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Escola em Tempo Integral de São Mateus elabora APNPs com ênfase na cultura indígena

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O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, de São Mateus, propôs uma ação pedagógica de elaboração e desenvolvimento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPS) com ênfase na Cultura Indígena.

A ideia foi pautada no Currículo Capixaba, na modalidade do Ensino Fundamental, que aborda, dentre outros assuntos, o tema integrador: “Educação para as relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena”.

Neste sentido, com o objetivo de abordar o tema em uma perspectiva formativa, os professores da área de Linguagens aderiram à proposta e a equipe pedagógica organizou a movimentação das APNPs, inclusive com a adaptação dessas atividades para os estudantes da Educação Especial.

Para a coordenadora pedagógica Jaqueline Oliozi, o acompanhamento de todo o trabalho pedagógico e a percepção da interlocução entre o trabalho proposto pelos professores e o tema integrador são significativos no campo da experiência.

Essas atividades chegam aos estudantes por meio da postagem na plataforma Google Classroom e no formato impresso para aqueles alunos que não têm acesso à internet.

Para a professora de Língua Portuguesa Andréa Manoel, trabalhar com temas integradores facilita a articulação da área e entre as áreas. “A escola precisa fomentar nos estudantes as questões voltadas para a cultura indígena, no sentido do respeito e ampliação de discussões favoráveis aos direitos dos povos indígenas”, disse.

A diretora escolar Bruna Bonomo expressou orgulho da proposta idealizada pelos professores, assessorada pela equipe pedagógica da escola. “O trabalho pedagógico, a partir dos temas integradores que compõem o Currículo do Espírito Santo, contribui para o entrelaçamento das áreas de conhecimento e potencializa o trabalho com questões que fazem parte das experiências dos sujeitos em seus contextos de vida. Isso amplia o conhecimento dos estudantes e favorece o processo ensino-aprendizagem”, afirmou.

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Polo UAB de Cachoeiro tem vagas remanescentes para curso de Letras

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Reprodução: Polo UAB de Cachoeiro

Estão abertas as inscrições em processo seletivo para seis vagas remanescentes do curso de licenciatura em Letras-Português, na modalidade à distância, oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Cachoeiro.

Os candidatos podem concorrer às vagas por “transferência facultativa” ou “novo curso”. No primeiro caso, o candidato precisa ter conhecimentos básicos de informática e estar cursando Letras ou outro curso em área afim a Letras. Já para concorrer por novo curso, o candidato precisa ter conhecimentos básicos de informática e ser egresso de um curso de graduação, comprovando a colação de grau.

As inscrições poderão ser realizadas até terça-feira (29), através do e-mail [email protected]. O formulário de inscrição e o edital com todas as orientações sobre como participar estão disponíveis em www.cefor.ifes.edu.br.

A classificação dos candidatos levará em conta a maior compatibilidade entre os componentes curriculares cursados na Instituição de Ensino Superior de origem e as do curso de Licenciatura Letras-Português do Ifes.

O curso

O curso de licenciatura em Letras-Português tem duração de quatro anos. Tem como objetivo habilitar professores para atuação nos níveis de ensino fundamental, médio e profissionalizante.

Em função da pandemia, inicialmente, as atividades presenciais de orientação acadêmica com o tutor do curso acontecem, semanalmente, de forma remota. Parte das vagas do curso, que teve início em fevereiro deste ano, foi destinada a profissionais da rede pública de ensino.

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