conecte-se conosco


Grande Vitória

Estudantes do Senai da Serra fazem visita técnica ao Prodest

Publicados

em

Estudantes do curso técnico em Rede de Computadores, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Serra, tiveram a oportunidade de conhecer os principais serviços do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), na tarde da última sexta-feira (29).

Essa foi a primeira visita técnica de estudantes na autarquia, desde o começo da pandemia no novo Coronavírus (Covid-19), em março de 2020. Inicialmente, a turma recebeu informações sobre a história, a estrutura organizacional e as ações, por meio de um vídeo institucional.

Em seguida, o analista de TI Vinicius de Freitas Soares, da Gerência de Sistemas de Informação (Gesin), realizou uma apresentação sobre os serviços prestados pelo Prodest, destacando a contribuição do Instituto para os diferentes órgãos do Governo Estadual.

Ele enfatizou a participação do Prodest no enfrentamento à pandemia da Covid-19, com o desenvolvimento de diferentes ferramentas, como o Painel Covid e a plataforma PortalSUS (http://www.portalsus.es.gov.br/), que apresenta o resultado do exame de COVID, entre outros vírus respiratórios.

Soares mencionou ainda outros serviços da Gesin, como o desenvolvimento do aplicativo do EscoLAR, do Acesso Cidadão (login único para uso de diversos serviços digitais) e do site Programa Jovens Valores, além do trabalho desenvolvido pela autarquia com o Detran|ES.

“O profissional de TI necessita sempre se atualizar e estar constantemente aprendendo. Isso é muito importante para atingir bons resultados e alcançar o sucesso na carreira. Aqui no Prodest nós dispomos desses profissionais altamente qualificados, com muito conhecimento técnico e criatividade para desenvolver soluções para os diferentes setores do funcionalismo público capixaba”, destacou o analista de TI.

Data Center

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a sala de controle (NOC) do Data Center, sendo recebidos pelo analista de TI Maurício Rezende, da Gerência de Operações (Geope). Ele explicou o funcionamento da central de dados do Governo do Estado, além de demonstrar os diferentes setores que o Prodest atua em todo o Espírito Santo, como a rede fibra óptica governamental que está sendo implantada no Estado.

Ainda na sala de controle, os estudantes puderam ver o mecanismo de segurança da sala-cofre em funcionamento, o monitoramento das redes de fibra óptica governamentais e os equipamentos necessários para manter o alto nível de disponibilidade das informações que estão sob a responsabilidade do Prodest.

Avaliação

Os alunos ficaram empolgados com o conteúdo apresentado na visita. Para a estudante Talita de Andrade, a visita foi muito inspiradora e abriu a mente dela e de seus colegas. “Avalio a visita com uma nota 10. O que mais chamou minha atenção foi descobrir como o Prodest é o centro da estrutura tecnológica, dos aplicativos e websites do nosso Estado, muitas coisas que nem imaginava. Fiquei muito encantada”, disse.

“É um local de grande importância para o Espírito Santo. Muitas pessoas talvez não conheçam o Prodest, mas ele é bastante relevante para que tudo funcione corretamente, gerenciando os vários dados e estruturas do Estado, como sites e aplicativos. Creio que foi uma visita muito interessante. Agradeço pela oportunidade de estar aqui e, futuramente, quem sabe, o Prodest possa se tornar o meu local de trabalho”, comentou o estudante Dominy Moreira.

Já o professor Marcelo Martins, instrutor responsável pela turma durante a visita, avaliou de forma positiva o encontro. “É fundamental levar esse conhecimento mais prático para os nossos alunos, já que eles trabalham toda essa parte teórica dentro da sala de aula. A gente vivenciar isso na prática certamente é bem importante para eles. Muito motivador”, salientou.

“As visitas técnicas sempre agregam muito valor a formação profissional, porque podem mostrar na prática como funciona o mercado de trabalho. Esses adolescentes são o nosso futuro, precisam sempre de um incentivo de qualidade. Vejo com um olhar muito positivo a abertura do nosso espaço para visitação de estudantes, pois é uma excelente forma do Governo apresentar para a população, na prática, como vem empregando o dinheiro público, com retorno de alta capacidade técnica e estrutural, destacando desta forma, meios para alcançar cada vez mais a qualidade do serviço público nos diversos setores que atua para auxiliar o cotidiano da população capixaba”, afirmou o diretor-presidente do Prodest, Marcelo Cornelio.

As instituições de ensino com cursos na área de TI podem agendar uma visita técnica ao Prodest pelo e-mail [email protected].

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Propaganda

Grande Vitória

​135 vagas de emprego no Sine de Vila Velha esta semana

Publicados

em

Por

Ótimas oportunidades para aqueles que estão querendo se recolocar no mercado de trabalho. O Sine de Vila Velha está com vagas de emprego para várias áreas de atuação. Ao todo são 135 oportunidades.

Dentre as vagas, 17 são para carpinteiro, 15 para estoquista, 11 para auxiliar de cozinha, oito para pedreiro, entre outra vagas.

A lista completa das oportunidades você poderá conferir aqui.

O Sine de Vila Velha encaminhou 1.601 pessoas ao mercado de trabalho, somente no primeiro trimestre de 2022. Os dados mostram um aumento de 67,4% quando comparados com o mesmo período de 2021, onde 994 vagas de emprego foram registradas.

Já no ano passado, quase seis mil pessoas foram encaminhadas aos postos de trabalho. Isso representa 605% a mais do que o mesmo período de 2020, no qual foram gerados 979 oportunidades. As informações são do Novo Caged, referentes à movimentação do mercado de trabalho formal no Espírito Santo.

Esse resultado mostra o fortalecimento econômico da cidade, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.

“Desde o início da gestão, os trabalhos estão voltados para transformar o município em uma cidade empreendedora. Todas a ações e projetos visam isso. O objetivo é trazer o empresariado e os investidores para o município e com isso gera mais emprego e renda”, afirma.

Serviço:

O Sine de Vila Velha funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no subsolo do Boulevard Shopping, acesso A, na Rodovia do Sol, nº 5.000, em Itaparica.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana