conecte-se conosco


Esporte

Douglas Lorite, do basquete 3×3: “queremos chegar bem preparados”

Publicados

em


.

O Pré-Olímpico de Basquete 3×3 (modalidade estreante no Programa Olímpico em Tóquio) vai ocorrer entre os dias 26 e 30 de maio de 2021, na cidade austríaca de Graz. O anúncio foi feito na última semana pela Federação Internacional de Basquete (FIBA).

Serão 20 equipes em cada naipe divididas em quatro grupos, com cinco seleções cada um. As duas melhores de cada grupo seguem adiante até a definição das três melhores que estarão garantidas em Tóquio.

“Ainda estamos aguardando algumas definições por parte da FIBA. Mas, de qualquer forma, temos os atletas em stand-by. Existe uma programação para fazermos uma etapa legal de treinos no ano que vem. O adiamento da Olimpíada foi bom. Talvez até consigamos viajar antes do torneio para disputar amistosos. O orçamento já foi mandado. Dependemos da aprovação. Mas a ideia é chegarmos com uma equipe bem preparada”, comentou à Agência Brasil o técnico da seleção masculina, Douglas Lorite.

O comandante brasileiro considerou positiva  também a ida de alguns atletas do 3×3 para o basquete tradicional, como aconteceu com o ala Jefferson Socas, do Blackstar de Joinville. “É importante que os atletas possam se manter ativos enquanto não estamos na temporada de 3×3 aqui no Brasil. Prefiro até que eles consigam conciliar a vida deles jogando o tradicional e depois possam voltar mais fortes”.

Outra dúvida é sobre os grupos do Pré-Olímpico. Sorteio realizado no ano passado colocou o Brasil ao lado da Mongólia, Polônia, República Tcheca e Turquia. “Ainda aguarmos a confirmação oficial. Mas é uma chave sem um destaque. Talvez a Polônia e a Mongólia tenham um pouco mais de experiência. Mas são equipes equilibradas. Eu costumo dizer que é mais fácil ganhar uma medalha olímpica do que se classificar para os Jogos. Precisamos de um pouco mais de “rodagem”, temos que treinar mais e ter um intercâmbio maior com jogadores internacionais”.

Uma preocupação específica do técnico brasileiro é a seleção espanhola. Já que, recentemente, o pivô Marc Gasol, jogador do Toronto Raptors e da seleção do país europeu, anunciou que vai investir na formação de uma equipe profissional de basquete 3×3 no Girona Basket, clube do qual ele é proprietário. “A gente sabe da estrutura que eles têm e o dinheiro que o Marc tem para investir no esporte. E eles ainda estão no nosso grupo. Mas não tem jeito. Vamos treinar para conseguir essa vaga”.

Ainda vai ocorrer um outro classificatório, em Budapeste, na Hungria, sem data definida, com as seleções nacionais que não participaram das edições olímpicas de 2012 e 2016 no basquete tradicional. O Brasil não vai participar desse torneio, já que esteve presente nas disputas do basquete 5×5 em Londres e no Rio de Janeiro.

Pelo ranking mundial do 3×3, China, Japão, Sérvia e Rússia estão garantidos em Tóquio no masculino. E, entre as mulheres, China, Mongólia, Romênia e Rússia já têm a vaga.

Edição: Liliane Farias

Comentários Facebook
Propaganda

Esporte

Em Porto Alegre, América inicia preparação para jogo contra o Confiança

Publicados

em


O América retomou a preparação após o primeiro de dois compromissos fora de casa nesta semana. Na tarde de quarta-feira, o Coelho trabalhou no CT Parque Gigante, pertencente ao Internacional-RS. A delegação americana retornou de Pelotas (RS) na noite de terça e seguirá em Porto Alegre (RS) até quinta-feira.

Na tabela de classificação da Série B, o América lidera com 69 pontos após 36 rodadas. Na segunda posição, a Chapecoense-SC tem dois pontos e uma partida a menos que o Coelho.

O próximo compromisso do time comandado pelo técnico Lisca está marcado para sábado, às 16h30, contra o Confiança-SE, no estádio Batistão. O jogo na cidade de Aracaju (SE) será a penúltima rodada da Série B 2020.

Nesta quarta-feira, o elenco foi dividido em dois grupos no CT Parque Gigante. Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos no jogo contra o Brasil-RS tiveram priorizada a recuperação física, fazendo exercícios de mobilidade e caminhadas em campo.

Já os goleiros Airton e Jori iniciaram o treino já com trabalho com bola, praticando diversas situações de defesas orientadas pelo preparador Marcos Gontijo.

Os demais jogadores de linha trabalharam inicialmente com o preparador físico Gerson Rocha, com exercícios de mobilidade, estabilidade e ativação. Depois, o grupo teve uma atividade com bola em curto espaço, focada na rápida troca de passes e na marcação sob pressão.

Depois, o técnico Lisca comandou um trabalho de triangulações e finalizações com esses jogadores e os goleiros. O comandante incentivou o máximo de eficácia nas conclusões.

Por fim, houve mais um trabalho em curto espaço, com três equipes se alternando e buscando as conclusões a gol após triangulações.

Após o treino, o time americano retornou ao hotel em que está hospedado em Porto Alegre (RS). Nesta quinta, o time americano treina pela manhã, novamente no CT Parque Gigante, e encerra a etapa de preparação na capital gaúcha. Já na sexta, haverá o treino final antes da partida contra o Confiança-SE em Aracaju.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana