conecte-se conosco


Estado

Estado tem pouco mais de 260 mil doses de Influenza aplicadas e baixa procura

Publicados

em

Iniciada oficialmente no último dia 7 de abril, a estratégia de imunização contra a gripe tem registrado no Espírito Santo uma baixa procura. Até a última quinta-feira (24) foram aplicadas 263.196 doses, alcançando uma cobertura total de 17,57% dos grupos que possuem meta.

A vacina contra a Influenza, que era ofertada em estratégia de campanha, passou, a partir deste ano, a ser incorporada ao Calendário Nacional de vacinação e deve ser administrada na rotina de crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

Estes são os grupos que possuem meta preconizada de 90% de cobertura vacinal. Além disso, ela também deve ser administrada em determinados públicos-alvo seguindo a estratégia especial. A procura pelas doses da gripe, entretanto, encontra-se baixa para ambas estratégias de vacinação. Das doses 263.196 aplicadas, 187.717 foram na rotina, no total de 1.068.465 pessoas aptas a receber as doses.

No grupo especial, foram 75.479 doses aplicadas, numa população de 649.658 pessoas. Fazem parte do grupo especial os públicos de Trabalhadores da Saúde; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Trabalhadores dos Correios; Funcionários do sistema de privação de liberdade; e População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

A Secretaria da Saúde (Sesa) reforça a importância de que a população pertencente aos grupos acima elencados a receber a dose da Influenza procure a salat de vacinação mais próxima e atualize a carteira de vacinação, especialmente no período marcado por temperaturas mais amenas, como no outono e com a chegada do inverno.

A Sesa lembra ainda que a vacina é segura e a principal forma de prevenção contra a doença e suas complicações, como pneumonias e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que podem levar à morte.

Comentários Facebook

Estado

Governo do Estado entrega obra de recapeamento em Marilândia

Publicados

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, neste sábado (17), as obras de recapeamento da estrada que liga as comunidades de Liberdade e Bica à Rodovia ES-360, no município de Marilândia, na microrregião Centro-Oeste. Com investimento de R$ 2,9 milhões, as intervenções no trecho de 5,4 quilômetros de extensão garantem mais segurança, conforto e melhores condições de trafegabilidade para moradores, produtores rurais e transportadores da região.

“Hoje temos um Estado respeitado e por onde vamos as pessoas comentam a situação do Espírito Santo. Ser Nota A do Tesouro Nacional não é o fim, mas um meio. Ter um Estado equilibrado nos dá oportunidade de entregar mais essa obra. O Brasil tem uma média de 6% de investimento em infraestrutura, enquanto o Espírito Santo faz 20%. Quem não é o maior, tem que ser o melhor, mais eficiente. Temos alto investimento em infraestrutura e com baixa carga tributária. Queremos cada vez mais ser esse estado que entrega obra e qualidade de vida ao capixaba”, afirmou o governador.

As obras foram executadas pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A estrada recuperada é considerada estratégica para o escoamento da produção agropecuária, o fortalecimento do agroturismo e a mobilidade das comunidades de Liberdade e Bica. As melhorias devem impactar diretamente a logística e o acesso dessas áreas rurais ao município e às regiões vizinhas.

“Nosso compromisso com a população capixaba é entregar obras que realmente façam a diferença no dia a dia das pessoas. Em Marilândia, realizamos esse recapeamento para assegurar mais qualidade e segurança no transporte da produção agrícola e na mobilidade local. Essa é mais uma ação que fortalece a infraestrutura rural e contribui para o desenvolvimento do interior do Estado”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Também estiveram presentes os prefeitos, Gutinho Astori (Marilândia), Ana Izabel Malacarne (São Domingos do Norte), Lastênio Cardoso (Baixo Guandu), Leonardo Finco (Governador Lindenberg), Davi Ramos (Vila Valério) e Jailson Quiuqui (Águia Branca); o deputado federal Paulo Foletto; os deputados estaduais Dary Pagung e Mazinho dos Anjos; e o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana