conecte-se conosco


Cidades

Dia Nacional do Livro será comemorado nesta quarta-feira (27) em Cachoeiro

Publicados

em

Em alusão ao Dia Nacional do Livro (29 de outubro), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro realizará, nesta quarta-feira (27), uma série de atividades para homenagear autores regionais e promover o hábito da leitura.

Aberto ao público, o evento será iniciado às 18h30, na Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” – instalada na Casa da Memória, localizada na rua Vinte e Cinco de Março, Centro (ao lado da escola Guimarães Rosa) – com uma mesa-redonda sobre o tema “O livro como instrumento eternizador da história”. Participarão da atividades as representantes da Academia Cachoeirense de Letras, Paula Garruth e Valquíria Volpato, e do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim, Maria Théa Baptista Cardoso.

A programação conta, ainda, com um momento de declamação de poesias de autoria de Maria Antonieta Tatagiba (1895-1928), celebrando os 125 anos de seu nascimento, em reconhecimento e reafirmação do valor literário de sua obra. Nascida em Mimoso do Sul, a poetisa marcou época como representante feminina da poesia capixaba no século passado, sendo a primeira mulher do estado a ter um livro publicado. As poesias serão declamadas por Pedro Antônio de Souza, presidente da Academia “Maria Antonieta Tatagiba de Artes, História e Letras”, do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana.

Durante o evento, acontecerá, também, o lançamento do livro “Entre o Cuidar e o Curar”, da autora cachoeirense Luciene Carla Corrêa Francelino.

O Dia Nacional do Livro é comemorado em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa, em Lisboa, foi transferida para a colônia, em 1810.

“Nossa cidade tem uma tradição cultural muito forte, principalmente, na literatura. por isso, é muito importante encontrarmos formas de manter viva a memória dos ilustres autores cachoeirenses e da nossa região, bem como encontrar meios de apoiar e incentivar novos talentos”, comenta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

A Semcult lembra que, em virtude dos protocolos de prevenção contra Covid-19, todos os presentes deverão utilizar máscaras no local.

Serviço:  

Evento em comemoração ao Dia Nacional do Livro

Local: Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, rua Vinte e Cinco de Março, Centro (ao lado da escola Guimarães Rosa)

Data: 27 de outubro

Hora: a partir das 18h30

Funcionamento das bibliotecas públicas da cidade

No último mês de setembro, as Bibliotecas Públicas Municipais “Major Walter dos Santos Paiva” e “Roney Argeu Moraes” ampliaram os dias e horários de atendimento, com objetivo de atender, principalmente, estudantes no contraturno escolar.

A biblioteca “Major Walter dos Santos Paiva está com atendimento às segundas, quartas e quintas-feiras, das 12h às 18h, e às terças e sextas, das 8h às 14h.

Já na “Roney Argeu Moraes”, que fica na Pracinha da Cultura “Sérgio Sampaio” (na antiga ECC), bairro Rui Pinto Bandeira, os atendimentos são às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 18h, e às terças e quintas, das 8h às 14h.

Além de estarem abertos para visitação, os locais também estão disponíveis para pesquisas e empréstimo de livros. Mais informações: 3155-5272 (Major Walter dos Santos Paiva”) e 3526-8732 (“Roney Argeu Moraes”).

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Chuvas: mais de 280 toneladas de lixo são recolhidos após limpeza nos bairros de Linhares

Publicados

em

Por

Após as fortes chuvas registradas em Linhares no último domingo, dia 28, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob) têm realizado um intenso trabalho de limpeza de via urbanas a fim de desobstruir bueiros e galerias e evitar novos pontos de alagamento.

Durante a operação realizada na segunda-feira (29), em todos os bairros da sede, mais de 280 toneladas de resíduos foram removidos das vias públicas, bueiros e galerias.  Conforme a secretaria, em consequência da chuva, havia muito lixo espalhado, além de areia e material proveniente da construção civil, que impediam o escoamento da água até os bueiros.

“Infelizmente, as pessoas não se dão conta da importância de mantermos uma rede de drenagem eficiente. E para isso, dependemos único e exclusivamente da cooperação dos moradores, no que diz respeito ao descarte correto do lixo”, aponta o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Apoio da população

Para que o trabalho de limpeza urbana seja eficiente, é preciso que os cidadãos acompanhem o cronograma de recolhimento e façam o depósito dos materiais em locais adequados, seja em caçambas (resíduos da construção civil), em lixeiras e sacos plásticos (lixo domiciliar) e acondicionado no dia anterior à data de coleta, no caso de entulho – observando para evitar calçadas e ciclovias.

Outra forma de destinação correta de resíduos são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o recolhimento de materiais recicláveis, instalados nos bairros da sede e no interior. Ao todo são 180 equipamentos instalados nas unidades de ensino, unidades de saúde, supermercados, hospitais e empresas privadas do município.

De acordo com João Cléber, a destinação incorreta de lixo é o principal fator para ocorrência de enchentes. “Caso não haja uma mudança cultural na forma de encararmos os resíduos e o lixo que geramos, de modo geral, os problemas como entupimento de bocas de lobo, assoreamento de galerias e, sobretudo, a ocorrência de alagamentos, irão se agravar cada vez mais”, aponta o secretário.

As demandas de limpeza e manutenção no sistema de drenagem, além de reparos na pavimentação de ruas e avenidas, podem ser registradas por meio do telefone (27) 3372 2117.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana