conecte-se conosco


Estado

Delegação capixaba disputa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

Publicados

em

A delegação capixaba está preparada para representar o Espírito Santo na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que tem início nesta terca-feira (26), no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. O evento é considerado o maior do mundo para estudantes com deficiência em idade escolar e vai até o próximo sábado (30).

Nesta edição, 117 jovens atletas capixabas, com idades entre 11 e 18 anos, vão competir em sete modalidades: atletismo, bocha, natação, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e parabadminton. Ao todo, as Paralimpíadas Escolares contarão com disputas em 13 modalidades, reunindo atletas de todas as unidades federativas do Brasil.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, destacou a importância do evento para o desenvolvimento e a inclusão dos atletas. “As Paralimpíadas Escolares representam uma grande oportunidade de competição, tanto para os estudantes que buscam destaque no esporte e miram o alto rendimento quanto para a inclusão e desenvolvimento desses jovens. Na edição passada, atingimos um recorde histórico de medalhas e estou confiante de que nossos jovens atletas se superarão mais uma vez. Desejo a todos uma ótima competição”, declarou Nunes.

Edições anteriores

Na edição de 2023, a delegação capixaba marcou presença com 114 atletas e conquistou um recorde estadual: 146 medalhas (57 ouros, 52 pratas e 36 bronzes) nas modalidades de atletismo, bocha, natação e tênis de mesa. Esse número representou um aumento de 34 medalhas em relação à edição de 2022, quando o Espírito Santo atingiu pela primeira vez a marca de 112 medalhas (51 ouros, 26 pratas e 35 bronzes).

Já em 2021, o Estado conquistou 76 medalhas (40 ouros, 19 pratas e 17 bronzes). Em 2019, foram conquistadas 68 medalhas (39 ouros, 19 pratas e 10 bronzes).

A evolução da delegação capixaba ao longo dos últimos anos evidencia o impacto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o paradesporto.

Paralimpíadas Escolares

Realizadas desde 2009, as Paralimpíadas Escolares são o maior evento do mundo para crianças com deficiência em idade escolar e reúnem paratletas de todas as unidades federativas do País.

A competição tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

Comentários Facebook

Estado

Governo inicia obras de restauro do Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, em Guarapari

Publicados

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.

O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.

“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”

 

Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.

A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.

Radium Hotel

Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana