conecte-se conosco

Mundo

Encalhado na areia, tubarão é resgatado por jovem e devolvido ao mar; assista

Publicado

 

 

Tubarão

Nas imagens, é possível ver o momento em que a jovem aparece para resgatar o animal. Reprodução

Um vídeo publicado nesta sexta-feira (31) nas redes sociais mostra o momento em que uma jovem heroína salva a vida de um tubarão que havia ficado encalhado na faixa de areia de uma praia.

Pelas imagens, não é possível dizer o local em que o incidente ocorreu, apenas que o tubarão já estava com dificuldades para respirar quando foi resgatado. Para realizar a ação, a mulher teve sangue frio e entrou na água arrastando o animal pela cauda.

 

 

Após ser reintroduzido na água, o tubarão se solta da mulher e sai nadando sozinho em direção ao mar aberto. Até o momento, o vídeo soma mais de 5 mil visualizações no Twitter.

“Nem todos os tubarões não são perigosos e nem toda heroína usa capa. Das mais de 500 espécies de tubarão encontradas em nossos oceanos, apenas 30 já foram relacionadas com ataques a humanos”, diz a publicação que acompanha o vídeo e elogia a atitude da mulher.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
publicidade

Mundo

Mistério resolvido: Cientistas descobrem origem das pedras de Stonehenge

Publicado

 

 

stone

Pesquisadores descobrem a origem das rochas usadas na construção do monumento Stonehenge. Flickr/Freesally

Stonehenge, uma maravilha neolítica situada ao sul da Inglaterra, tem instigado historiadores e arqueólogos há séculos com seus muitos mistérios: como foi construída? Qual a sua finalidade? De onde vieram suas imponentes rochas de arenito?

Essa última pergunta pode, finalmente, ter uma resposta depois que um novo estudo descobriu que a maioria das pedras gigantes – conhecidas como sarsens – parecem compartilhar uma origem comum a 25 quilômetros de West Woods, uma área repleta de atividades pré-históricas. O artigo foi publicado na revista científica Science Advances.

A descoberta reforça a teoria de que os megálitos foram levados a Stonehenge na mesma época: por volta de 2.500 A.C., a segunda fase da construção do monumento que, por sua vez, poderia ser um sinal de que seus construtores eram de uma sociedade altamente organizada.

A pesquisa ainda rebate outra teoria de que um grande sarsen, conhecido como a Pedra do Calcanhar, veio da vizinhança e foi erguido antes dos outros.

O autor principal David Nash, professor de Geografia Física da Universidade de Brighton, disse que ele e sua equipe tiveram que criar uma nova técnica para analisar os sarsens, que medem até nove metros de altura e pesam até 30 toneladas.

Primeiro, eles usaram raios-X portáteis para analisar a composição química das rochas, que são 99% de sílica, mas contêm vestígios de vários outros elementos.

stone

Jake Ciborowski (Universidade de Brighton) analisa o núcleo sarsen extraído de Stonehenge, usando um espectrômetro portátil de fluorescência de raios-x. Sam Frost (English Heritage)

Enorme esforço

Trabalhos anteriores descobriram que as “pedras azuis” menores de Stonehenge vieram do País de Gales, a cerca de 200 quilômetros a oeste, e o novo estudo diz que elas e os sarsens foram colocados ao mesmo tempo.

“Então, deve ter sido um esforço enorme acontecendo naquele momento”, disse Nash. “Stonehenge é como uma convergência de materiais trazidos de diferentes lugares”.

Ainda não se sabe como os construtores foram capazes de transportar as rochas por uma distância de 25 quilômetros – embora a ideia predominante seja que elas foram arrastadas por trenós. “Acho que estamos diante de uma sociedade muito organizada”, acrescentou Nash.

Quanto ao motivo pelo qual eles escolheram West Woods, segundo o especialista, poderia ter sido um caso de pragmatismo, pois era um dos locais mais próximos. Mas a área já era um ninho de atividade neolítica.

Nash disse que a técnica de pesquisa desenvolvida poderia ajudar a responder a outras questões arqueológicas, como a rota usada para transportar as rochas. Ele e sua equipe também esperam usar as técnicas em outros locais antigos espalhados pela Grã-Bretanha.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana