conecte-se conosco


Estado

Detran|ES promove ação de impacto em Vitória com chamado para desacelerar o trânsito

Publicados

em

Desacelerar no trânsito e na vida. Esse foi o convite do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para quem passou, na tarde desta segunda-feira (09), em frente à sede do Órgão, na Avenida Fernando Ferrari, em Vitória.

A ação de impacto ‘Dia D’ fez paradas estratégicas dos veículos no semáforo para dar um alerta aos motoristas, motociclistas, passageiros de ônibus, ciclistas e pedestres sobre os altos números de sinistros (acidentes) e mortes no trânsito e para chamar atenção para a importância da adoção de comportamentos responsáveis.

As equipes utilizaram faixa e placas com mensagens de conscientização, música ao vivo com violinistas e distribuíram panfletos com orientação e chás de camomila com o intuito de promover um momento de reflexão e o acalmamento no trânsito.

Mais do que impacto visual, durante essas paradas, agentes de trânsito e de educação e promotores fizeram abordagens educativas, apresentando dados impactantes sobre imprudências no trânsito e convocando as pessoas a desacelerar.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, reforçou o convite aos capixabas. “Reunimos nossos parceiros para chamar a atenção dos motoristas e todos que estão no trânsito. Para isso, nós trouxemos música clássica aqui para a avenida, com distribuição de chás de camomila, tudo isso com objetivo de chamar as pessoas a desacelerar no trânsito e na vida, porque nosso bem maior é a vida”, destacou.

A estudante universitária Maria Júlia Pessin que atravessava na faixa e aprovou a iniciativa. “A ação é muito legal, acho que é necessário mesmo dar uma desacelerada. Todo mundo vive muito no automático hoje em dia”, disse.

O motorista Hermes Francisco de Oliveira parou no semáforo e também elogiou a ação. “Muito bom! Isso é bom para conscientizar o pessoal. O trânsito está difícil, principalmente aqui nessa avenida. Ninguém respeita ninguém, é um querendo ultrapassar a vontade do outro, aí acaba complicando. Precisa de ações como essas sempre”, contou.

A estudante de Direito Ludmila de Almeida dos Santos passa diariamente pela Avenida Fernando Ferrari e aproveitou para gravar o trabalho de conscientização. “Achei muito, muito legal. Eu desci do ônibus, aí eu vi uma ambulância e várias viaturas. Quando fui seguindo, eu vi o músico no violino e achei sensacional. Realmente chama muita atenção. Genial! Gostei muito. Com certeza as pessoas precisam desacelerar. Principalmente aqui, porque é uma avenida muito movimentada. E é frente à Ufes, tem muitos estudantes passando toda hora e pode acontecer um atropelamento, por exemplo, por culpa da alta velocidade. Então, acho muito importante isso”, elogiou.

A ação também já foi realizada no dia 22 de maio, na praia de Camburi, em Vitória, dentro da programação do Maio Amarelo. A iniciativa reuniu nos dois dias, além de agentes de trânsito e da equipe de educação do Detran|ES, efetivos da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), do Grupo Tático Operacional de Vitória (GTO/GCMV), da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).

Desaclere

A mensagem “Desacelere. Seu bem maior é a vida” foi escolhida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para ser utilizada nas campanhas educativas dos órgãos de trânsito de todo o país em 2025. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da redução de velocidade nas vias, incentivando a mudança de comportamento dos condutores.

 

Comentários Facebook

Estado

Ação pela Cidadania reúne mais de 10 mil pessoas em dia de serviços e lazer em Cariacica

Publicados

em

O Governo do Estado realizou, neste sábado (08), mais uma edição do Circuito Cultural e Turístico Ação pela Cidadania – Estado Presente em Defesa da Vida, reunindo mais de 10 mil pessoas no Parque O Cravo e a Rosa, em Cariacica. A ação ofereceu cerca de 90 serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, cultura, segurança pública e lazer, com atendimento à população de todas as idades.

“A Ação pela Cidadania faz parte do Programa Estado Presente, que tem o eixo policial, mas também um forte eixo social, com o oferecimento de serviços públicos e cidadania para a população. Levar oportunidades está no bojo do programa, que vem reduzindo a violência no Espírito Santo. Uma iniciativa como essa alcança pessoas que precisam da atenção do poder público. O Estado não é somente polícia, mas também saúde, infraestrutura, educação e serviços básicos. É isso que estamos fazendo aqui”, destacou o governador Renato Casagrande.

O Circuito é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Casa Civil (SCV), com o ES Convention & Visitors Bureau, e apoio da Prefeitura de Cariacica. Diversas instituições estaduais e municipais atuaram de forma integrada durante o evento.

Na área da saúde, foram oferecidos serviços como aferição de glicemia e pressão arterial, vacinação (influenza, covid-19, dengue, sarampo, tríplice viral, entre outras), testagens (HIV, sífilis e hepatites B e C), vacinação antirrábica (cães e gatos), consultas e exames oftalmológicos com encaminhamento para fornecimento de óculos e próteses oculares, além de biomicroscopia de fundo de olho, tonometria e autorrefração. Também houve orientações sobre amamentação, cuidados odontológicos, fisioterapia e massagem.

A ação disponibilizou ainda emissão de registros civis (nascimento, casamento e óbito) e Carteira de Identidade. Para pessoas em busca de recolocação no mercado de trabalho, houve emissão da Carteira de Trabalho, intermediação de mão de obra e acesso ao seguro-desemprego. Também foram abertas inscrições para cursos do QualificarES.

“Essa a maior ação da história do Espírito Santo, reunindo cultura, turismo, lazer e prestação de serviços para quem mais precisa – de crianças a idosos. Foram mais de 600 profissionais envolvidos aqui em Cariacica. Nosso Estado, sob a liderança do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço, coloca as pessoas em primeiro lugar”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu.

Também foram oferecidos atendimentos e orientações jurídicas nas áreas cível, família, previdenciária e trabalhista, além de direito do consumidor, reconhecimento de paternidade, guarda e adoção.

O público teve acesso a serviços como renegociação de dívidas de água e energia, corte de cabelo gratuito e substituição de lâmpadas ineficientes por modelos LED. Instituições financeiras também participaram, oferecendo serviços de microcrédito, cartão de crédito e liberação de cheque especial.

A Delegacia Móvel esteve presente, com atendimento a mulheres vítimas de violência, registro de boletins de ocorrência e solicitação de medidas protetivas. Também houve exposição de viaturas da Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. O evento foi totalmente acessível e contou com intérpretes de Libras.

Outro destaque foi a carreta do Programa Pet Vida, que realizou castração e microchipagem de cães e gatos, promovendo cuidados e proteção à causa animal.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Felipe Mansur
(27) 99929-8211
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana