conecte-se conosco

Polícia

Equipe da DPCA prende motorista de aplicativo suspeito de abusar sexualmente da sobrinha na Serra

Publicado


Na manhã desta sexta-feira (16), policiais civis da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) prenderam um homem de 39 anos, que atuava como motorista de aplicativo, suspeito de abusar sexualmente da sobrinha, uma adolescente de 14 anos. A prisão aconteceu no município da Serra.

De acordo com o titular da DPCA, delegado Diego Aleluia, as investigações apontam que o crime acontecia há pelo menos um ano. “O detido é companheiro da tia da vítima. A adolescente era criada pela tia e o suspeito se aproveitava da ausência da companheira para praticar os abusos. O inquérito encontra-se em fase final de investigações. Solicitamos um mandado de prisão temporária em desfavor dele e o mandado foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Serra”, disse.

O delegado acrescentou que, no momento da operação, o investigado estava prestes a sair de casa. “Ele trabalha como motorista de aplicativo e estava saindo de casa quando foi abordado e preso pelos policiais. Ele não ofereceu resistência quanto à prisão e responderá pelo crime de estupro de vulnerável”, disse.

O suspeito foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV-V), onde permanece à disposição da Justiça.

Texto: Fernanda Pontes

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

[email protected]

 

Atendimento à Imprensa:

Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

[email protected]

 

Comentários Facebook
publicidade

Polícia

A Polícia Militar do Espírito Santo realiza cerimônia de formatura de novos sargentos

Publicado


Na manhã desta sexta-feira (16) a Polícia Militar do Espírito Santo realizou a formatura de 302 novos sargentos, que concluíram com aproveitamento o Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) 2020.

Por conta das medidas de restrição para prevenção ao contágio do novo coronavírus, a cerimônia foi realizada de maneira reduzida no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM) com a participação de autoridades e de um representante de cada pelotão do CHS além dos três sargentos que alcançaram as melhores colocações no curso de habilitação.

Durante o evento os alunos tiveram a oportunidade de render homenagem ao ao Capitão Emerson Bravim, Paraninfo do CHS 2020 escolhido pelos alunos. “Historicamente verificamos que o termo sargento deriva de uma palavra latina que se traduz e ‘servir’ ou ‘serviente’. Tradicionalmente os sargentos tem a missão de servir de elo entre os oficiais e a base da instituição”, disse o capitão Bravim e terminou desejando boa sorte aos novos sargentos.

O comandante da APM/ES, tenente-coronel Pablo Couto Ferreira avaliou como positiva a experiência de liderar a Academia num momento tão desafiador. “Apesar dos grandes desafios que enfrentamos neste anos de 2020, é com enorme satisfação que a APM/ES entrega para a comunidade capixaba mais de 300 novos sargentos prontos para servir e proteger a sociedade espírito-santense, como tradicionalmente faz a Polícia Militar do Espírito Santo”. 

Segundo Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, o coronel Antônio Marcos de Souza Reis, “a formatura do CHS 2020 é a coroação de um esforço extraordinário e um trabalho exemplar realizados por Oficiais e Praças da DEIP e da APM/ES, dos docentes e dos novos Sargentos da Polícia Militar. Todos somos vencedores, mas o grande prêmio será da sociedade, que contará com novos graduados, motivados e bem formados para o cumprimento da honrosa missão da Polícia Militar”.

Já o comandante geral da polícia militar, coronel Douglas Caus, aproveitou a oportunidade para agradecer ao Governador Renato Casagrande pelos constantes investimentos na área de segurança pública. Em relação aos formandos, o coronel afirmou que “esse é o início de um novo ciclo na carreira dos militares (…). Hoje os senhores e senhoras se despedem da Academia de Polícia Militar para retornar às unidades de origem, e serão referência do que mais tem de atual na Polícia Militar em conhecimentos relacionados a área de segurança pública(…).”

Em sua fala o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, falou da importância da promoção no reforço da crença de capacidade dos militares, da importância de internalização pelos formandos do papel de sargento e da sua liderança e, por último, da importância de cultivar a gratidão pela vitória conquistada, mesmo em meio a um momento de pandemia.

O governador do estado do Espírito Santo, José Renato Casagrande, ao discursar sobre a formatura dos sargentos afirmou que deseja aos novos formandos muito sucesso e que a função que eles desempenham são de muita importância na corporação. “O sargento tem o papel de liderar uma equipe, de liderar o trabalho e de estar à frente das ações da polícia militar. De colocar em execução aquilo que estrategicamente foi decidido e também de participar nas decisões estratégias”, e complementou: “compreendam o papel que vocês passam a exercer a partir desse momento e a importância que têm o sargento na polícia militar para que a tropa possa ser motivada, proativa e produza resultados para a sociedade capixaba.”

 

Curso de Habilitação de Sargentos e a pandemia de coronavírus

Com a chegada e aumento de casos do novo coronavírus ao Brasil, em março viu-se necessário a interrupção das atividades acadêmicas na APM/ES para a adoção de medidas que visavam a prevenção do contágio covid-19.

Durante o período de adaptação para o enfrentamento, enquanto estudos eram realizados para que fosse possível o retorno presencial, os alunos receberam acesso a uma plataforma online de ensino à distância especialmente desenvolvida para atender as necessidades dos discentes do curso de habilitação, o que possibilitou a continuidade do curso mesmo durante o período de maior confinamento.

Após estudo realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), novas adaptações foram realizadas em toda a academia, como a instalação de dispensers de álcool gel, maior distanciamento entre os alunos nas salas de aula, uso obrigatório de máscara e aferição de temperatura corporal na estrada da unidade. A adoção dessas medidas foi crucial para o desenrolar do curso sem comprometer a saúde de todo o corpo de alunos e instrutores.

 

Promoção de soldados a cabos

Ainda durante o evento o governador Renato Casagrande assinou projeto de lei que permitirá a promoção de soldados a cabo no próximo dia 28 de outubro.

A promoção dos sargentos também é boa notícia para a carreira dos soldados da polícia militar. Com a vacância provocada pela promoção, mais de 300 soldados poderão ser promovidos a cabo, o que ocorrerá, por proposta do governador do estado, no dia do servidor público.

“Por conta da pandemia, a promoção de soldado a cabo que estava prevista para 25 de agosto, não aconteceu” frisou o Secretário de Segurança Pública. “Portanto, foi sugerido ao governador Casagrande que tão logo fossem promovidos os sargentos no dia 16, promovêssemos também os soldados a cabo no dia 28, o que foi prontamente atendido pelo governador.”

 

 

Informações à Imprensa:

Subseção de Jornalismo PMES:
Tels. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

 

Fonte: PM ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana