conecte-se conosco

Estado

Detran|ES implanta exame teórico digital em Mimoso do Sul e Alegre

Publicado

 

.

Os municípios de Mimosos do Sul e Alegre passarão a contar com Sala de Exames Teóricos digital do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) a partir do mês de agosto. Com isso, os candidatos passarão a fazer as provas teóricas de trânsito no formato digital e não mais em papel nas unidades do órgão desses municípios, o que representa um grande avanço tecnológico na qualidade do atendimento ao cidadão.

O agendamento das provas teóricas para esses municípios já está disponível na área de Habilitação do site do Detran|ES e pode ser feita pelos candidatos ou pelos Centros de Formação de Condutores (CFC).

Em Alegre, os exames teóricos na sala digital começarão a ser aplicados no próximo dia 11 de agosto e a estrutura atenderá também os candidatos do município de Jerônimo Monteiro.

A Sala de Exames Teóricos Digital de Mimoso do Sul atenderá também aos municípios de Muqui e Apiacá e as provas têm início previsto para o dia 12 de agosto.

“A oferta dos exames teóricos digitais nesses municípios segue a programação de implantação prevista pelo órgão dentro do programa Detran 100% Digital. Com isso, os moradores terão um exame mais moderno, seguro e com resultado imediato”, destaca o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Prova Digital

A ampliação da oferta de exames teóricos no formato digital visa a levar a tecnologia até o cidadão, proporcionando um serviço mais eficiente e seguro, e faz parte do programa Detran 100% Digital.

O exame teórico no formato digital é feito no computador e o candidato toca na resposta diretamente na tela do monitor. Após responder todas as questões, a correção é automática, e o candidato recebe o resultado da prova.

É importante salientar que o candidato não precisa ter domínio sobre informática, e que toda a prova é acompanhada por um profissional, para caso de dúvidas quanto à utilização do equipamento.

Agendamento on-line

O agendamento da prova teórica do Detran|ES pode ser feito pelo próprio candidato ou condutor de forma on-line direto no site do órgão. O interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar na área de serviços digitais de Habilitação, no serviço de ‘Agendamento de exames teóricos online’, e informar os dados solicitados da mesma forma que foi cadastrado no seu Renach.

Após validar os dados, ele poderá escolher o dia e horário disponíveis para o agendamento. No caso de candidato que reprovou e está fazendo a remarcação de Exame Teórico/Técnico, será necessário pagar o Documento Único de Arrecadação (DUA) da taxa de Reteste, que é emitido no mesmo local, antes de agendar a prova. Os agendamentos podem ser feitos até dois dias úteis antes da data escolhida da prova.

As provas de Reciclagem também podem ser agendadas pelos próprios condutores, em cumprimento da penalidade de suspensão do direito de dirigir após conclusão do curso de Reciclagem no site do Detran|ES. Para fazer o agendamento, o condutor deve acessar o serviço de ‘Emissão de taxa e agendamento de exame de Reciclagem’ e pagar o DUA antes de escolher a data e horário da prova.

Para realizar a prova, o candidato ou condutor deverá apresentar documento original de identificação com foto em bom estado de conservação e comprovante do agendamento da prova, além de estar utilizando, obrigatoriamente, sua máscara de proteção.

O candidato ou condutor deverá estar no local da prova com dez minutos de antecedência do horário agendado, sendo que o atraso da hora agendada não permitirá, em nenhuma hipótese, a realização da prova.

Para prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), a quantidade de vagas por hora será disponibilizada de acordo com as normas de segurança, respeitando-se a distância mínima de 1,5 metro entre os candidatos.

Será exigido que o candidato ou condutor faça uso da máscara de proteção enquanto estiver no local da prova, retirando-a somente quando solicitado para o seu reconhecimento facial. O candidato não poderá utilizar luvas durante o exame, que é realizada em maquinário touch screen.

Exame simulado

Antes de fazer a prova, o candidato pode treinar seus conhecimentos nos exames simulados disponíveis no site do Detran|ES para 1ª HabilitaçãoAtualização de CNH e Reciclagem.

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
publicidade

Estado

Doação de múltiplos órgãos: ‘Sim’ familiar é a esperança para quem está na fila de espera

Publicado

 

.

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, depois de quase cinco meses, viveu um dia diferente e cheio de esperança. Na manhã desta quinta-feira (30), aconteceu o transplante de múltiplos órgãos de um paciente que estava internado na unidade. Ao todo, coração, fígado, dois rins e as córneas foram captadas e poderão beneficiar seis pacientes que estão na fila de espera por um transplante.

“Esse é um momento muito delicado. De um lado, temos uma família que perdeu seu ente querido, mas que, ainda assim, se colocou no lugar do outro e consentiu com a doação. Do outro, temos seis pacientes que lutam de alguma forma pela vida e que, graças a esse “sim” familiar poderão recuperar a esperança e hoje ganharam o melhor presente que poderiam imaginar”, garantiu a diretora técnica do Hospital Dr. Jayme, Juliana Tavares.

A última captação de múltiplos órgãos que aconteceu na unidade foi início do ano, no mês de fevereiro. A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) mudou a rotina e o perfil de atendimento do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Referência para casos suspeitos ou diagnosticados com a doença, a unidade atende pacientes regulados pela Central de Regulação do Estado ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Esse paciente apresentava sintomas gripais e cefaleia com início há uma semana, foi trazido pelo SAMU com suspeita da Covid-19. Na unidade, ele passou por exames laboratoriais e de imagem que diagnosticaram um acidente vascular cerebral (AVC), inclusive dois testes PCR em tempo real foram realizados com resultados negativos para o novo Coronavírus.

“Paciente jovem, sem comorbidades conhecidas, mas que já na primeira tomografia de crânio identificamos uma extensa hemorragia cerebral com importante edema. Um quadro irreversível”, explicou a diretora técnica do Hospital Jayme, Juliana Tavares.

Diante da situação, a equipe médica caminhou para a abertura do protocolo de morte encefálica. A abordagem familiar foi realizada pela Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Dr. Jayme. “Essa abordagem é sempre difícil. Nos colocamos no lugar dessa família e entendemos a dor que estão sentindo, mas precisamos fazer esse trabalho. Essa família, em especial, manifestou o desejo da doação antes mesmo de comunicarmos o estado de saúde do paciente. Eles disseram que mesmo na morte ele faria algo de bom para alguém”, disse a enfermeira da CIHDOTT do Hospital Dr. Jayme, Ellen Costa.

Após a decisão da família, a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), foi acionada e mobilizou as equipes para captação dos órgãos. As cirurgias tiveram início na manhã desta quinta-feira (30), no Centro Cirúrgico do Hospital Jayme Santos Neves e contaram com a participação de um cirurgião cardíaco, uma cirurgiã geral, um cirurgião do aparelho digestivo, um médico residente e uma enfermeira do Centro de Transplantes do Hospital Meridional que, junto da equipe do Hospital Jayme com dois anestesistas, três técnicos de enfermagem e um enfermeiro concluíram a retirada do coração, fígado e rins. Em seguida, a equipe do Banco de Olhos entrou em sala para fazer a retirada das córneas.

“Em tempos tão difíceis que vivemos, esse sim familiar vai permitir que seis pacientes tenham uma nova chance. Essa família demonstrou que o amor é o bem maior do ser humano”, concluiu o cirurgião do aparelho digestivo, Paulo Henrique Souza.

 

Dados transplantes

Segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), de janeiro a julho deste ano foram realizados 135 transplantes no Estado. Até esta quinta-feira (30), a Central contabilizou 1.362 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 1.030 para rim, 296 para córneas, 30 para fígado e seis a espera de um coração.

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana