conecte-se conosco


Estado

Escolas têm até 30 de junho para aderir à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Publicados

em

Escolas das Redes Públicas Municipais e Estadual têm até o próximo dia 30 para aderirem à etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Com o tema “Vamos cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”, a iniciativa mobiliza estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) para refletirem sobre os desafios ambientais contemporâneos e proporem ações transformadoras em suas comunidades.

A conferência, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Ciência, Tecnologia e Inovação, propõe um processo pedagógico participativo e democrático, que estimula o protagonismo juvenil, a consciência ambiental e a construção coletiva de soluções sustentáveis.

No Espírito Santo, a Secretaria da Educação (Sedu) apoia a mobilização das escolas com orientações pedagógicas e suporte técnico. As unidades escolares interessadas devem realizar a conferência interna, eleger um projeto de ação e dois estudantes delegados, e registrar a adesão por meio do formulário on-line (Preencha o documento AQUI).

Segundo a gerente de Currículo da Educação Básica da Sedu, Aleide Cristina de Carvalho, o encontro representa mais do que uma atividade educativa. “É um marco para a conscientização ambiental e a promoção da justiça climática. O conceito enfatiza a necessidade de incluir equidade e direitos humanos nas decisões sobre como mitigar e se adaptar às mudanças climáticas, garantindo que os impactos ambientais sejam enfrentados de maneira justa e inclusiva”, afirmou a servidora.

Além de se inscrever na etapa estadual, as escolas interessadas também devem se cadastrar na etapa federal, até o dia 05 de julho, no portal do MEC (Clique AQUI e acesse o site).

Confira o cronograma atualizado:

  • Até 30 de junho de 2025 – Adesão à etapa estadual
  • Até 05 de julho de 2025 – Registro da escola na Etapa Federal (site do MEC)
  • Em agosto de 2025 – Realização da Conferência Estadual (Grande Vitória)
  • 06 a 10 de outubro de 2025 – Realização da Conferência Nacional (Brasília)

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana