conecte-se conosco


Polícia

Deic de Colatina prende dois suspeitos e apreende armas e munições no município

Publicados

em

Policiais civis da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Colatina prenderam dois suspeitos e apreenderam armas e munições, durante operação realizada, nesta terça-feira (21), no município. A ação contou ainda com o apoio da equipe de policiais da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Colatina.

De acordo com o titular da Deic de Colatina, delegado Ricardo de Oliveira, a operação teve o objetivo de recuperar produtos furtados e armas apreendidas em roubos, bem como localizar drogas ilícitas, considerando que os envolvidos em roubos também exercem atividades de tráfico de drogas.

Os policiais se dirigiram até a residência de um homem de 24 anos, localizada no bairro Vicente Soela, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

No local, a equipe de policiais civis localizou em cima do telhado, dentro de uma sacola, uma submetralhadora cal .40 de fabricação industrial juntamente com um carregador e 25 munições de mesmo calibre. Posteriormente, foi encontrado outro carregador dentro de uma caixa, nos fundos da casa.

Dando continuidade à ação, os policiais da Deic e da DHPP de Colatina seguiram até o bairro Nossa Senhora Aparecida, onde deram cumprimento a mais um mandado de busca e apreensão contra um homem de 18 anos.

“Assim que adentramos na casa, nos depararam com o suspeito jogando duas armas pela janela. Então, demos voz de prisão a ele e o algemamos, para nossa integridade. Durante as buscas no local, apreendemos as armas no lote vizinho e nada mais de ilícito foi encontrado na residência”, destacou o delegado Ricardo de Oliveira, titular da Deic de Colatina.

Ambos os detidos foram autuados pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, sendo encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Colatina (CDPCOL) onde permanecem à disposição da Justiça.

Comentários Facebook
Propaganda

Polícia

CEPE celebra seu 4º aniversário

Publicados

em

A Polícia Militar do Espírito Santo, por meio da Companhia Especializada de Polícia Escolar (CEPE), realizou nesta sexta-feira (01) a solenidade em comemoração ao 4° aniversário da unidade especializada e de homenagem aos destaques operacionais. O evento aconteceu no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória.

A CEPE é responsável pelo policiamento ostensivo nas escolas estaduais e por difundir a doutrina de patrulhamento escolar em todo Estado. Pela atuação neste tipo de policiamento, durante a solenidade, a soldado Couto e o cabo Spadeto, foram homenageados Destaques Operacionais do 1º trimestre de 2022, 2º trimestre e 1º semestre de 2022, respectivamente.

Um dos momentos de destaque do evento foi a participação dos patrulheiros escolares, que com o apoio dos estudantes, fizeram apresentações musicais, coreográficas e teatrais, a fim de mostrar para o público presente que a interação entre policiais e alunos é imprescindível para a construção de um ambiente socialmente e moralmente cooperativo.

O comandante da CEPE, capitão Eliandro, apresentou dados estatísticos que comprovam a importância do policiamento dentro do ambiente escolar. No primeiro semestre de 2022, as equipes de policiais da unidade especializada realizaram aproximadamente 2.350 visitas a estabelecimentos de ensino. Desse total, somente 40 atendimentos foram de natureza repressiva, sendo que 98,3% dos atendimentos são preventivos.

“A prevenção vai muito mais além do recurso fardado na rua. A essência do trabalho da patrulha escolar é levar o direcionamento para que cada aluno realize boas escolhas. Quando a gente consegue convencê-los que trilhar um bom caminho é a melhor das escolhas, é que de fato é feita a prevenção à criminalidade”, disse o capitão Eliandro.

Resultados como os apresentados são a prova de que o trabalho da Polícia Militar em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDU) tem trazido bons frutos. O secretário Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância desta parceria na educação: “O trabalho da Polícia Militar colabora com a área educacional e traz resultados expressivos que impactam positivamente no ambiente escolar”.

Nesse mesmo sentido, há de se destacar a promoção de um ambiente seguro junto à comunidade escolar, que visa propiciar o ensino e a aprendizagem, bem como auxiliar os profissionais da educação no processo de implantação da cultura da paz. 

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, finalizou a solenidade agradecendo o empenho de todos os militares que compõe a CEPE. “Educação e segurança caminham juntas no sentido que a prevenção primária da criminalidade está dentro das salas de aula”.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: PM ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana