conecte-se conosco


Estado

Ensino público do Espírito Santo apresenta avanços no Paebes 2024

Publicados

em

A Secretaria da Educação (Sedu) divulga, nesta terça-feira (11), os resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa) 2024, que apresentam um cenário positivo de desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes capixabas, refletindo na qualidade do ensino ofertado na Rede Pública de Ensino do Espírito Santo, reforçando o compromisso do Estado com uma educação de qualidade.

No Paebes realizado em 2024, a Rede Estadual contava com 16.666 estudantes no 9º ano do Ensino Fundamental, já a Rede Municipal atendia 23.122 estudantes. Os bons resultados do Paebes confirmam a efetividade das políticas educacionais implementadas e o empenho dos gestores e professores na evolução do ensino público.

Durante o anúncio, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância de enxergar os resultados como um conjunto de dados que orientará as decisões ao longo do ano. “Os resultados do Paebes 2024 são, para nós, motivo de grande alegria, não apenas por concretizarem o fruto desse trabalho, mas também por garantirem o direito à aprendizagem de cada estudante do sistema público de ensino capixaba. No entanto, os resultados devem ser analisados com atenção, pois, naturalmente, eles apontam desafios para 2025.”

Resultados positivos no Ensino Médio

O desempenho dos estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual apresentou avanços notáveis. Em comparação com a avaliação do Paebes em 2023, houve um aumento de 11 pontos na proficiência média em Língua Portuguesa e de 8 pontos em Matemática, revelando o aprimoramento das estratégias pedagógicas adotadas pela Rede Estadual.

Outro dado relevante é o percentual de escolas estaduais que registraram crescimento na proficiência, 71% em Língua Portuguesa e 70% em Matemática. Houve ainda aumento de 6% no número de estudantes com aprendizagem adequada para a etapa em Língua Portuguesa e crescimento de 5% em Matemática, apontando progresso significativo na qualidade do ensino capixaba.

Destaque também no Ensino Fundamental

Na Rede Pública, que representa a rede estadual e municipal, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais atingiram um aumento de 6% de estudantes que apresentam aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e crescimento de 4% em matemática. Essa evolução impacta diretamente na formação básica dos estudantes, garantindo uma base mais sólida para os desafios do Ensino Médio.

O 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual se destacou no Paebes 2024 apresentando aumento de 10 pontos na proficiência em Língua Portuguesa e 9 pontos em Matemática, representando um salto considerável na aprendizagem dos estudantes do último ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Paebes

O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo tem como objetivo medir a apropriação e consolidação das habilidades adquiridas pelos estudantes ao final de cada etapa escolar. Seus resultados são fundamentais para o planejamento de ações pedagógicas que promovam o aprimoramento do ensino e forneçam subsídios para a formulação e monitoramento de políticas educacionais.

Os resultados alcançados no Paebes 2024 são um reflexo do compromisso do Espírito Santo com a qualidade da educação pública, garantindo a equidade e o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes capixabas.

 

Comentários Facebook

Estado

Estudantes de escola estadual de Vitória conhecem os serviços de TI do Prodest

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa quarta-feira (05), a visita de alunos do curso Técnico de Redes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Renato Pacheco, localizada em Vitória.

Com a intenção de ajudar os estudantes a conhecer as ações da autarquia, foi exibido um vídeo institucional que destacou os principais serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) prestados pelo Prodest aos órgãos públicos no Estado.

Em seguida, o supervisor de Segurança da Informação do Prodest, Fabio Modenese, detalhou as atividades realizadas pela Gerência de Plataforma em Tecnologia da Informação (Geptic). Segundo Modenese, o Instituto gerencia 280 bancos de dados, com 761 terabytes (TB) de informações estruturadas.

O supervisor também afirmou que o órgão administra cerca de 25 mil contas de correio eletrônico e armazena aproximadamente 14.6 petabytes de dados em storage, equipamento que fica no Data Center do Estado, situado na sede do órgão, em Vitória.

Atualmente, o Prodest utiliza cerca de 2.100 máquinas virtuais que trabalham no processamento e na disponibilidade de informações governamentais. Também foram apresentadas aos estudantes soluções adotadas pela autarquia nos segmentos de segurança da informação, processamento, banco de dados, redes e serviços web.

Serviços Digitais

A visita continuou com a apresentação das soluções desenvolvidas pelo Prodest para expandir os serviços digitais do Governo para os cidadãos. O responsável por conduzir essa atividade foi o analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius Soares, da Gerência de Sistemas (Gesit).

Soares mostrou como o Instituto atua no desenvolvimento e na manutenção de sites e sistemas. Atualmente, o Prodest é responsável por 152 websites e 160 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Espírito Santo.

O analista também abordou o funcionamento de várias soluções desenvolvidas pela autarquia, como o Agenda ES; o E-Flow (formulários eletrônicos para requisição de serviços governamentais); o Acesso Cidadão (login único para uso de serviços digitais do Governo); e o E-OUV (sistema para envio de demandas à Ouvidoria-Geral do Estado.

Além disso, Soares apresentou os serviços digitais desenvolvidos para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o sistema Jovens Valores (inscrições para estágio em órgãos do Poder Executivo Estadual). O analista ainda destacou as vantagens do sistema E-Docs (responsável pela tramitação eletrônica de processos e documentos no Poder Executivo Estadual).

Na visita, o analista de TI Rober Marcone Rosi, da Gerência de Dados (Gedad), mostrou o projeto desenvolvido pelo Prodest, que prioriza o uso da Inteligência Artificial (IA) para auxiliar na produção de Estudo Técnico Preliminar (ETP) e de Termo de Referência (TR). Esses documentos são usados nos processos de contratação de serviços e de materiais por meio de licitação.

Fibra Óptica

Na última parte da visita, os estudantes foram à Sala de Monitoramento do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo analista de TI Roger Trancozo de Jesus e pelo técnico em TI Vitor Princisval, da Gerência de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geitic).

Os alunos conheceram as ações realizadas pelo Instituto para monitorar a rede de fibra óptica do Governo do Estado, que contempla escolas, hospitais, delegacias, entre outras repartições estaduais em todos os 78 municípios capixabas.

“Para os profissionais de TI que atuam na área de redes, recomendo também o estudo de programação. Esse conhecimento é muito importante para melhorar a qualidade dos serviços prestados”, destacou Roger Trancozo de Jesus.

Para o professor Marcelo Campinhos, a visita agregou muito conhecimento aos alunos da EEEM Renato Pacheco. “Além de um ambiente acolhedor, o Prodest nos proporcionou palestras interessantes”, pontuou.

Na avaliação do estudante Renato Andrade, a visita foi um dos principais eventos em que participou pela escola neste ano. “Foi muito interessante conhecer a estrutura do Prodest. Gostei muito de receber informações sobre os mecanismos utilizados para a gestão da rede de fibra óptica do Governo do Estado”, acrescentou.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana