conecte-se conosco

Cidades

Escolas municipais de Cachoeiro conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicado

Cerimônia de entrega aconteceu no Palácio Bernadino Monteiro, sede da Prefeitura
Foto: Márcia Leal

Estudantes de escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim conquistaram medalhas na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A cerimônia de entrega foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), nesta sexta-feira (8), no gabinete do prefeito Victor Coelho, no Palácio Bernadino Monteiro.

A prova foi realizada por alunos do 5º ao 9º do ensino fundamental, em maio deste ano. Ao todo, foram dez questões – sete de Astronomia e três de Astronáutica. Os oito alunos vencedores são das escolas “Anísio Vieira de Almeida Ramos” (um), “Galdino Theodoro da Silva” (um), “Jenny Guárdia” (cinco) e “Monteiro Lobato” (um).

Antes de prestarem a avaliação, os estudantes da rede municipal tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com os professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fábio Bianchi de Moura e Paulo Antenor Ferreira da Costa. O encontro aconteceu na escola “Anísio Vieira de Almeira Ramos”, onde os alunos realizaram atividades lúdicas de teorias aprendidas em sala de aula, referentes à Astronomia.

Os estudantes da escola “Jenny Guárdia”, Sara Romulado Pereira e Natan de Souza Braz, relatam que participar da Olimpíada foi uma rica experiência.

Leia mais:  Abertas as inscrições para a 4ª Conferência Municipal de Saúde em Marechal Floriano

“Foi muito legal. Assim que eu soube que ia ter a prova, fui pra casa, estudei. O professor de geografia passou as revisões dos assuntos que iam cair e todos os dias eu estudava, analisava, fazia a minha revisão e, quando eu soube que passei, fiquei muito orgulhoso de saber que os meus estudos, os meus esforços valeram a pena”, revela Natan.

“O professor de geografia passou a matéria para estudarmos e aquilo que eu estava com dúvidas ou querendo saber mais, eu pesquisava. Estou muito feliz e orgulhosa porque não imaginaria ganhar a medalha de ouro”, reforça Sara.

“Parabenizo a todos estudantes que participaram da Olimpíada e aos professores e gestores que incentivaram essa ação dentro das unidades de ensino. Participar desta atividade traz uma experiência diferenciada e desafiante, pois os estudantes disputam com alunos de todo território nacional. Neste ano, conquistamos ouro, prata e bronze e continuaremos incentivando a participação em outras olimpíadas educativas”, disse a secretária de Educação do município, Cristina Lens.

Na cerimônia, também receberam medalhas quatro alunos de outras instituições de ensino da cidade.

Leia mais:  Pistoleiro atira contra quatro adultos e uma criança na rua, em Ibatiba

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba)

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é realizada, anualmente, pela Sociedade Astronômica Brasileira (Sab), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A prova é destinada a alunos de ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas, de todo território brasileiro, com o enfoque de fomentar o interesse dos estudantes pelas áreas de Astronomia, Astronáutica e ciências afins.

Alunos premiados

– Escola municipal “Anísio Vieira de Almeida Ramos”
Camila Silva Gomes – Medalha de Bronze

– Escola municipal “Galdino Theodoro da Silva”
Laryssa Stella Martins C. Madeira – Medalha de Prata

– Escola municipal “Jenny Guárdia”
Letícia Duarte Damasceno – Medalha de Ouro
Sara Romualdo Pereira – Medalha de Ouro
Gabriel Barbosa Ferreira – Medalha de Bronze
Gabriel Lima Spada Neves – Medalha de Bronze
Natan de Souza Braz – Medalha de Bronze

– Escola municipal “Monteiro Lobato”
Heitor da Silva de Oliveira Campos – Medalha de Bronze

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Inscrições para tendas no Réveillon terminam dia 17

Publicado

De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Divulgação
Criado: 12 de dezembro de 2019

Ainda dá tempo de reservar um espaço nas praias de Vila Velha para colocar tendas e aproveitar a queima de fogos no Revéillon. As inscrições tiveram início no último dia 2 e se encerram no próximo dia 17 de dezembro. A Prefeitura de Vila Velha está disponibilizando 300 vagas para tendas particulares ao longo da orla.

Os interessados devem solicitar uma vaga na Coordenação de Posturas Municipais, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17h, localizada na Avenida Muqui, nº 268, Praia de Itaparica. O preenchimento das vagas será feito até atingir o limite estabelecido. 
De acordo com o coordenador de Posturas, Edmar Barbosa Junior, a procura está sendo positiva. “Até o momento a coordenação registrou 200 inscrições. Ainda temos 100 vagas disponíveis para os interessados”, concluiu.

Para efetuar a inscrição, o cidadão deverá comparecer pessoalmente ou representado por procuração, com firma reconhecida pelo titular, munido de cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de residência (água, luz, telefone…); comprovante de pagamento da taxa expedida pela Prefeitura, no valor de R$ 108,85 (cento e oito reais e oitenta e cinco  centavos).

Leia mais:  Justiça bloqueia bens do prefeito de Itapemirim Thiago Peçanha

A retirada das autorizações acontecerá entre os dias 26/12 à 30/12/2019, no horário das 14:00 às 17 horas, na Coordenação de Posturas.

Será liberada a colocação de tendas na praias a partir das 8 horas no dia 31/12/2019 e a retirada deverá ocorrer até às 12 horas do dia 02/01/2020. Lembrando que o aluguel ou aquisição das tendas é de responsabilidade do cidadão que solicitará a vaga perante o município.  

As empresas de locações só poderão montar as tendas dos munícipes que apresentarem autorização expedida pela Coordenação de Posturas.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana