conecte-se conosco


Brasil

ES é um dos estados onde mais morrem crianças e adolescentes por arma de fogo

O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro com mais mais mortes de crianças e adolescentes por arma de fogo. Os dados fazem parte de um estudo divulgado na quarta-feira (20), pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O período analisado é de 1997 e 2016. Durante os anos de análise, 5.644 crianças e adolescentes foram […]

Publicados

em

O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro com mais mais mortes de crianças e adolescentes por arma de fogo. Os dados fazem parte de um estudo divulgado na quarta-feira (20), pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O período analisado é de 1997 e 2016.

Durante os anos de análise, 5.644 crianças e adolescentes foram mortos por armas de fogo no estado. Entre as causas: homicídio, suicídio, acidentes e indeterminadas.

Nos assassinatos de adolescentes, 70% das motivações estão ligadas ao tráfico de drogas, tanto de usuários quanto de traficantes, segundo o especialista de segurança pública Henrique Herkenhoff.

Herkenhoff, que é professor de mestrado na área, explica que existe uma mudança no perfil das mortes desde que os dados começaram a ser analisados.

“Nas décadas de 1980 e 1990 a gente tinha grupos de extermínios de menores que matavam por conta do envolvimento desses adolescentes com furtos e roubos. Atualmente, essas vítimas decorrem do envolvimento com tráfico de drogas”, explica o especialista.

Segundo o professor, estudos apontam a relação dessas mortes com a evasão escolar e envolvimento com tráfico de drogas. Para mudar essa realidade ele acredita que o poder público deveria investir em escolas de tempo integral desde as séries iniciais, com atividades lúdicas que interessem os estudantes.

“Notamos que a evasão escolar e o envolvimento com esse tipo de crime acontecem no Ensino Fundamental II e não no Ensino Médio. Dessa forma, a escola integral precisa ser mais atrativa e ser estendida para essas séries finais do fundamental. Dinheiro para a educação nunca é mal gasto”, diz Herkenhoff.

Fonte: G1

Comentários Facebook

Brasil

Rei Pelé morre aos 82 anos

Publicados

em

Por

O futebol perdeu seu Rei. Nesta quinta-feira, morreu Pelé, o maior jogador da história, aos 82 anos.

A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. O sepultamento ocorrerá em Santos.

O Atleta do Século estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. A internação aconteceu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.

Pelé passou por uma cirurgia no local em setembro de 2021 e desde então vinha sendo submetido a repetidas sessões de quimioterapia. No início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

Em 21 de dezembro, o corpo clínico do hospital divulgou um boletim médico dizendo que Pelé apresentou uma “progressão da doença oncológica” e que necessitava de maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. Por isso, o ex-jogador não teve autorização para passar o Natal em casa, como queria a família.

Kely e Edinho Nascimento, filhos do Rei, publicaram fotos nas últimos dias com o pai no quarto em que ele estava internado. Outros filhos e neto também estiveram no local para a passagem do Natal.

Apesar do quadro complicado, Pelé passou alguns dias estável e com uma leve melhora. Nesta quinta, porém, a saúde do Rei voltou a piorar, e ele não resistiu.

Fonte: Ge

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana