conecte-se conosco


Grande Vitória

Depois de ser descartada em 2018, ciclovia na Terceira Ponte passa por análise

Descartada em outubro do ano passado devido a uma série de impedimentos técnicos, a construção de uma ciclovia na Terceira Ponte — que liga os municípios de Vitória e Vila Velha — passa por estudos. A afirmação é do governador Renato Casagrande (PSB), que esteve na tarde desta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa, para apresentar aos deputados o planejamento estratégico do governo. Em uma […]

Publicados

em

Descartada em outubro do ano passado devido a uma série de impedimentos técnicos, a construção de uma ciclovia na Terceira Ponte — que liga os municípios de Vitória e Vila Velha — passa por estudos. A afirmação é do governador Renato Casagrande (PSB), que esteve na tarde desta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa, para apresentar aos deputados o planejamento estratégico do governo.

Em uma das falas, Casagrande abordou a Terceira Ponte, citou a barreira de proteção que deve ser instalada no local para evitar casos de suicídio e mencionou a ciclovia, ressaltando que a construção passa por análise técnica. “Estamos estudando uma proteção antissuicídio que possa atender também uma ciclovia, se for tecnicamente possível. Se pudermos incorporar a ciclovia, ótimo”, disse.

A última vez em que a proposta de uma ciclovia na Terceira Ponte foi analisada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) foi no ano passado, durante a consulta pública sobre a barreira de proteção na via. Entre as 39 contribuições enviadas para agência, uma sugeria a instalação do espaço para ciclistas. No entanto, à época, a Arsp citou impedimentos técnicos, tais quais a forte influência de ventos laterais, além de uma inclinação de 5,5% com extensão de mais de um quilômetro no sentido Vitória x Vila Velha. Identificou-se, desta forma, que o ciclista comum não conseguiria vencer tal rampa por muito tempo, somente um atleta teria condições. “Além do alto investimento necessário, a ciclovia ficaria subutilizada”, afirmou a Arsp naquela ocasião.

Com a afirmação de Renato Casagrande nesta segunda-feira (11), o Gazeta Online questionou à Arsp se o tema (ciclovia) voltou a ser discutido. A agência, no entanto, informou que o posicionamento seria dado pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop). Por sua vez, a secretaria confirmou que, em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), está sim avaliando a viabilidade técnica e financeira da inclusão de uma ciclovia na estrutura da Terceira Ponte. Questionada sobre prazo para o fim da análise, a secretaria informou que ainda não é possível definir. 
A Rodosol, que administra a Terceira Ponte, diz que aguarda definição da Arsp e reforça que apoia todo tipo de iniciativa voltada para melhoria da mobilidade urbana com segurança. As informações são da A Gazeta.

Comentários Facebook

Estado

Cineteatro das Artes: novo espaço cultural será inaugurado na próxima segunda-feira (20) em Vila Velha

Publicados

em

O Estado ganha um importante espaço cultural na próxima segunda-feira (20), o Cineteatro das Artes, localizado no Shopping da Terra, no Centro de Vila Velha. O espaço se dedicará principalmente à exibição de produções audiovisuais e ao incentivo à formação de novos públicos para o cinema local e nacional. O Cineteatro das Artes será aberto ao público e começa a funcionar a partir das 19 horas.

Reformado e readequado com recursos do Edital de Apoio a Salas de Cinema, da Lei Paulo Gustavo (LPG), em uma parceria entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Secretaria da Cultura (Secult), o Cineteatro das Artes tem capacidade para 110 pessoas. “O Cineteatro está preparado para se tornar uma referência no cenário cultural de Vila Velha e de todo o Estado, oferecendo uma programação inclusiva, diversa e conectada às identidades culturais capixabas”, destaca a idealizadora do novo espaço, Adalgisa Rosa.

A programação de 2025 já está definida e promete ser diversificada. Entre os destaques, estão sessões de cinema brasileiro, o Festival PequenoPera, que une ópera infantil e audiovisual, e o FOCA – Festival de Ópera Capixaba, ambos projetos aprovados por editais da Lei Paulo Gustavo e de Editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secult.

Lei Paulo Gustavo e Apoio a Salas de Cinema

O Edital de Apoio Financeiro a Salas de Cinemas, da Lei Paulo Gustavo (LPG), promoveu o apoio à manutenção (reformas e restauros) ou adequação de espaços culturais multiusos, ampliando assim a sua vocação para salas de exibição comunitárias. Entre as atribuições do Edital foram de recuperar, melhorar ou ampliar suas condições de funcionamento assim como auxiliar na aquisição, troca ou manutenção de mobiliário e equipamentos como projetores, telas, sistemas de som, entre outros. O Edital contemplou 6 projetos de até R$ 250 mil reais, no total de investimento de R$ 1,5 milhão.

Serviço:

Inauguração Cineteatro das Artes
Data: 20/01 (segunda-feira)
Local: Shopping da Terra, Av. Jerônimo Monteiro, 1690, Centro, Vila Velha
Horário: 19 horas.
Entrada aberta

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana