conecte-se conosco


Cidades

Escola de Itaguaçu realiza exposição de mapas históricos brasileiros

Publicados

em

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Eurico Salles, situada na cidade de Itaguaçu, vem, ao longo deste mês de julho, ofertando a seus estudantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil por meio dos mapas. Com mais de 50 reproduções, a ação representa uma verdadeira cronologia gráfica do Brasil.

A coleção, que decorre por quatro séculos, começa nos primórdios europeus, passando pela cartografia brasileira inaugurada com a chegada da Família Real ao Brasil até os primeiros mapas políticos do século 20, mostrando explicitamente as mudanças ocorridas nas fronteiras do nosso território.

O professor de Geografia e responsável pela ação, Wander Zanotti, destaca que os mapas históricos traçam a história gráfica do Brasil, nos quais cartógrafos e geógrafos foram registrando a conquista de um continente, partindo do litoral para o interior, dos mapas imprecisos e incompletos à perfeita representação, eles definiram a imagem de um grande país.

“Iniciamos com o mais antigo mapa conhecido do Brasil, o mapa de Cantino, fragmento do Planisfério Português de autor anônimo, confeccionado clandestinamente por solicitação de Cantino, um comerciante e espião que contrabandeou segredos de estado portugueses para a Itália e mostra o que os portugueses conheciam do Brasil no ano de 1502. A faixa litorânea aparece com muitas informações e o mapa possui uma bela arte com florestas e araras da terra de Vera Cruz”, explicou Zanotti

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Campeonato de surfe movimenta Vila de Regência e comerciantes comemoram

Publicados

em

Por

Fabrício Felisberto Fiorot, de 47 anos, é um dos comerciantes que está muito satisfeito com a realização do Campeonato “Regência Super Tubos” que promete movimentar a Vila de Regência até o próximo dia 27 de setembro. Segundo ele, a procura por hospedagem em sua pousada cresceu 50% desde o início da competição, no último dia 17 desse mês.

“Desde o início do torneio, a procura por hospedagem cresceu significamente aqui na pousada. O evento está sendo fundamental para valorizar tanto os atletas participantes, quanto os comerciantes da comunidade”, afirmou o dono da pousada D’regesurfhouse, localizada na Rua Capixaba.

Quem também compartilha o mesmo sentimento é o comerciante Fabrício Santos, de 44 anos. “As vendas na minha padaria cresceram 50% e eu estou muito feliz com esse resultado. Sabemos que a principal atração turística da Vila é o surfe, pois as ondas de Regência já se falam por si próprias. E o campeonato além de fomentar o turismo, também veio para somar com o desenvolvimento econômico da região”, frisou o comerciante.

 “O evento está sendo o maior sucesso em Regência. O que me deixa ainda mais feliz é ouvir isso dos comerciantes locais. Um dos nossos compromissos é promover e apoiar ações que também visam garantir renda aos empreendedores do município”, destacou o diretor de Cultura e Turismo de Linhares, José Augusto Muleta.

Sobre o campeonato

Conforme os organizadores, o Campeonato “Regência Super Tubos” tem uma janela de espera de 10 dias. No local do evento, há um grupo de especialistas para definir os três melhores dias de onda para os surfistas disputarem o torneio. Até que fique definido, os surfistas estarão treinando no mar de Regência.

Grandes personalidades do mundo do surfe, entre eles, Lucas Chumbo, Marcelo Trekinho, Paulo Moura, Pedro Calado, Lucas Medeiros, Kristian Kimerson e Ian Cosenza, estarão reunidas na Vila de Regência durante o evento. Em 2017, Regência foi eleita a 6ª melhor praia do Brasil para surfar.

A competição também conta com a participação dos melhores surfistas do ranking da Federação Capixaba de Surf (Fesurf) e da Associação dos Surfistas de Linhares (ASL). O campeonato será transmitido ao vivo pelo Youtube oficial da Prefeitura de Linhares: youtube.com/prefeituralinhares.

Haverá premiação em troféus e dinheiro entre os quatro primeiros colocados. O campeonato é realizado pela Associação dos Surfistas de Linhares (ASL), em parceria com a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana