conecte-se conosco

Grande Vitória

Espetáculo Corpo Negro reúne coreografias e poesia nesta sexta no Mucane

Publicado

Resgatando as raízes afrobrasileiras, o evento “Corpo Negro” ocorre às 19 horas desta sexta-feira (29) no Museu Capixaba do Negro (Mucane). Com coreografias e poesias, o espetáculo promete resgatar as influências da cultura afrobrasileira. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

A concepção do evento é do instrutor de dança Mauro Marques e dos alunos Bárbara Galvão Silva, Danilo dos Anjos, Denise Araújo Nascimento, Elissangela Gonçalves Ferreira, Gabriela Santos da Silva, Kleidiana Cássia Silva Borges, Léa Almeida Queiroz e Thais Almeida Rodrigues, que vão concluir o Curso de Qualificação Profissional em Dança Afro Brasileira Cênica em dezembro.

Ao trazer de volta os passos marcados pelas influências afrobrasileiras, alunos e instrutores desejam que a noite desta sexta-feira seja cheia de encontros e comemorações referentes à cultura afrobrasileira e ao Dia da Consciência Negra.

“O objetivo é celebrar nossa ancestralidade, lutas e viveres na arte e na cultura, promovendo uma confraternização de pessoas negras que militam fomentando a arte em nosso Estado”, explicou Mauro, destacando que a cultura negra deve ser lembrada a cada dia, já que representa nossa história, religião, costumes, tradições e diversas outras contribuições na construção do País.

Esta será a última apresentação do grupo de alunos do Mucane antes da formatura, que terá sua conclusão no espetáculo da turma às 19 horas do dia 19 de dezembro, no Palácio da Cultura Sônia Cabral.

Serviço
Evento “Corpo Negro”
Quando: 29 de novembro (sexta-feira), às 19 horas
Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane) – Avenida República, 121 – Centro
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Postos de combustíveis passam a integrar a Licença de Impacto Determinado (LID)

Publicado


.

A partir desta terça-feira (04) os postos de combustíveis, revendedores e de abastecimento, passão a ser classificados como Atividade de Impacto Determinado e não precisarão mais apresentar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) o Plano de Controle Ambiental. Com isso, o processo de licenciamento para a abertura de um novo empreendimento ou para aqueles já em operação, poderá ser concluído em apenas 60 dias.

A conclusão do processo em um período tão curto deve-se ao fato que os postos agora poderão solicitar a Licença de Impacto Determinado (LID). Adotada pelo município em 2019. Por meio da LID, processos de licenciamento que demoravam, em média, de seis meses a um ano, são finalizados em até 30 dias.

Entre as atividades que já estão incluídas nesta modalidade de licenciamento estão pátio de estocagem de produtos alimentícios, supermercados, estações de tratamento de esgoto e condomínios.

Para a abertura do processo com requerimento de LID os proprietários dos postos de combustíveis deverão apresentar, além dos documentos básicos para todas as atividades, Memorial de Caracterização do Empreendimento (MCE); protocolo de abertura do processo de aprovação do projeto arquitetônico ou, caso já aprovado, a planta de implantação e/ou situação com o carimbo de aprovação do setor responsável; projeto do sistema de tratamento de efluentes oleosos entre outros.

O MCE, bem como todos os projetos, deverá estar com todos os campos preenchidos, datados e assinados pelos responsáveis técnico e legal, conter o número da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) correspondente, ser apresentado na via original, indicar com exatidão a qual estudo ambiental/projeto se refere e assim por diante.

Para o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denicoli, a implantação da LID foi, sem dúvidas, um avanço no combate à burocracia que existe nos órgãos reguladores de meio ambiente.  

“Essa é uma licença única, com condicionantes pré-estabelecidas e todo o procedimento já é determinado por legislação, decreto e portaria da Secretaria de Meio Ambiente. Sem contar que os prazos reduziram bastante, então o ganho quanto ao desenvolvimento sustentável no município é fantástico”, defende.

Ainda de acordo com o secretário, há a expectativa que, nos próximos meses, todas as licenças ambientais sejam no formato da LID, o que reduzirá, significamente, todos os prazos de licença no município, para todas as atividades.    

Clique aqui e confira o Diário Oficial

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana