conecte-se conosco


Estado

‘Diálogos do Agro Capixaba: Atualidades e Tendências’ apresenta novas publicações do Incaper, tecnologias e mesa-redonda

Publicados

em

Na próxima quarta-feira (11), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), lança novas publicações, de diversos temas, acompanhado de mesas-redondas temáticas, no evento “Diálogos do Agro Capixaba: atualidades e tendências”, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo – Crea-ES, em Vitória.

A programação tem início às 08h e previsão de encerramento às 15h30. Realização do Incaper em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e o Crea-ES.

A primeira mesa-redonda, ‘Atualidades e Tendências Socioeconômicas’, terá a apresentação de extensionistas e do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli. A mediação será feita pela pesquisadora e gerente de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Incaper, Vanessa Borges. A mesa contará ainda com o lançamento da nova edição do periódico Incaper em Revista.

A segunda mesa-redonda, com o tema Atualidades e tendências no enfrentamento de períodos de estiagem, traz o lançamento do livro “Crise Hídrica no Espírito Santo: O Caso 2014 a 2017”’. O moderador do debate será o secretário Enio Bergoli.

Atualidades e Tendências na Produção Agropecuária será o tema da terceira mesa-redonda, mediada pelo pesquisador do Incaper, José Aires Ventura. O momento será de apresentação de novas publicações do Incaper. Lançamento dos livros: “Cadeia Produtiva da Uva no Espírito Santo”; “Tecnologias para a Produção de Goiaba”; “Tópicos Especiais na Produção de Cafés de Qualidade”. Haverá ainda apresentação de temas envolvendo a qualidade do solo e a cafeicultura sustentável.

Confira a programação completa:
08h – Recepção com café

08h30 – Abertura oficial e fala das autoridades

08h50 – 10h30 – Mesa-redonda 1: Atualidades e tendências socioeconômicas

Moderadora: Vanessa Borges Gerente de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Incaper

Lançamento do periódico “Incaper em Revista” Vera Lúcia Martins Santos (Editora do Incaper em Revista e Extensionista do Incaper).

A influência do consumidor nos processos de produção agropecuária: o futuro sustentável

Enio Bergoli – Secretário de Estado da Agricultura

A influência do “Projeto Profissional do Jovem” na permanência no campo e na sucessão familiar – Vera Lúcia Martins Santos, extensionista do Incaper

Relato sobre o projeto de extensão “Educação Alimentar e Nutricional: Mulheres Rurais nos Municípios de Alegre e Guaçui”- Ana Paula Pereira Castro Extensionista do Incaper

Impactos da política pública de incentivo à produção de laranja no sul do ES-Marianna Abdalla, extensionista do Incaper

10h30 – 12h: Mesa-redonda 2 Atualidades e tendências no enfrentamento de períodos de estiagem

Moderador: Enio Bergoli-Secretário de Estado da Agricultura

Lançamento do livro “Crise Hídrica no Estado do Espírito Santo: O Caso de 2014 a 2017” Pedro Pantoja Pesquisador do Incaper

A experiência da Agerh no enfrentamento da crise hídrica de 2014 a 2017 – Fabio Anerht, diretor presidente da Agerh.

A experiência da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil na crise hídrica: lições e aprendizados, com Luiz Henrique Aquino, assessor técnico -Hidrologia e Geoprocessamento;

O Incaper no enfrentamento da crise hídrica no período de 2014 a 2017 – Agno Tadeu da Silva, gerente de Ater do Incaper;

Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados Meteorológicos do Espírito Santo – SATDES, o ponto de inflexão na meteorologia capixaba Pedro Pantoja Pesquisador do Incaper;

12h 13h30: Intervalo para almoço

13h30-15h30: Mesa-redonda 3: Atualidades e tendências na produção agropecuária. Moderador: José Aires Ventura pesquisador do Incaper

Lançamento do livro “Cadeia Produtiva da Uva no Espirito Santo”, Edileuza Galeano, pesquisadora do Incaper;

Lançamento do livro “Tecnologias para a Produção de Goiaba”, Luiz Carlos Santos Caetano, pesquisador do Incaper;

Lançamento do livro “Tópicos Especiais na Produção de Cafés de Qualidade”, João Felipe de Brites Senra, pesquisador do Incaper;

“Nutrição mínima para recuperação de pastagens degradadas”, André Guarçoni, pesquisador do Incaper;

“Programa Cafeicultura Sustentável”, Fabiano Tristão, extensionista e coordenador de cafeicultura do Incaper.

15h30-Encerramento

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana