conecte-se conosco

Cidades

Equipes vão percorrer praias para monitoramento neste sábado (16)

Publicado

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Rovena Cruz| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 14 de novembro de 2019

O Comitê de Monitoramento de uma possível chegada do óleo às praias de Vila Velha elaborou um planejamento detalhado com diversas ações. Mais de seis quilômetros de praias serão vistoriadas; equipamentos necessários para a ação, como luvas e máscaras, já foram adquiridos; e orientações à pescadores programadas.

O cel. Marcelo D’Isep, responsável pela Defesa Civil Municipal, explicou que o gatilho de acionamento para as ações em campo seria a chegada do óleo em Praia Formosa e Fundão. Porém, neste sábado (16), às 9 horas, o comitê vai iniciar uma inspeção na praia com quadriculo percorrendo 6 km de orla, saindo do final da orla de Itaparica, próximo ao Dunas Motel, indo até a praia da Barrinha, na foz do Rio Jucu. Outra equipe sai da Praia dos Recifes até Interlagos.

 “Essas praias são pouco movimentadas, não há presença constante de banhistas. Então, o trabalho será de visualização das nossas equipes, percorrendo essa faixa de areia, no horário especifico de maré baixa, que facilita a identificação de um possível resíduo”, falou.

Leia mais:  Eleitores de Piúma têm até o próximo sábado (9) para fazer a biometria

Não há risco de interdição de praia. O óleo deve chegar encapsulado, segundo a Marinha do Brasil ,e não afeta a balneabilidade, não contamina os pescados e nem deve aderir às pedras. “Se aparecer quantidades maiores será feito um isolamento da área para limpeza”, disse D’Isep.

Quem avistar qualquer ponto de óleo ou interessados em atuar como voluntários deve entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município, através do aplicativo Ouve Vila Velha, pelo portal da prefeitura ou pelo telefone 162.

Participaram da reunião: representantes da secretarias municipais de Saúde, de Defesa Social e Trânsito, de Governo, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos, e membros das equipes de Comunicação, do Salva Mar e da Ouvidoria. O Comitê permanece aberto e em atuação durante o feriado e o final de semana.
 
Outras ações

Uma capacitação dos Pescadores está programada para a próxima terça-feira (19), às 11 horas, na Colônia Z2, em Itapuã. A ação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Já na quinta-feira (21), está programada, dependendo das condições do mar, uma inspeção na Ilha dos Pacotes, ponto importante de pesca no município.

Leia mais:  Prefeitura promove posse dos diretores escolares nesta quinta-feira (12)

A Prefeitura já dispõe dos equipamento de segurança necessários para as ações na praia. Ao todo, são 200 máscaras semifaciais, 200 luvas, 200 botas, 200 óculos 200 bonés, 100 protetores solar que estão acondicionados na sala do comitê na sede da antiga prefeitura na Av. Champagnat.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Inscrições para tendas no Réveillon terminam dia 17

Publicado

De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Divulgação
Criado: 12 de dezembro de 2019

Ainda dá tempo de reservar um espaço nas praias de Vila Velha para colocar tendas e aproveitar a queima de fogos no Revéillon. As inscrições tiveram início no último dia 2 e se encerram no próximo dia 17 de dezembro. A Prefeitura de Vila Velha está disponibilizando 300 vagas para tendas particulares ao longo da orla.

Os interessados devem solicitar uma vaga na Coordenação de Posturas Municipais, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17h, localizada na Avenida Muqui, nº 268, Praia de Itaparica. O preenchimento das vagas será feito até atingir o limite estabelecido. 
De acordo com o coordenador de Posturas, Edmar Barbosa Junior, a procura está sendo positiva. “Até o momento a coordenação registrou 200 inscrições. Ainda temos 100 vagas disponíveis para os interessados”, concluiu.

Para efetuar a inscrição, o cidadão deverá comparecer pessoalmente ou representado por procuração, com firma reconhecida pelo titular, munido de cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de residência (água, luz, telefone…); comprovante de pagamento da taxa expedida pela Prefeitura, no valor de R$ 108,85 (cento e oito reais e oitenta e cinco  centavos).

Leia mais:  Vereadores analisam parecer do TCE-ES e prefeito afirma “não existe superfaturamento nem vantagem econômica em minhas contas”

A retirada das autorizações acontecerá entre os dias 26/12 à 30/12/2019, no horário das 14:00 às 17 horas, na Coordenação de Posturas.

Será liberada a colocação de tendas na praias a partir das 8 horas no dia 31/12/2019 e a retirada deverá ocorrer até às 12 horas do dia 02/01/2020. Lembrando que o aluguel ou aquisição das tendas é de responsabilidade do cidadão que solicitará a vaga perante o município.  

As empresas de locações só poderão montar as tendas dos munícipes que apresentarem autorização expedida pela Coordenação de Posturas.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana