conecte-se conosco


Estado

Encontro entre grupos promove transformação social por meio da música em unidade prisional feminina

Publicados

em

O Coral Maria Marias, formado por internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), se reuniu, nessa quinta-feira (29), com o grupo musical Movimento das Mulheres Sambistas ES (Muses). O encontro proporcionou um ensaio aberto na unidade prisional em que as detentas puderam aprimorar a técnica musical em conjunto com o grupo de samba.

Esse encontro nasceu após uma apresentação ao vivo no programa TVE Revista, realizada em abril, quando os grupos tiveram a oportunidade de se conhecer e trocar experiências.

O Coral Maria Marias é composto por 15 internas que cumprem pena no CPFC, sob a condução da maestrina Simone Vaz Lopes, voluntária dedicada ao projeto. O Coral Maria Marias já se apresentou em diversos eventos realizados em instituições públicas e privadas no Estado.

Os ensaios com o Coral acontecem semanalmente na unidade prisional. “Para este encontro, planejamos um ensaio aberto, com o objetivo de ampliar e aprimorar a técnica musical das participantes, por meio da prática em conjunto daquelas que dão o suporte ao coral com os instrumentos. Foi um momento especial de interação e compartilhamento de conhecimento junto ao Movimento das Mulheres Sambistas. Também procuramos com essa iniciativa promover a interação com as coristas para uma melhor desenvoltura nas apresentações futuras”, explicou Simone Vaz Lopes.

A diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica, Patricia Castro, explicou que, mais do que uma atividade artística, o coral representa uma verdadeira oportunidade de ressignificação e transformação na vida das detentas.

“O Coral Maria Marias é um importante projeto que reforça o poder da música como ferramenta de transformação social. Nesse contexto, conseguimos trabalhar outras habilidades fundamentais para o convívio social como disciplina e trabalho em equipe. A música pode reforçar identidades culturais, promover união entre as pessoas e até mesmo inspirar mudanças sociais. E é o que desejamos ao formar o Coral Maria Marias”, destacou Patrícia Castro.

Internas mães custodiadas na unidade prisional também acompanharam o ensaio realizado nessa quinta-feira (29). “Por estarmos no mês de maio, mês das mães, abrimos o ensaio às demais internas, trazendo um momento de alegria e descontração por meio da música”, ressaltou a diretora do CPFC.

“Esse encontro gerou não só em mim, mas em todas as mulheres sambistas presentes um sentimento de gratidão. Gratidão em podermos ser um fio condutor levando arte em forma de música, pertencimento e protagonismo por sermos mulheres dominando nossos instrumentos e nossas vozes. Representamos um ritmo que está na raiz da nossa cultura e esperança para essas mulheres, independente de seus atos aqui fora. Julgar não cabe a nós” disse a coordenadora e cavaquinista das Mulheres Sambistas ES, Bruna Medeiros.

‘O que emanou desse encontro ficou mais nítido ainda na presença de outras internas. Vimos que um pequeno e sincero gesto de amor e resiliência humana, pode sim fazer diferença e resgatar vidas”, completou a cavaquinhista.

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana