conecte-se conosco


Estado

Estudantes de escola estadual de Barra de São Francisco visitam o Prodest

Publicados

em

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa terça-feira (03), a visita de alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) João XXIII, localizado no município de Barra de São Francisco.

Para conhecer a infraestrutura tecnológica do Prodest, os alunos foram à sala de controle do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, Eduardo Medeiros Gardioli.

Ele explicou como está organizada a rede de fibra óptica do Governo do Estado, que abrange a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e municípios do interior do Estado. “Atualmente, essa rede contempla órgãos públicos em 70 cidades. A previsão é que, em 2025, todos os municípios capixabas sejam contemplados”, pontuou o gerente.

Em seguida, foram apresentadas as ações da Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic) pelo supervisor de Infraestrutura, Armazenamento e Backup do Prodest, André Barbosa de Oliveira.

Ele detalhou como a autarquia trabalha para gerenciar 280 bancos de dados e mais de 25 mil contas de correio eletrônico. Também explicou as medidas de segurança da informação efetivadas para proteger os sites e sistemas hospedados no Data Center do Estado, localizado na sede da autarquia, em Vitória.

Além disso, Barbosa comentou sobre os procedimentos para armazenar 14,6 petabytes de dados e as ferramentas usadas pela Geptic, como o Dynatrace (serviços de monitoramento), Visual Studio (desenvolvimento de soluções) e Zimbra (administração de contas de correio eletrônico).

Sistemas Governamentais

A última parte da visita envolveu a apresentação dos serviços da Gerência de Sistemas (Gesit), conduzida pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius de Freitas Soares.

Atualmente, a unidade é responsável pela gestão de 152 sites e 159 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Estado. Também foi destacado o Conecta Cidadão, plataforma com informações sobre 637 serviços do Governo do Estado, sendo 347 digitais, 157 parcialmente digitais e 133 presenciais.

Soares ainda detalhou o funcionamento de vários sistemas governamentais desenvolvidos pelo Prodest para melhorar o atendimento do Estado aos capixabas, como o Agenda ES, o sistema de inscrições para seleção de profissionais em Designação Temporária (DTs), o software Seleção Aluno e a ferramenta de Ouvidoria do Governo do Estado.

A economia de recursos públicos e a preservação do meio ambiente proporcionadas pelo sistema E-Docs, responsável pela tramitação de processos e documentos de forma eletrônica nos órgãos do Poder Executivo Estadual, também foram destacadas durante a apresentação.

Aprendizado

Para a professora Charla Pereira dos Santos, a visita é uma experiência valiosa para os alunos terem uma maior vivência sobre o que aprenderam em sala de aula. “Ciência, tecnologia e informação são segmentos que caminham juntos e isso os estudantes perceberam durante a visita”, enfatizou.

Na avaliação do aluno João Vitor Menezes , a visita foi um grande aprendizado porque proporcionou conhecer a estrutura de uma organização do setor de Tecnologia da Informação (TI). “É muito positivo sair da teoria e conhecer como funciona na prática a carreira que pretendo exercer no futuro”, afirmou.

As instituições de ensino, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para [email protected].

Comentários Facebook

Estado

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves está com mais de 50 vagas abertas

Publicados

em

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, está com 56 oportunidades de emprego distribuídas em diferentes áreas da unidade. As vagas são para assistente administrativo, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, copeiro, enfermeiro, fonoaudiólogo, maqueiro, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico de equipamentos médicos e telefonista.

Para se candidatar, os profissionais devem acessar o site www.evangelicovv.com.br, clicar no link “Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves” e cadastrar os currículos na aba “Trabalhe Conosco”.

Ao todo, serão disponibilizadas 15 vagas para técnico de enfermagem. Os interessados devem ter curso técnico completo em Enfermagem, com registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES). Para o cargo de enfermeiro, são cinco vagas disponíveis, sendo que os candidatos precisam ter Ensino Superior completo em Enfermagem, com registro ativo também no Coren-ES.

Os profissionais com interesse nas vagas ofertadas podem conferir todos os requisitos necessários para a candidatura no site do Hospital Evangélico de Vila Velha.

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é um hospital público, administrado pela Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 3331-7589 / 99274-5245

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana