conecte-se conosco


Cidades

Escola municipal no bairro Zumbi ganha novo visual, em Cachoeiro

Além de ter sido integrada, este ano, ao sistema de tempo integral da Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme), por meio do Escola da Escolha (modelo pedagógico implantado, pela primeira vez, em uma rede municipal de ensino do Espírito Santo), a escola Julieta Deps Tallon está ficando, literalmente, de ‘cara nova’.  A unidade de ensino, […]

Publicados

em

Além de ter sido integrada, este ano, ao sistema de tempo integral da Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme), por meio do Escola da Escolha (modelo pedagógico implantado, pela primeira vez, em uma rede municipal de ensino do Espírito Santo), a escola Julieta Deps Tallon está ficando, literalmente, de ‘cara nova’. 

A unidade de ensino, que fica no bairro Zumbi e conta, hoje, com 250 alunos matriculados, está passando por reforma. Dentre as intervenções feitas no local, que já tem cerca de 75% de obra realizada, destaca-se a revitalização de toda a parte externa do prédio, que está sendo repintada nas cores azul e branca, com detalhes em tom vermelho. 

“É evidente a importância da estética do prédio, que está ficando mais atrativo. Mas é essencial ressaltar, sobretudo, que as melhorias que estão sendo feitas no espaço interno vão colaborar para propiciarmos uma aprendizagem de qualidade ainda maior”, comentou Cristiane Mion, gestora da escola.

Outras unidades que recebem serviços de manutenção, atualmente, são a escola municipal Anacleto Ramos (do bairro Ferroviários), que está com 90% de obra concluída; o Centro Integrado de Atividades Educacionais (Ciae) Newton Braga (também localizada no Ferroviários), com 60%; e a escola Jenny Guárdia (do bairro São Geraldo), com 40%.

E essa série de intervenções deve contemplar, em breve, mais duas escolas municipais: a Oswaldo Machado (Baiminas) e Áurea Bispo Depes (Vila Rica).

Melhorias em estrutura, segurança e acessibilidade em 23 escolas

Paralelamente, a Secretaria de Educação de Cachoeiro conduz obras de estrutura, segurança e acessibilidade em 17 unidades de ensino; e deverá atender, ainda, mais seis. Implantação de sistemas mais modernos de proteção contra descargas atmosféricas e incêndio, adequações nos prédios para ampliar a acessibilidade e pintura geral são as melhorias. 

Na escola municipal Athayr Cagnin, no bairro Abelardo Machado, as obras estão concluídas. Já em outras 16, estão em andamento.

São elas: Anísio Ramos (40% de execução), Áurea Bispo Depes (65%), Monteiro Lobato (50%), Carim Tanure (50%), Prof.ª Maria do Carmo Magalhães (30%), Maria Stael de Medeiros Teixeira (45%), Florisbelo Neves (50%), Prof. Valdy Freitas (50%), Prof.ª Juracy Cruz (30%), Ciae Newton Braga (30%), Zilma Coelho Pinto (45%), Prof.ª Thereza Valiati Sartório (30%), Reverendo Jader Gomes Coelho (45%), Maria das Victórias Oliveiras Andrade (30%), Sebastião da Rosa Machado (55%) e Anacleto Ramos (75%).

“Nossa finalidade, com a revitalização das nossas unidades de ensino, é cumprir um plano de governo focado na oferta de escolas mais acessíveis, que funcionem com plena segurança. Sendo assim, nossa intenção é ter, de fato, espaços adaptados, onde nossos alunos, principalmente os que estão matriculados nas escolas de tempo integral, sintam-se cada vez mais confortáveis”, resume Cristina Lens, secretária municipal de Educação.

Comentários Facebook

Cidades

Cachoeiro: córrego em Santa Fé é desassoreado para evitar transbordamentos e transtornos na BR-393

Publicados

em

Por

Equipes estão trabalhando ativamente para que o desassoreamento seja concluído de forma eficiente e rápida - Foto: Wallace Hull

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços, está trabalhando ativamente no desassoreamento do córrego que corta o distrito de Santa Fé, na BR 393, estrada que liga Cachoeiro a Muqui. A medida visa resolver os constantes problemas de interrupção de tráfego, que têm ocorrido devido ao assoreamento do leito do córrego e seu subsequente transbordamento, principalmente em períodos de chuvas fortes.

A presença de sedimentos acumulados ao longo do tempo tem dificultado o escoamento das águas, causando alagamentos e afetando diretamente o fluxo de veículos na região. Com a utilização de uma draga especializada, o trabalho de desassoreamento busca não apenas liberar o tráfego, mas também prevenir novos transtornos durante a temporada de chuvas.

A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços tem se dedicado a minimizar os impactos causados pelas chuvas, realizando ações constantes de limpeza e manutenção nas áreas afetadas. A atuação inclui o monitoramento do córrego e a implementação de medidas preventivas para garantir a segurança e a mobilidade dos motoristas e pedestres que utilizam a BR 393 diariamente.

Com a intervenção, a Prefeitura espera proporcionar mais segurança e conforto para os moradores da região e motoristas, evitando que o acúmulo de água cause mais interrupções no tráfego e danos à infraestrutura local.

A população também é orientada a ter cautela nas proximidades da obra, pois equipes da Secretaria estão trabalhando ativamente para que o desassoreamento seja concluído de forma eficiente e rápida, melhorando as condições do local.

A Prefeitura reforça seu compromisso em manter a cidade segura e funcional, especialmente em períodos de chuvas, quando a atenção e as medidas de prevenção precisam ser redobradas.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana