conecte-se conosco


Cidades

Detran|ES inaugura sala de biometria para processos de habilitação em Vargem Alta

Publicados

em

Com o objetivo de beneficiar os moradores de Vargem Alta que querem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovar o documento ou que precisam fazer curso de reciclagem, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) inaugurou, nesta quarta-feira (20), a nova Sala de Biometria na agência de atendimento do município, localizada na rua Willian Rose, s/nº, no Centro.

A unidade tem horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A solenidade de entrega do espaço e do novo serviço contou com a participação do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e do prefeito do Município, Elieser Rabello.

Até então, os vargem-altenses tinham de se descolar até os municípios mais próximos, como Cachoeiro de Itapemirim, para a coleta da biometria e da fotografia exigidas em processos de Habilitação, o que significa percorrerem distâncias de cerca de 30 quilômetros. A novidade contemplará, aproximadamente, sete mil condutores habilitados na cidade. De acordo com Givaldo Vieira, levar os serviços públicos para mais perto dos capixabas de todas as regiões é uma premissa do Governo do Estado.

“Com a implantação da Sala de Biometria em Vargem Alta, atendemos a uma demanda dos moradores, porque representa mais facilidade e comodidade para que realizem procedimentos, sobretudo àqueles que utilizam a CNH para trabalhar, para tarefas do dia a dia ou até mesmo para passear. Vale lembrar que o sistema biométrico visa a garantir mais transparência e segurança aos procedimentos de trânsito e temos investido cada vez mais em ferramentas tecnológicas para combater fraudes”, disse.

O diretor geral do Detran prosseguiu: “aliamos um acesso melhor dos vargem-altenses, sobretudo, os que moram nas comunidades rurais, a serviços do Detran|ES, que antes, tinham que se submeter aos riscos de estradas. Isso, com um impulso ao desenvolvimento do município a partir do avanço tecnológico, o que fortalece também as empresas credenciadas da região, como autoescolas e clínicas médico/psicológicas”, destacou Givaldo Vieira, que anunciou ainda a implantação de provas teóricas, em breve, no município e que trabalhará para viabilizar as avaliações práticas.

Durante a cerimônia, o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, agradeceu o comprometimento do Detran|ES com o município. “Só tenho a agradecer ao diretor do Detran|ES, Givaldo Vieira, e ao governador do Estado, Renato Casagrande, por mais essa ação em nosso município. Em maio, nos reunimos com Givaldo, em Vitória, onde fizemos diversas solicitações, e fomos prontamente atendidos pelo Detran. Hoje, vemos máquinas renovando a sinalização viária na sede do município e agora poderemos contar com biometria para emissão e renovação da CNH no município. Futuramente, o

Detran também se comprometeu a buscar a viabilização de um local para a realização de provas práticas em Vargem Alta. Muito obrigado Givaldo e muito obrigado Casagrande! O povo de Vargem Alta está vendo o compromisso de vocês para com nossa cidade”, agradeceu.

O motorista profissional, Marcos Dias, fez a coleta biométrica para o seu processo de Renovação da CNH da categoria D e aprovou a nova sala em Vargem Alta. “O local ficou bom, porque eu teria que ir até Cachoeiro de Itapemirim. Tendo a biometria aqui é bem melhor, porque evita o deslocamento para outra cidade e é importante para o município também, porque gera renda e atrai outros profissionais para nossa cidade”, apontou.

Participaram também da inauguração da Sala de Biometria de Vargem Alta o vice-prefeito da cidade, Alan Lopes Altoé; o diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idaf), Mário Louzada, além dos vereadores Mara David, Anna Gaburo, Alessandra Fassarella, Walace Pizetta, Célio Sartório, Ikinho Fávero e Ana Thomazini.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Abertas as inscrições para a I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba

Publicados

em

Por

Estão abertas as inscrições da I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba, com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, que acontecerá de forma virtual. Podem se inscrever até o dia 7 de dezembro, trabalhadores da Educação, Ministério Público, Conselho Municipal de Educação, Sindicato, pais de alunos, alunos, Superintendência Regional de Educação e Ensino Superior. Ao todo foram disponibilizadas 120 vagas para o Município de Linhares.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo link https://forms.gle/87nJPm1jFx5BGbtKA. O evento é uma realização das secretarias de Educação dos municípios de Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Pinheiros, Rio Bananal e Jaguaré.

O participante, ao se inscrever, precisa informar o município de origem, qual segmento representa na sociedade, confirmar sua participação na palestra de abertura e, na sequência, escolher o eixo temático que deseja participar. A conferência será no dia 9 de dezembro, das 8 às 18 horas, e será transmitida pelo Youtube e também pela plataforma Zoom.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, frisou que a opção por fazer uma conferência intermunicipal traz resultados positivos, porque as discussões já estão sendo muito valiosas.

“Nós certamente levaremos para o fórum nacional diversidade de opiniões, e isso tem estreitado os laços entre os municípios em um tema de tamanha relevância. Levar qualidade na educação às crianças já é um grande desafio e com equidade, respeitando todas as diferenças regionais, individuais, os desafios são ainda maiores. Essas temáticas trazem muitas possibilidades de atuação para que a educação de qualidade chegue a todos os alunos”, disse a secretária de Educação.

A I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba é uma preparação para a IV CONAE – Conferência Nacional de Educação, que será realizada em Brasília no ano que vem.

PROGRAMAÇÃO

MATUTINO:

8h – Abertura com apresentação das autoridades (transmissão pelo Youtube – parceria Ifes – Nova Venécia)

8h50 – Apresentação cultural (Ifes Campus Nova Venécia)

9h – Palestra de abertura: “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira” – Profª Drª Ariadna Pereira Siqueira Effgen – Ifes de Nova Venécia

10 às 12h – Apresentação e aprovação do Regimento

VESPERTINO:

Ambientes virtuais por eixo e plenária final

Eixo I – O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas: Wilson Alves Pereira – Assessor Parlamentar para Assuntos Educacionais – Brasília/DF

Eixo II – Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade à serviço da Educação – Carmen Lúcia Prata – Assessora de Tecnologia da Informação – Sedu/ES

Eixo III – Criação do SNE: avaliação da legislação inerente, proposta do modelo – Deputado Federal Idilvan Alencar – CE e Relator do PL 25/2019 – SNE

13h30 às 14h30 – Apresentação e dinâmica do Eixo

14h30 – Palestra de abertura por eixo, em cada ambiente virtual

15h10 às 16h50 – Plenárias de eixo

17 às 18 horas – Plenária final

 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana