeonato além de fomentar o turismo, também veio para somar com o desenvolvimento econômico da região”, frisou o comerciante.

 “O evento está sendo o maior sucesso em Regência. O que me deixa ainda mais feliz é ouvir isso dos comerciantes locais. Um dos nossos compromissos é promover e apoiar ações que também visam garantir renda aos empreendedores do município”, destacou o diretor de Cultura e Turismo de Linhares, José Augusto Muleta.

Sobre o campeonato

Conforme os organizadores, o Campeonato “Regência Super Tubos” tem uma janela de espera de 10 dias. No local do evento, há um grupo de especialistas para definir os três melhores dias de onda para os surfistas disputarem o torneio. Até que fique definido, os surfistas estarão treinando no mar de Regência.

Grandes personalidades do mundo do surfe, entre eles, Lucas Chumbo, Marcelo Trekinho, Paulo Moura, Pedro Calado, Lucas Medeiros, Kristian Kimerson e Ian Cosenza, estarão reunidas na Vila de Regência durante o evento. Em 2017, Regência foi eleita a 6ª melhor praia do Brasil para surfar.

A competição também conta com a participação dos melhores surfistas do ranking da Federação Capixaba de Surf (Fesurf) e da Associação dos Surfistas de Linhares (ASL). O campeonato será transmitido ao vivo pelo Youtube oficial da Prefeitura de Linhares: youtube.com/prefeituralinhares.

Haverá premiação em troféus e dinheiro entre os quatro primeiros colocados. O campeonato é realizado pela Associação dos Surfistas de Linhares (ASL), em parceria com a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana