conecte-se conosco


Cidades

Em análise, 14 amostras para identificar origem do surto de gastroenterite na creche em Vila Velha

Durante uma coletiva na manhã desta sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou informações preliminares sobre o surto de gastroenterite na creche na Praia da Costa, em Vila Velha.  A Vigilância Sanitária ainda investiga as causas de surto de gastroenterite, mas a creche e o quiosque receberam apenas indicação de suspensão das atividades – sem […]

Publicados

em

Durante uma coletiva na manhã desta sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou informações preliminares sobre o surto de gastroenterite na creche na Praia da Costa, em Vila Velha. 

A Vigilância Sanitária ainda investiga as causas de surto de gastroenterite, mas a creche e o quiosque receberam apenas indicação de suspensão das atividades – sem uma determinação de fechamento, ou interdição por parte da prefeitura de Vila Velha.

“Não estamos tratando de uma epidemia, mas de um caso focal da creche”, explicou o dr.Romildo Andrade, gerente da Vigilância em Saúde do Espírito Santo

“Foram coletadas amostras de água de torneiras e de um chafariz. São 14 amostras – das quatro analisadas, todas  deram negativo.’

Foi descartada a possibilidade da água tratada pela Cesan estar contaminada. E até o momento, não há uma interdição da creche ou do quiosque onde as crianças estiveram no dia anterior aos primeiros sintomas. Mas está mantida a orientação de suspensão das atividades dos dois estabelecimentos. 

Foram coletadas amostras de quatro alimentos do quiosque: batata frita, peroá congelado, peroá refrigerado e camarão. Na creche: peito de frango e carne bovina. Além disso, amostras de água. 

O caso
A Prefeitura de Vila Velha informou que, na última sexta-feira (22), foi informada sobre o surto por meio de um dos proprietários da unidade de ensino, mas os sintomas nos pacientes foram registrados desde o último dia 15. A prefeitura explicou que, no dia seguinte, começaram as investigações e ligaram para os pais dessas crianças.

Ainda há a informação de que duas das crianças com diarreia teriam indo até um quiosque na orla de Vila Velha antes de apresentarem os sintomas. Elas teriam brincado na areia, bebido água de coco e ingerido peixe e batata frita. No entanto, os pais que estavam acompanhando as crianças não apresentaram sintomas.

Dessa forma, além da creche, o quiosque também está sendo investigado pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Vila Velha e amostras de água e alimentos serão encaminhadas para um laboratório. A creche foi fechada, mas o quiosque não teve nenhum tipo de interdição até o momento.

O cardápio da creche também será analisado e a Secretaria Municipal de Saúde recomendou ao proprietário que mantenha a unidade fechada até que seja esclarecido o fato. A prefeitura está tratando o caso como um surto ‘restrito’ ao ambiente escolar, pois fora da creche não há casos de sintomas semelhantes.

Fonte: Folha Vitória

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Prefeitura de Vargem Alta abrirá Processo Seletivo para diversos cargos em julho

Publicados

em

Por

A Prefeitura Municipal de Vargem Alta tornou público que em breve estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, de caráter eliminatório e classificatório, objetivando a contratação de pessoal para suprir necessidades temporárias de excepcional interesse público, bem como formação de cadastro de reserva, com base na Lei Municipal nº 610/2006 – contratação temporária, Lei nº 655/2007 e alterações, Lei 908/2011 e alterações, Lei 1105/2015 e alterações, em consonância com as legislações Federal, Estadual e Municipal.

As vagas são para Enfermeiro, Dentista, Pedreiro, Motorista, Operador de máquina, Operador de pá carregadeira, Operador de máquina patrol, Operador de máquina retroescavadeira, Operador de máquina trator esteira, Operador de máquina trator de pneus e Operador de máquina pá carregadeira.

As inscrições deverão ser realizadas na sede da Prefeitura Municipal de Vargem Alta, situada na Rua Zíldio Moschen, nº 22, Centro, no horário de 12h00 às 17h00, no período de 06 a 15 de julho de 2022, nos dias úteis.

O Processo Seletivo será coordenado pela Comissão de Avaliação e Acompanhamento de Processo Seletivo Simplificado de Servidores em Regime de Contração Temporária, instituída pelo prefeito municipal de Vargem Alta, por meio da Portaria Municipal nº 076/2022, de 22/062022.

edital contendo todas as regras do Processo Seletivo, na íntegra, está publicado no site oficial da Prefeitura www.vargemalta.es.gov.br, onde poderá ser baixado gratuitamente pela população em geral.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana