conecte-se conosco


Estado

Detran|ES promove ação de impacto em Vitória com chamado para desacelerar o trânsito

Publicados

em

Desacelerar no trânsito e na vida. Esse foi o convite do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para quem passou, na tarde desta segunda-feira (09), em frente à sede do Órgão, na Avenida Fernando Ferrari, em Vitória.

A ação de impacto ‘Dia D’ fez paradas estratégicas dos veículos no semáforo para dar um alerta aos motoristas, motociclistas, passageiros de ônibus, ciclistas e pedestres sobre os altos números de sinistros (acidentes) e mortes no trânsito e para chamar atenção para a importância da adoção de comportamentos responsáveis.

As equipes utilizaram faixa e placas com mensagens de conscientização, música ao vivo com violinistas e distribuíram panfletos com orientação e chás de camomila com o intuito de promover um momento de reflexão e o acalmamento no trânsito.

Mais do que impacto visual, durante essas paradas, agentes de trânsito e de educação e promotores fizeram abordagens educativas, apresentando dados impactantes sobre imprudências no trânsito e convocando as pessoas a desacelerar.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, reforçou o convite aos capixabas. “Reunimos nossos parceiros para chamar a atenção dos motoristas e todos que estão no trânsito. Para isso, nós trouxemos música clássica aqui para a avenida, com distribuição de chás de camomila, tudo isso com objetivo de chamar as pessoas a desacelerar no trânsito e na vida, porque nosso bem maior é a vida”, destacou.

A estudante universitária Maria Júlia Pessin que atravessava na faixa e aprovou a iniciativa. “A ação é muito legal, acho que é necessário mesmo dar uma desacelerada. Todo mundo vive muito no automático hoje em dia”, disse.

O motorista Hermes Francisco de Oliveira parou no semáforo e também elogiou a ação. “Muito bom! Isso é bom para conscientizar o pessoal. O trânsito está difícil, principalmente aqui nessa avenida. Ninguém respeita ninguém, é um querendo ultrapassar a vontade do outro, aí acaba complicando. Precisa de ações como essas sempre”, contou.

A estudante de Direito Ludmila de Almeida dos Santos passa diariamente pela Avenida Fernando Ferrari e aproveitou para gravar o trabalho de conscientização. “Achei muito, muito legal. Eu desci do ônibus, aí eu vi uma ambulância e várias viaturas. Quando fui seguindo, eu vi o músico no violino e achei sensacional. Realmente chama muita atenção. Genial! Gostei muito. Com certeza as pessoas precisam desacelerar. Principalmente aqui, porque é uma avenida muito movimentada. E é frente à Ufes, tem muitos estudantes passando toda hora e pode acontecer um atropelamento, por exemplo, por culpa da alta velocidade. Então, acho muito importante isso”, elogiou.

A ação também já foi realizada no dia 22 de maio, na praia de Camburi, em Vitória, dentro da programação do Maio Amarelo. A iniciativa reuniu nos dois dias, além de agentes de trânsito e da equipe de educação do Detran|ES, efetivos da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), do Grupo Tático Operacional de Vitória (GTO/GCMV), da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).

Desaclere

A mensagem “Desacelere. Seu bem maior é a vida” foi escolhida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para ser utilizada nas campanhas educativas dos órgãos de trânsito de todo o país em 2025. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da redução de velocidade nas vias, incentivando a mudança de comportamento dos condutores.

 

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana