conecte-se conosco

Cidades

Dia de beleza e descontração no Serra Mais Mulher Especial

Publicado

As secretarias de Educação e de Políticas Públicas para as Mulheres promovem na próxima segunda-feira, dia 25, um dia de beleza, descontração, dinâmicas, palestra e lanches para as mães dos estudantes público-alvo da Educação Especial.

A ação acontece das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Associação de Moradores de Barcelona, situada na avenida Região Sudeste, nº 765, em Barcelona.

O encontro faz parte do programa Serra Mais Mulher da Prefeitura da Serra, que é realizado continuamente nos bairros da cidade.

“Atuamos neste ano de forma integrada com a Secretaria de Educação, junto ao movimento Mães Eficientes Somos Nós, momento no qual pudemos perceber a necessidade de trabalhar a autoestima dessas mulheres, mães, que muitas vezes assumem toda a responsabilidade do cuidado de seus filhos. Então, nesta edição especial do Serra Mais Mulher, queremos valorizar ainda mais essas mães que são um exemplo inspirador de superação das vulnerabilidades da vida nas situações diferentes e desafiadoras que vivemos, promovendo várias atividades para elas”, comenta a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra, Luciana Malini.

Segundo o secretário de Educação, Gelson Junquilho, o evento visa proporcionar um dia prazeroso de bem-estar e cuidados para todas as mulheres, mães de estudantes público-alvo da Educação Especial.

“Nos esforçamos a cada dia para prestar o melhor atendimento aos alunos e às mães dos alunos público-alvo da Educação Especial, que são exemplos de mulheres guerreiras. A Sedu está à disposição para estabelecer sempre uma comunicação direta com elas, orientar e aconselhar no que for necessário. As escolas da Serra estão de braços abertos para receber e acolher a todos, bem como promover a igualdade e o acesso à Educação”, frisou.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Procura em unidades de saúde com horário estendido aumentou 20%

Publicado


.
Imunização é um dos serviços mais solicitados nas unidades
Foto: Márcia Leal /PMCI

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Aeroporto, Amaral, Jardim Itapemirim e Paraíso fizeram mais de 19 mil atendimentos desde maio, quando começaram a trabalhar com horário estendido. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), isso representa um aumento de 20% na procura por serviços ofertados nesses locais após a implantação da nova rotina.

A extensão do horário nas quatro UBS se deve à adesão do município ao programa federal Saúde na Hora. O principal objetivo do programa é proporcionar atendimento para quem não tem condições de buscar serviços de saúde durante o dia, no horário convencional de funcionamento das unidades.

Com isso, as quatro unidades estão funcionando das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira – três horas a mais do que o período convencional. O atendimento não é restrito a moradores das regiões onde ficam as UBS. Por isso, elas são uma alternativa aos pronto-atendimentos, nos casos em que o paciente não precise de assistência de urgência e emergência.

Durante a pandemia, as Unidades Básicas de Saúde estão servindo de porta de entrada para quem apresenta sintomas leves de Covid-19. Os demais serviços oferecidos incluem consultas, vacinação, aferição de pressão arterial e glicose, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (Sífilis, Hepatite B e C e HIV) e exame preventivo (Papanicolau).

“Muitas pessoas não conseguiam acessar os serviços de saúde da Atenção Primária, por saírem de casa cedo para o trabalho, e os horários não coincidiam com a abertura e fechamento das UBS. Verificamos um aumento, principalmente, na busca por imunização, nesses locais com horário estendido, o que é muito bom para a proteção da população como um todo”, afirma a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Confira a localização e o telefone de contato das Unidades Básicas de Saúde com horário estendido (segunda a sexta-feira, das 7h às 19h):

UBS Aeroporto

Localização: Rua Alfredo Seco, 1 – Boa Vista

Telefone: (28) 3155-5358

UBS Amaral

Localização: Rua José Mancine, 17 – Amaral

Telefone: (28) 3155-5376

UBS Jardim Itapemirim

Localização: Rua Walace de Melo Pereira Barreto, 145 – Jardim Itapemirim

Telefone: (28) 3526-8728

UBS Paraíso

Localização: Rua Florentino Vantil, 8 – Paraíso

Telefone: (28) 3511-3845

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana