conecte-se conosco


Cidades

Escuta Pública da Política Aldir Blanc mobiliza agentes culturais em Cachoeiro

Publicados

em

Consulta pública foi aberta para colher contribuições da classe artística - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), informa que está aberta até o dia 29 deste mês (quinta-feira), a escuta pública da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

Para participar, os artistas de Cachoeiro devem acessar o link: bit.ly/escutaaldir.

Na página, os artistas podem opinar sobre as principais diretrizes que irão nortear a aplicação da Pnab em Cachoeiro, com ênfase nas áreas prioritárias para a destinação dos recursos.

Após essa fase, no dia 02 de junho, será apresentado ao Conselho Municipal de Cultura, o levantamento da escuta pública e será dado inicio a construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos (Paar).

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a escuta pública, para a criação dos editais de convocação e distribuição dos recursos, é uma exigência do Ministério da Cultura e objetiva dar mais transparência, por meio do aumento da participação social no processo de aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc, e levantar dados a fim de traçar metas para os editais de fomento.

“A escuta pública da Política Aldir Blanc é um momento fundamental para garantir que as decisões sobre o fomento à cultura sejam feitas de forma democrática, transparente e participativa. É por meio desse diálogo com a sociedade civil, com os fazedores de cultura e com os territórios que conseguimos construir políticas mais justas, inclusivas e eficazes”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Larissa Patrão.

Política Nacional Aldir Blanc

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, visa fomentar a cultura ao apoiar todos os Estados da Federação, o Distrito Federal e os Municípios brasileiros. Os recursos serão repassados por cinco anos.

Comentários Facebook

Cidades

Feira da Bondade 2025: Prefeitura de Cachoeiro convoca entidades para reunião preparatória

Publicados

em

Por

A Feira da Bondade celebra "40 anos de Solidariedade", marcando quatro décadas de mobilização social - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro de Itapemirim convida as entidades beneficentes, organizações da sociedade civil (OSC), associações, clubes de serviço, ONGs e demais instituições do terceiro setor do município para participarem de uma reunião preparatória da 40ª edição da tradicional Feira da Bondade.

O encontro acontecerá na terça-feira (16), às 19h, no Auditório do Palácio Bernardino Monteiro, no Centro de Cachoeiro, e será conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Social, Eder Botelho da Fonseca, com participação da assessora especial do governo, Norma Ayub.

Neste ano, a Feira da Bondade celebra “40 anos de Solidariedade”, marcando quatro décadas de mobilização social, apoio mútuo e valorização do trabalho das instituições sociais da cidade. A reunião tem como objetivo alinhar as diretrizes do evento e reforçar o papel fundamental das entidades parceiras na sua realização.

“A Feira da Bondade é uma das maiores expressões de solidariedade do nosso município. É um momento em que unimos esforços em prol de quem mais precisa, fortalecendo as ações sociais das entidades que atuam diariamente com dedicação e compromisso. Convidamos todas as organizações para estarem conosco nessa edição histórica”, destaca o secretário Eder Botelho da Fonseca.

A assessora especial do governo, Norma Ayub, ressalta a importância da participação coletiva. “Chegar à 40ª edição é um marco de amor ao próximo e de trabalho conjunto. A Feira da Bondade só é possível graças à união das entidades e à confiança que a população deposita nesse projeto. Essa reunião será essencial para ouvirmos sugestões, esclarecer dúvidas e garantir o sucesso de mais uma edição.”

As entidades interessadas em participar da Feira da Bondade 2025 ainda podem se cadastrar. Para isso, é necessário apresentar os seguintes dados e documentos:

• Nome completo da entidade;

• Nome do presidente;

• Data de início das atividades;

• Endereço da entidade;

• E-mail para contato;

• Número de celular;

• CNPJ da entidade;

• Comprovante de Utilidade Pública (se houver);

• Ata de registro da última eleição da diretoria.

A Semdes reforça que a reunião será uma excelente oportunidade para as instituições se integrarem à programação do evento e contribuírem com ideias para uma edição ainda mais participativa e solidária.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana