conecte-se conosco


Estado

Do ES para o Chile: Capixaba Geocoltrol S/A apresentará a solução de georreferenciamento RTK APP na Exponor 2024

Publicados

em

Realizada no Chile, a Exponor - exposição internacional de tecnologias e inovações para a indústria de mineração e energia – será realizada de 3 a 6 de junho de 2024

Na contramão do que vem sendo chamado de “desindustrialização” no Brasil, a Geocontrol S/A, empresa brasileira de tecnologia, sediada no estado do Espírito Santo, e que há mais de 20 anos desenvolve soluções tecnológicas (hardware e software) voltadas aos setores de Receptores GNSS, Agronegócio, Segurança Pública e Mobilidade Urbana se reestruturou no pós-pandemia e agora parte para abrir mercados internacionais.

Uma das ações nesse sentido é a participação da empresa no estande brasileiro da Apex-Brasil na Exponor – exposição internacional de tecnologias e inovações para a indústria de mineração e energia (https://exponor.cl/) – que será realizada de 3 a 6 de junho, em Antofagasta, Chile. No evento, a Geocontrol S/A apresentará a solução RTK APP, voltada para o segmento de georreferenciamento, um dos carros-chefes da empresa.

A solução – a única do Brasil fabricada totalmente no país – atende a demandas de setores como mineração levantamentos cadastrais (recadastramento imobiliário urbano), levantamentos hidrográficos, batimetria, georreferenciamento de imóveis rurais, ponto de controle para drone, trabalhos simplificados de As Built, locações e coleta de dados, levantamento planialtimétrico, obras viárias, agricultura de precisão, consultoria ambiental, segmento de óleo e gás, setor portuário e outras.

Trata-se de um receptor GNSS de duas frequências, o único da América Latina com desenvolvimento 100% nacional, e devidamente homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e na SUBTEL do Chile.

O RTK APP oferece precisão de 1cm, é multiconstelação e de dupla frequência. No Brasil, a solução é a única que captura pontos com imagem. As coordenadas são determinadas através de uma nuvem de pontos 3D originada a partir das fotos retiradas pela câmera do smartphone que está georreferenciado pelo RTK APP. As imagens capturadas são processadas em um software terceiro, como o Agisoft, por exemplo. Com este recurso é possível realizar, desde os trabalhos mais simplificados de As Built, bem como ser uma alternativa na captura de pontos em locais de difícil acesso ou instáveis.

O RTK APP é um produto resultante de hardware encorpado, software leve e uma boa camada de serviços. A começar pela estrutura do gabinete, injetado em EVA, que combina solidez e flexibilidade, em um equipamento resistente a impactos e a temperaturas extremas. Conta com a classificação IP65, à prova d’água e de poeira e pesa 850g, sendo o receptor mais leve da categoria. O software comporta 32GB de armazenamento, o que equivale ao dobro de espaço da concorrência no armazenamento de trabalhos.

Busca a eficiência energética, por meio de um processador que determina, de forma inteligente, o melhor aproveitamento da energia de acordo com a demanda. Foi pensado para facilitar a jornada de trabalho, por isso, possui uma autonomia de pelo menos 22h, e ainda conta com proteção contra sobretensão e sobrecorrente durante o carregamento.

Com um aplicativo intuitivo e amigável, disponibiliza o rápido compartilhamento dos arquivos de trabalho via Whatsapp, Google Drive ou e-mail, sendo desnecessária a remoção e o transporte de uma mídia física com tais arquivos.

Para o diretor Comercial da Geocontrol S/A, Rogério Tristão, o RTK APP apresenta ao mercado um conjunto de facilidades que garantem a qualidade do serviço com o melhor custo-benefício. “Com isso em vista, este ano estamos ampliando o alcance da solução para mercados como Chile, Colômbia, Bolívia e México”, conta o executivo. E completa: “em 2025, pretendemos chegar à África e aos países da língua portuguesa. Nossa meta, para daqui a dois anos, é de comercializar 1.000 equipamentos por ano“.

 

FICHA TÉCNICA DO RTK APP

·         Possui rádio interno com alcance de até 10km em tempo real e entrega distâncias muito maiores por pós-processamento (PPP do IBGE);

·         Tem tecnologia NTrip (conecta-se facilmente a qualquer estação RBMC do IBGE para receber correções RTCM, ou a redes privadas). O RTK APP é a única marca no mundo que permite configurar base para transmissão NTrip sem limites de receptores Rover, de forma gratuita;

·         Trabalha como base RTK para drones;

·         Dispõe de protocolo NMEA GGA, usado para posicionamento preciso de maquinário;

·         Licença de uso vitalícia do software de pós processamento, RTK APP Tools;

·         Utiliza seu smartphone Android como coletora ou controladora, juntamente com o aplicativo RTK APP, que tem licença de uso vitalícia;

·         Homologado pela ANATEL;

·         É o único receptor GNSS no Brasil financiável pelo BNDES e pode ser financiado diretamente com o fabricante;

·         5 anos de garantia e pós-venda local, já que é 100% fabricado no Brasil.

Comentários Facebook

Estado

Iema realiza ação de fiscalização no Monumento Natural Serra das Torres

Publicados

em

Por

Foto: Divulgação

A equipe de fiscalização das Unidades de Conservação (UCs) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou ações no entorno do Monumento Natural Serra das Torres (Monast), com o objetivo de coibir práticas prejudiciais ao meio ambiente. Realizado na última semana, as equipes contaram com o apoio do 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental para atuar em situações de apreensão e sensibilização ambiental.

Durante a operação, foram lavrados seis autos de infração relacionados à caça de animais silvestres, manutenção irregular de aves em cativeiro e indícios de parcelamento irregular do solo. Entre os materiais apreendidos estavam armas, armadilhas de caça, alçapões, redes de pesca e cartuchos deflagrados. Além disso, 19 aves foram resgatadas, sendo cinco delas pertencentes a espécies ameaçadas de extinção, conforme o Decreto Estadual nº 5.237-R, de 25 de novembro de 2022.

O agente ambiental do Iema, Rildo de Oliveira, destacou a importância da proteção dessas áreas. “As UCs são refúgios fundamentais para a biodiversidade no Espírito Santo, mas têm sido impactadas por diversas atividades prejudiciais em seu entorno. Por isso, ações de fiscalização são essenciais para garantir a preservação desses ecossistemas”, afirmou.

Denúncias podem ser realizadas presencialmente no Protocolo Geral do Iema ou de forma digital, na seção “Denúncias” do site do Instituto.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana