conecte-se conosco


Polícia

Dia do Orgulho Autista: RPMont e AMAES promovem evento para destacar os direitos da pessoa com deficiência

Publicados

em

Nesta quarta-feira (22), o Regimento de Polícia Montada (RPMont) em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas do ES (AMAES) promoveram um evento em comemoração ao Dia do Orgulho Autista, data lembrada em 18 de junho. Na oportunidade foi ministrada pelo assistente social da AMAES, Carlo Cavaco, a palestra com o tema: “Os Direitos da Pessoa com Deficiência” com o intuito de esclarecer sobre leis e direitos.

O evento contou com a participação dos responsáveis pelos praticantes de equoterapia, profissionais da AMAES e convidados.

O comandante do RPMont, tenente-coronel Giuliano Menegatti, a presidente da AMAES, Pollyana Paraguassu e Heloísa Silva Moraes fizeram uso da palavra reforçando a parceria formalizada entre a AMAES e a PMES, através do Acordo de Cooperação firmado em 2020, publicado em Diário Oficial, que possibilita a continuidade do Programa Social da PMES. Pollyana Paraguassu destacou que o “Dia do Orgulho Autista não se dá pelo fato de ter orgulho de ter um filho Autista, mas sim pela luta e vitórias conseguidas até hoje”.

O Dia do Orgulho Autista foi celebrado pela primeira vez em 2005, pelo grupo Aspies for Freedom (AFF), presente no Reino Unido. Tomando proporções globais, é uma data importante para combater estereótipos que frequentemente são associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Comentários Facebook
Propaganda

Polícia

Batalhão de Missões Especiais inicia o I COESP 2022

Publicados

em

A Polícia Militar do Espírito Santo, através do Batalhão de Missões Especiais (BME), deu início, nesta quarta-feira (29), ao I Curso de Operações Especiais (I COESP). A aula inaugural ocorreu às 16h, na Academia de Polícia Militar (APM), em Cariacica.

Após passarem por rigorosos testes de aptidão física e de habilidades especiais, iniciaram o curso 29 inscritos, sendo 21 da PMES e oito de corporações coirmãs (um 3º Sgt da PMAM; um 3º Sgt da PMMS; um PCES; um PCPA; um PRF; e três PPES-Sejus).

O curso tem previsão de término para o dia 16 de setembro de 2022. Serão 812 horas/aula, perfazendo um total de 81 dias.

O objetivo do COESP é capacitar o aluno a desempenhar atividades de Operações Policiais Especiais, especializando-o para o atendimento de ocorrências de alto risco e cumprimento de missões de grande complexidade e valor estratégico para o Comando da Corporação. Além disso, os formados poderão atuar como multiplicadores na Polícia Militar do Espírito Santo, por intermédio da docência, sobre os assuntos de Operações Especiais.

O corpo de instrutores do curso conta com diversos especialistas em várias áreas e que atuam com excelência na PMES e em outras instituições, como o CBMES, a PRF, a PF, a SEJUS e o EB.

Para o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, a Polícia Militar, através do governador Renato Casagrande, venceu o primeiro grande desafio que foi retornar com o Batalhão de Missões Especiais. “E não foi um retorno qualquer. Recebemos investimentos importantes que reestruturaram as instalações físicas da Unidade, bem como possibilitaram a construção de uma nova quadra poliesportiva. Temos também um processo de compra de armamentos em andamento e um projeto para criar um stand de tiro indoor”, enumerou.

Com todas essas conquistas, o coronel Caus ainda ressaltou a qualificação dos policiais militares através dos cursos oferecidos pelo Batalhão, tais como o de Controle de Distúrbios Civis (CDC), de Negociador e o de Atirador de Elite. “Agora com o COESP, teremos a formação de policiais especiais, uma vez que passarão por situações extremas que não são superadas por indivíduos comuns. Aqueles que conseguirem chegar até o final serão os futuros caveiras da Polícia Militar do Espírito Santo”, afirmou.

Antes do encerramento da aula inaugural, os presentes participaram de uma palestra com o lendário ex-comandante do Batalhão de Missões Especiais, o coronel reformado Juarez Monteiro da Silva. Na oportunidade, ele foi homenageado pela sua trajetória no BME, e por deixar um importante legado para os atuais comandantes da Unidade e para a sua tropa.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: PM ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana