conecte-se conosco

Cidades

Equipes operacionais estão atuando nas cinco regiões da cidade

Publicado

De: Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 22 de novembro de 2019

As equipes operacionais estão mobilizadas na manhã desta sexta-feira (22), monitorando a situação das chuvas que caem no município. O Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDEC) está ativado no Nível de Atenção. O índice pluviométrico chegou a 60 milímetros às 9:30 da manhã, cinco vezes mais do que a previsão inicial de 10 milímetros para o dia inteiro. Mas, não há registro de ocorrências graves.
 
As equipes da Defesa Civil já estão em campo em vistorias nas áreas de encostas nos bairros de Alecrim, Argolas e também em Cristóvão Colombo para avaliação dos riscos de escorregamento de massa. Os técnicos também visitaram o Morro da Boa Vista para acompanhar a situação da pedra que se deslocou e atingiu parte da estrutura de uma casa na noite da última terça-feira (19).
 
Em consequência das chuvas, a cidade registrou vários pontos de alagamentos em praticamente todas as regiões. Mas mesmo com dificuldade, os motoristas ainda conseguem transitar pelas vias da cidade.
 
A Defesa Civil orienta para que as pessoas que moram em áreas de risco de escorregamento de massa fiquem atentas e, ao observarem sinais de trincas e rachaduras na residências e muros, postes e arvores inclinando e rachaduras no solo, deixem suas casas e procurem um lugar seguro até que a Defesa civil possa fazer uma avaliação do local.
O órgão pode ser acionado pelo telefone 162 (Ouvidoria), 199, no 3388 – 4346.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Procura em unidades de saúde com horário estendido aumentou 20%

Publicado


.
Imunização é um dos serviços mais solicitados nas unidades
Foto: Márcia Leal /PMCI

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Aeroporto, Amaral, Jardim Itapemirim e Paraíso fizeram mais de 19 mil atendimentos desde maio, quando começaram a trabalhar com horário estendido. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), isso representa um aumento de 20% na procura por serviços ofertados nesses locais após a implantação da nova rotina.

A extensão do horário nas quatro UBS se deve à adesão do município ao programa federal Saúde na Hora. O principal objetivo do programa é proporcionar atendimento para quem não tem condições de buscar serviços de saúde durante o dia, no horário convencional de funcionamento das unidades.

Com isso, as quatro unidades estão funcionando das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira – três horas a mais do que o período convencional. O atendimento não é restrito a moradores das regiões onde ficam as UBS. Por isso, elas são uma alternativa aos pronto-atendimentos, nos casos em que o paciente não precise de assistência de urgência e emergência.

Durante a pandemia, as Unidades Básicas de Saúde estão servindo de porta de entrada para quem apresenta sintomas leves de Covid-19. Os demais serviços oferecidos incluem consultas, vacinação, aferição de pressão arterial e glicose, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (Sífilis, Hepatite B e C e HIV) e exame preventivo (Papanicolau).

“Muitas pessoas não conseguiam acessar os serviços de saúde da Atenção Primária, por saírem de casa cedo para o trabalho, e os horários não coincidiam com a abertura e fechamento das UBS. Verificamos um aumento, principalmente, na busca por imunização, nesses locais com horário estendido, o que é muito bom para a proteção da população como um todo”, afirma a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Confira a localização e o telefone de contato das Unidades Básicas de Saúde com horário estendido (segunda a sexta-feira, das 7h às 19h):

UBS Aeroporto

Localização: Rua Alfredo Seco, 1 – Boa Vista

Telefone: (28) 3155-5358

UBS Amaral

Localização: Rua José Mancine, 17 – Amaral

Telefone: (28) 3155-5376

UBS Jardim Itapemirim

Localização: Rua Walace de Melo Pereira Barreto, 145 – Jardim Itapemirim

Telefone: (28) 3526-8728

UBS Paraíso

Localização: Rua Florentino Vantil, 8 – Paraíso

Telefone: (28) 3511-3845

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana