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Diversidade é a marca da campanha de lançamento da Feira do Empreendedor

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Foto: Empreendedor Pablo Brow'P

Você sabe qual o perfil do empreendedor capixaba? Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), os homens ainda são maioria entre os empreendedores, que estão na faixa de 35 a 54 anos. Pessoas negras também lideram entre as que apostam no empreendedorismo.

Mas apesar desse perfil pré-estabelecido, a campanha de lançamento da Feira do Empreendedor veio para mostrar que há uma grande diversidade entre os empreendedores.

“Queremos mostrar que empreender é para todos. Não importa o seu gênero, sua cor, idade ou limitações. O empreendedorismo é democrático e o Sebrae/ES está presente em todas as regiões do estado para ser um parceiro de quem deseja ingressar nesse universo ou para orientar quem já empreende”, aponta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

A campanha estampa o empreendedor da vida real, com desafios e muitos sonhos pela frente, como é o caso do Pablo Ramos de Oliveira, dono da Brow’P. Há seis anos ele decidiu sair do emprego formal, e empreender profissionalmente. Hoje, Pablo produz e vende brownies.

“Eu empreendo desde muito novo, vendendo picolé, latinha, capinando quintal e outras coisas, mas de forma profissional, ou seja, full time, foi em maio de 2016. Decidi empreender pois, eu já trabalhava como cotista (preenchia vaga de PCD – Portador de Necessidades Especiais) e nas últimas três empresas que passei, percebi que, nessa condição eu seria um eterno ‘número’ dentro delas, e dificilmente alcançaria uma posição um pouco mais diferenciada, mesmo sabendo e demonstrando um potencial para avançar”, conta Pablo.

A diversidade desta campanha também vai além dos aspectos visuais, ela trata de sonhos, objetivos e anseios, apresentando um evento que atende a todo tipo de empreendedor, desde aquele que ainda sonha em abrir um negócio, passando por quem busca por mais liberdade através do empreendedorismo, por quem deseja obter novas conquistas e também para aquele empreendedor que está há muito tempo no mercado e tem muitas experiências para compartilhar.

“Na Feira do Empreendedor tem espaço para todos, e capacitações para cada tipo de empreendedor. O nosso objetivo é motivar, incentivar o empreendedorismo e criar melhores condições para quem já empreende dar continuidade ao trabalho. Afinal é o empreendedor capixaba quem sustenta a economia do estado, com geração de emprego e renda, isso sem contar que os pequenos negócios já representam quase 95% das empresas capixabas”, ressalta Rigo.

A Feira do Empreendedor vai acontecer no Pavilhão de Carapina, nos dias 12 a 17 de julho. Para mais informações basta acessar: feiraempreendedor-sebraees.com.br.

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Café Conilon do Espírito Santo é exportado para a Itália

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Esta foi a primeira operação internacional do café com o selo de Indicação Geográfica (IG) reconhecido

O café “Conilon do Espírito Santo”, com Indicação Geográfica (IG) de Indicação de Procedência (IP), reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), está chegando na Europa. A primeira exportação do grão aconteceu no início do mês.

O embarque do primeiro contêiner com 19,2 toneladas do café conilon com 80 pontos teve a Itália como destino. A operação de estreia foi realizada pela Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés), através da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), uma das quatro cooperativas constituintes da Federação. Além da Coopeavi, participam Cooabriel, Cafesul e Coopbac.

“Este primeiro embarque internacional marca o início de uma nova história para o café conilon capixaba. O Espírito Santo que já era destaque pelo volume de produção, também está ganhando espaços quando o assunto é qualidade do produto e consagra essa conquista com o reconhecimento da IG e inserção no mercado internacional com o selo do ‘Café Conilon do Espírito Santo’”, destaca a gerente regional do Sebrae/ES, Carla Bortolozzo Bassetti.

Para o gerente executivo de Café da Coopeavi, Giliarde Cardoso, a rastreabilidade do conilon capixaba é a maior vantagem em torno do projeto.

 “Com o selo, conseguimos garantir para o cliente toda uma relação de qualidade e rastreabilidade do produto. Pretendemos com a IG avançar cada vez mais numa visão do mercado internacional sobre a qualidade do conilon capixaba, dar visibilidade para o produto e evidenciar a forma profissional como é trabalhado este produto no Estado”, destaca Cardoso ao ressaltar o empenho da Fecafés e de todas as cooperativas.

A iniciativa visa proteger o conilon especial, confirmando sua qualidade e origem.

“Desde a idealização do projeto já sabíamos que esse trabalho traria segurança para o consumidor e também proteção a esse produto. Hoje a gente entende que esse selo vai abrir portas mundo afora. Antes o café conilon era pouco conhecido, ou conhecido por ser de baixa qualidade, e agora a gente já pode dizer o contrário. O selo passa por uma sequência de comprovações ambientais e sociais, o que é muito importante e vai nos ajudar a atestar qualidade do café e abrir oportunidade de mercado”, destaca o presidente da Fecafés, Luiz Carlos Bastianello.

Para que a exportação acontecesse, todo o processo de reconhecimento precisou ser muito bem estudado e trabalhado, explica o gerente da OCB/ES, Alexandre Costa Ferreira.

“É fundamental para o Espírito Santo, enquanto maior produtor do café conilon do Brasil, ter esse reconhecimento de uma Indicação Geográfica, em relação a notoriedade, tecnologia e qualidade e ganhando mercado internacional, especialmente o mercado europeu. Outra questão importante é lembrar que todas as diretrizes que foram acompanhadas pelo Sebrae/ES, OCB/ES, cooperativas e Incaper estão se concretizando de maneira favorável demonstrando que os caminhos e decisões tomadas foram assertivas e estão em consonância com o mercado. A exportação de um café com IG eleva o nome do ES ao mais alto patamar de reconhecimento pela sua cafeicultura”, ressalta.

O Sebrae/ES teve participação ativa para o reconhecimento da IG do Café Conilon do Espírito Santo e junto com a OCB/ES apoiou a fundação da Fecafés para gerir o selo de Indicação Geográfica.

IG Café Conilon do ES

A IG Café Conilon do ES é a única de café do Brasil que tem uma federação para coordenar a governança e estruturar ações para o bom desempenho da IG. A Fecafés foi fundada em 2019 especialmente com este objetivo, e teve o apoio do Sebrae/ES e da OCB/ES para sua elaboração. Atualmente a Federação está executando o plano de operacionalização da IG com o desenvolvimento e a transferência das ações para a plataforma RAIZ.

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