conecte-se conosco


Cidades

Exposul Rural 2022 começa em Cachoeiro

Publicados

em

Exposição de animais é um dos destaques do evento, que segue até o próximo domingo (7) - Foto: Patricia Pim

Começou, na tarde desta quinta-feira (4), em Cachoeiro, a ExpoSul Rural 2022, um dos maiores eventos do agro capixaba, promovido pela Prefeitura de Cachoeiro e pelo Sindicato Rural do município. A programação será realizada até domingo (7), no Parque de Exposições do bairro Aeroporto, contando com diversos atrativos para profissionais e produtores da área e para o público em geral.

O evento, que no último ano foi dividido em duas edições menores, em virtude das restrições sanitárias impostas pela Covid-19, mobiliza produtores de diversos segmentos da economia rural, que estão presentes divulgando e comercializando seus serviços e produtos.

Os portões foram abertos às 14h e, ao longo do primeiro dia, os visitantes puderam conferir as diversas atrações do evento, além de reuniões técnicas com instituições e lançamentos de novos produtos por expositores. A solenidade oficial de abertura ocorreu às 17h, e contou com a presença de autoridades políticas municipais e estaduais e empresários de diversos segmentos do agronegócio.

“Desde o seu início, a Exposul sempre buscou unir os produtores rurais com as indústrias, setores tecnológicos e o poder público. Nosso grande objetivo é dar destaque aos produtores e às famílias do campo”, afirmou Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural do município.

Representando o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Márcio Louzada, destacou a importância da agricultura familiar: “O governo do estado, em parceria com os município, investe, pesadamente, na economia do campo, priorizando a agricultura familiar, que é uma grande geradora de empregos e transformadora da realidade na vida dos moradores do campo”, disse.

“Estamos muito felizes com a realização da Exposul Rural, em que Cachoeiro se transforma na capital do agro capixaba. Nosso município tem um enorme potencial econômico no interior, e eventos como esse são essenciais para a valorização desses produtores e para o desenvolvimento de nossa zona rural”, destacou o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Programação

A edição 2022 da Exposul Rural conta com uma grande variedade de atrações. Os portões serão abertos ao público às 14h na sexta-feira (5). Já no sábado (6) e domingo (7), as atividades começam a partir das 10h.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Comentários Facebook

Cidades

Sebrae realiza a instalação de internet em duas comunidades de Alegre e Conceição do Castelo

Publicados

em

Por

Distritos em Conceição do Castelo e Alegre foram beneficiados pelo programa Wi-Fi Brasil

Moradores de duas comunidades rurais do Espírito Santo receberam no último mês a instalação de antenas de internet para facilitar a comunicação e o acesso à informação, através do programa Wi-Fi Brasil, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No distrito localizado em Conceição do Castelo, cerca de 500 produtores rurais e da agricultura familiar foram beneficiados com a instalação. Já em Feliz Lembrança, comunidade de Alegre, 60 famílias já estão com acesso à internet.

“Entendemos que é necessário, especialmente nos dias de hoje, que todas as pessoas tenham acesso à internet, pois é lá que a comunicação acontece. Disponibilizar o wi-fi para essas comunidades significa oferecer oportunidades de negociações, e ampliar as possibilidades de mercado e renda para as famílias”, finaliza o gerente regional do Sebrae/ES, Ivair Segheto.

O empreendedor Fábio de Souza, dono da agroindústria Frumel, está entre os beneficiados pelo programa em Alegre. Ele conta que antes da instalação, os moradores compartilhavam a rede móvel e poucas casas tinham ponto de internet.

“Antes os vizinhos se ajudavam, um ia para a casa do outro para usar a internet. Agora com o ponto de acesso na praça, as pessoas vão até o centro comunitário para fazer suas pesquisas. Esse projeto do Sebrae é importante porque deixa a comunidade conectada 24 horas e fortalece inclusive a permanência do jovem na região, incentiva que eles criem algo, façam seus estudos e cursos online, além de reduzir a diferença de acesso à tecnologia entre campo e cidade”, ressalta Fábio.

Ao todo a região conta com seis agroindústrias, uma pequena fábrica de calçados, além dos pequenos prestadores de serviço da comunidade, todos impactados positivamente pelo programa.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana