conecte-se conosco

Cidades

De porta em porta, equipes de saúde orientam sobre prevenção da Covid-19

Publicado


.
Moradores são instruídos sobre a adequada higienização das mãos e outras medidas preventivas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estão percorrendo bairros de Cachoeiro para orientar moradores, em casa, nas ruas e nos estabelecimentos comerciais, sobre a necessidade de reforçar os cuidados para prevenir a Covid-19.

Nas abordagens, agentes comunitários e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde enfatizam a importância das medidas já amplamente divulgadas, como: uso de máscaras de proteção; a higienização constante e adequada das mãos e a adesão ao isolamento social.

Nos comércios, as equipes alertam sobre as regras de distanciamento social; ampliação da rotina de higienização dos estabelecimentos e disponibilização de água e sabão e álcool em gel para os clientes.

Além do diálogo direto com o público, as instruções são repassadas por meio de panfletos, que também contêm recomendações para as pessoas com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 que podem se tratar em casa, por apresentarem sintomas brandos. Além disso, há informações sobre transmissão do novo coronavírus e de como é feito o diagnóstico e o tratamento da enfermidade.

“As ações educativas nunca são demais e, com o agravamento do quadro epidemiológico nos últimos dias, estamos fortalecendo-as, indo de porta em porta, nas casas e nos comércios, para reafirmar que todos, sem exceção, precisam colaborar no combate ao novo coronavírus”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

De acordo com a secretária, as equipes de saúde estão orientadas a destacar, nas abordagens, a necessidade do isolamento social. “É uma medida fundamental para reduzir o contágio, mas que, ainda, está muito aquém do recomendado. Precisamos, urgentemente, aumentar o índice de isolamento. Por isso, sempre reiteramos e pedimos a todos: não saiam de casa, se não for realmente necessário”, salienta.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Estradas em Moitãozinho recebem pavimentação em Revsol

Publicado

Revsol é um tipo de produto sustentável doado à prefeitura pela ArcelorMittal Tubarão

 

A localidade rural de Moitãozinho, em Cachoeiro, é mais uma região que está recebendo serviço de manutenção nas estradas. Serão dois quilômetros de pavimentação, que são realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai).

A região é uma das maiores produtoras de verduras e legumes do município. A melhoria das estradas beneficiará os agricultores locais, melhorando as condições de escoamento da produção e impulsionando o turismo rural na região.

Os serviços nas estradas incluem patrolamento, construção de caixas secas e aplicação do Revsol -um tipo de produto sustentável doado à prefeitura pela ArcelorMittal Tubarão, a partir de parceria inédita entre ambas.

O coproduto tem consistência semelhante ao concreto, tornando-se, assim, adequada à pavimentação de vias. Os operadores de máquina, responsáveis pela aplicação, são treinados para esse tipo de trabalho. Eles fazem desde a preparação da via à estruturação necessária, ao método de trabalho e ao modo seguro de armazenamento do material.

“Trabalhamos com hortaliças e temos uma agroindústria familiar. Com o serviço de pavimentação, vamos ter muitos benefícios. Além de termos uma comodidade melhor ao transitarmos em nossa estrada, ganhamos um melhor acesso para transportarmos nossos produtos com mais eficiência. É, com certeza, um grande ganho para nossa comunidade, não só para nós, trabalhadores, mas também para todos os que aqui residem”, comentou a produtora rural, Kássila Pastro de Jesus.

“Estamos passando por um momento difícil com a pandemia, tivemos as chuvas, mas estamos fazendo um grande esforço para atender, da forma mais ágil possível, aos locais. Sabemos do grande número de demandas, mas a manutenção das estradas do interior não parou e, nas últimas semanas, intensificamos o trabalho”, ressalta o secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão.

Outras localidades

Entre as localidades que já foram beneficiadas, no município com a manutenção de estradas, estão: Gironda, Capoeirão e Banca de Areia (Pacotuba); Lagoa Dourada e Bebedouro (Córrego dos Monos); Boa Vista e Independência (São Vicente); Monte Líbano e Alto São Geraldo (Sede); Manoel Caetano e Cobiça (Soturno).

Fonte: Prefeitura de Cachoeiro

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana