conecte-se conosco


Grande Vitória

Dia do Manguezal: ação de limpeza retira 2,8 toneladas de resíduos do manguezal de Vitória

Publicados

em

Fotos: Divulgação

Um esforço coletivo em prol da preservação de um tesouro de Vitória. Nesta terça-feira, 26 de julho, Dia Internacional de Conservação dos Manguezais e Dia Municipal do Manguezal, uma grande ação de limpeza no manguezal de Maria Ortiz, por terra e mar, retirou 2,8 toneladas resíduos do local. A ação envolveu a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), alunos da Emef Marechal Mascarenhas de Moraes, catadores de caranguejo, coletores da Central de Serviço, guarda-vidas de Vitória, Instituto Canal, Polícia Ambiental e voluntários.

A ação começou com uma caminhada dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) até a região de manguezal de Maria Ortiz, com o apoio da Guarda Municipal de Vitória (GCMV). Com cartazes e cantos, os estudantes chamaram a atenção para a importância de se preservar esse ecossistema. O município de Vitória possui uma área territorial de aproximadamente 96,54 km². Deste total, aproximadamente 12 km² são compostos por áreas de manguezal. Essas áreas abrigam uma rica diversidade ecológica, social e cultural, que o município vem preservando ao longo dos anos, por meio de inúmeras ações socioambientais, dentre as quais vários projetos e ações de Educação Ambiental.

A subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal de Vitória, Cristiane Stem, destacou que os alunos são importantes multiplicadores da preservação do meio ambiente em seus lares. “A limpeza do manguezal de Maria Ortiz é mais uma ação de preservação que a Semmam realiza. Ao longo de todo o ano, a Secretaria mantém um trabalho permanente nesse sentido”, afirmou.

Um dos parceiros da ação de limpeza foi o Instituto Canal. “O Instituto promove atividades de preservação ambiental, em parceria com a Prefeitura, e a de hoje é mais uma delas. O manguezal abriga várias espécies, de aves a peixes. Aqui é um verdadeiro berçário da vida marinha”, disse o presidente do Instituto, Sandro Firmino.

Dia do Manguezal

Além da limpeza desta terça-feira, a Semmam organizou a Exposição “Manguezal: Múltiplos Olhares”, no Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras, que conta com 32 telas do artista Rogério Dalmonech, que retratam o ecossistema. Já no Parque Botânico da Vale, está a mostra “Um Olhar sobre o Manguezal de Vitória”.

Vitória desenvolve, ainda, o Projeto “Mangueando na Educação”, desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam, que tem como principal objetivo promover processos de Educação Ambiental, por meio de uma perspectiva crítica. O intuito é ampliar o nível de conscientização da população quanto à importância da preservação do ecossistema manguezal, considerando suas características ecológicas, socioambientais, culturais e cênicas.

Comentários Facebook

Esporte

Arena Jacaraípe vai receber campeonato de Karatê em setembro

Publicados

em

Por

Foto: Freepik

A Serra vai receber em setembro o maior evento de Karate do Espírito Santo: o Open Nacional Team Aguiar de Karate, que vale pontos no ranking nacional e vai contar com cerca de 200 atletas participantes. O campeonato acontece em vários estados brasileiros e no Espírito Santo a Serra é quem vai sediar o evento.

A competição contará com atletas de todo o Espírito Santo e do Brasil, incluindo alguns que fazem parte da seleção brasileira principal. Dentre os estados com atletas participantes estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Ceará.

O evento é realizado pelo Team Aguiar e Federação Espírito Santense de Karatê (FEK) e conta com o apoio da Prefeitura da Serra por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

O campeonato acontece na Arena Jacaraípe no dia 10 de setembro e as inscrições vão até 7 de setembro através de preenchimento de um formulário online disponível no link www.sistemaronin.com.

As categorias participantes do evento são base, master e a sênior. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com a categoria inscrita.

Serviço:

Local: Arena Jacaraípe.

Data: 10 de setembro de 2022.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana