conecte-se conosco


Estado

Estudo aponta que transformação digital está inserida na estratégia do Governo do Estado do Espírito Santo

Publicados

em

 

Uma pesquisa feita pelo Conselho Nacional dos Secretários de Administração (Consad) e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação (ABEP-TIC) indicou que iniciativas de transformação digital estão em ascensão no Governo do Estado do Espírito Santo.

O levantamento foi realizado no período de agosto de 2019 até o final do ano passado e tem como meta mostrar o grau de maturidade nos Estados com relação à governança digital. A pesquisa denominada “Capacidades para a Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital” pode ser consultada na íntegra por este link.

O estudo também apontou que o Governo do Estado do Espírito Santo adota um processo decisório que favorece a aplicação de soluções e de investimentos voltados para fortalecer o conceito de transformação digital no setor público.

Na avaliação do presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Tasso Lugon, o resultado da pesquisa mostra como o Espírito Santo tem buscado alternativas para aperfeiçoar os serviços digitais e aumentar o nível de eficiência da administração pública.

“Sem dúvida, o sistema e-Docs é um bom exemplo de como a transformação digital está presente no Poder Executivo. Isso porque praticamente eliminamos a presença de papel nos processos administrativos, o que é fundamental para agilizar o atendimento ao cidadão e economizar recursos financeiros”, destacou.

O presidente do Prodest também disse que a expansão da rede de fibra óptica do Poder Executivo é outra ação positiva para consolidar a transformação digital. “À medida que os órgãos estaduais na Grande Vitória e no interior têm acesso à internet de altíssima velocidade, mais condições teremos de usar soluções digitais com eficiência em prol da melhoria dos serviços públicos”, pontuou.

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Propaganda

Estado

Academia de Gestão Municipal: Governo abre inscrições para capacitação gratuita de prefeitos e equipes técnicas

Publicados

em

 

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das atividades desempenhadas pelos municípios capixabas, o Governo do Estado abriu inscrições para capacitação gratuita on-line sobre temas diversos de interesse das Administrações Municipais. O curso é voltado para prefeitos e equipes técnicas.

Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, o objetivo do Executivo Estadual é oportunizar aos gestores municipais capacitação em áreas estratégicas para que possam superar com êxito os desafios da administração pública. Entre os módulos disponíveis estão: Planejamento Público, Educação Fiscal, Captação de Recursos, Controle e Transparência na Gestão Municipal, Educação, Saúde e Gestão de Riscos na Pandemia.

“O curso oferece conteúdo robusto, contemplando todas as áreas de atuação, e será ministrado por docentes com elevada qualificação nos temas abordados. Estamos disponibilizando o melhor em ferramentas científicas, dando a nossa colaboração para melhorar a qualidade das administrações públicas em nosso Estado”, afirma.

Aulas

A capacitação terá início no próximo dia 29 de abril e será oferecida em módulos, com aulas às terças e quintas-feiras, das 9h às 12 horas. As inscrições podem ser feitas no site https://eventos.congresse.me/agm.

A Academia de Gestão Municipal é uma iniciativa que envolve o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), as Secretarias da Casa Civil, de Economia e Planejamento (SEP),  de Gestão e Recursos Humanos (Seger), da Fazenda (Sefaz), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Tribunal de Contas do Espírito Santo e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), entre outros parceiros.

Desenvolvimento regional

O diretor-presidente do IJSN, Daniel Cerqueira, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento regional do Espírito Santo. “O desenvolvimento regional sustentável passa pela qualificação dos gestores públicos municipais. Nesse sentido, a Academia de Gestão Municipal objetiva capacitar os novos prefeitos e secretários e dotá-los de ferramentas para vencer os grandes e complexos desafios da gestão municipal na modernidade”, explica.

Cerqueira reforça ainda as parcerias que viabilizaram a proposta, além da excelência do corpo docente da Academia. “Nesse sentido, contamos com o apoio de grandes especialistas lotados em vários órgãos do Governo do Estado e do TCE-ES, que atuarão como professores, a fim de induzir a qualificação e a gestão científica baseada em métodos e em evidências”, salienta.

“É uma honra para a Escola de Serviço Público participar dessa ação inédita de capacitação de gestores municipais. A gestão municipal cada vez mais qualificada levará serviços de qualidade para os nossos cidadãos”, frisou a diretora da Esesp, Nelci do Belém Gazzoni.

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana