conecte-se conosco


Estado

Dia do Trabalhador: Espírito Santo registra menor taxa de desocupação da série histórica

Publicados

em

Em publicação especial pelo Dia do Trabalhador, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), apresenta um retrato abrangente do mercado de trabalho no Espírito Santo. O estudo “IJSN Especial – Dia do Trabalhador” foi desenvolvido pela Coordenação de Estudos Econômicos do Instituto. Os dados revelam que no 4º trimestre de 2024, o Estado alcançou a menor taxa de desocupação da sua série histórica iniciada em 2012, apenas 3,9%.

Na análise do ano de 2024, a taxa de desocupação do Espírito Santo também foi histórica, de 4,6%. Este desempenho posiciona o Estado capixaba como a 6ª menor taxa entre as unidades federativas (UFs). O desempenho representa uma queda de -1,4 pontos percentuais (p.p) em relação à média anual de 2023 e de -6,5 p.p. na comparação com 2019.

Segundo a análise apresentada no IJSN Especial, o mercado de trabalho capixaba encerrou o ano de 2024 com 2,08 milhões de pessoas ocupadas — crescimento de 3,1% em relação a 2023 e de 7,4% frente a 2019. O nível de ocupação atingiu 60,7%.

Outro destaque importante foi o aumento do rendimento médio mensal, que chegou a R$ 3.298 em 2024, representando alta de 7,3% em relação ao ano anterior e de 11,8% em comparação a 2019.

A informalidade, embora ainda represente 38,3% do total de ocupados, mostra sinais de estabilidade, mantendo-se abaixo da média nacional (38,6%) e com queda de 2,4 p.p em relação a 2019. Já o saldo de empregos formais (admitidos menos desligados) em 2024 foi positivo em 35.036 vínculos, com destaque para o segundo trimestre como o mais dinâmico.

“Os dados refletem o resultado dos esforços do Governo do Estado na implementação de políticas públicas eficazes voltadas para o desenvolvimento econômico, a qualificação profissional e a inclusão produtiva. Eles evidenciam os avanços consistentes na geração de empregos e no fortalecimento da economia capixaba, além de reforçar a melhora na qualidade das ocupações, fator essencial para uma economia mais dinâmica e sustentável”, destaca Pablo Lira, diretor-geral do IJSN.

Entre os segmentos econômicos, os maiores saldos positivos vieram dos setores de informação e comunicação, comércio, indústria de transformação, administração pública, saúde e educação. A economia criativa também ganhou espaço, com cerca de 202 mil pessoas ocupadas no setor, equivalente a 9,7% do total da força de trabalho do Estado, e com informalidade abaixo da média nacional.

Outro destaque relevante é que desde o início da nova série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em 2020, o Espírito Santo gerou +177 mil de empregos com carteira de trabalho assinada. O estudo IJSN Especial – Dia do Trabalhador pode ser acessado na íntegra através do link:https://ijsn.es.gov.br/Media/IJSN/PublicacoesAnexos/S%C3%ADnteses/IJSN_Especial_Dia_do_Trabalhador_VF.pdf

Comentários Facebook

Estado

Governo do Estado entrega obra de recapeamento em Marilândia

Publicados

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, neste sábado (17), as obras de recapeamento da estrada que liga as comunidades de Liberdade e Bica à Rodovia ES-360, no município de Marilândia, na microrregião Centro-Oeste. Com investimento de R$ 2,9 milhões, as intervenções no trecho de 5,4 quilômetros de extensão garantem mais segurança, conforto e melhores condições de trafegabilidade para moradores, produtores rurais e transportadores da região.

“Hoje temos um Estado respeitado e por onde vamos as pessoas comentam a situação do Espírito Santo. Ser Nota A do Tesouro Nacional não é o fim, mas um meio. Ter um Estado equilibrado nos dá oportunidade de entregar mais essa obra. O Brasil tem uma média de 6% de investimento em infraestrutura, enquanto o Espírito Santo faz 20%. Quem não é o maior, tem que ser o melhor, mais eficiente. Temos alto investimento em infraestrutura e com baixa carga tributária. Queremos cada vez mais ser esse estado que entrega obra e qualidade de vida ao capixaba”, afirmou o governador.

As obras foram executadas pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A estrada recuperada é considerada estratégica para o escoamento da produção agropecuária, o fortalecimento do agroturismo e a mobilidade das comunidades de Liberdade e Bica. As melhorias devem impactar diretamente a logística e o acesso dessas áreas rurais ao município e às regiões vizinhas.

“Nosso compromisso com a população capixaba é entregar obras que realmente façam a diferença no dia a dia das pessoas. Em Marilândia, realizamos esse recapeamento para assegurar mais qualidade e segurança no transporte da produção agrícola e na mobilidade local. Essa é mais uma ação que fortalece a infraestrutura rural e contribui para o desenvolvimento do interior do Estado”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Também estiveram presentes os prefeitos, Gutinho Astori (Marilândia), Ana Izabel Malacarne (São Domingos do Norte), Lastênio Cardoso (Baixo Guandu), Leonardo Finco (Governador Lindenberg), Davi Ramos (Vila Valério) e Jailson Quiuqui (Águia Branca); o deputado federal Paulo Foletto; os deputados estaduais Dary Pagung e Mazinho dos Anjos; e o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana